Edmilson Caldas Gaia foi preso por uma Guarnição da Guarda Municipal, por volta das 19h20 de sábado, dia 7, acusado de alcoolemia. Ou seja, estava dirigindo, embriagado, o automóvel VW Gol, preto, placas KFY-1436/Recife-PE, e acabou por bater em outro carro, este não identificado. O acidente aconteceu na Rodovia Faruk Salmen, na rotatória em frente a um motel.
Após a colisão, em que ninguém saiu ferido, Edmilson Gaia passou a promover um escândalo no local. Quando a guarnição chegou, ele ficou ainda mais valente, proferia frases incompreensíveis e disse que ninguém o levaria preso, porque ele ligaria para um vereador amigo e este não permitiria.
Os guardas municipais tiveram de usar uso progressivo de força física para dominá-lo e algemá-lo, a fim de que ele fosse removido à Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado por alcoolemia, crime previsto no artigo 165 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), modificado pelo Decreto 6.488/2008.
Dirigir após ter ingerido qualquer volume de álcool é considerado pelo CTB infração gravíssima, punida com multa suspensão do direito de dirigir por 12 meses, sete pontos negativos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de. R$ 2.934,70.
(Caetano Silva)