Por Francesco Costa
Após concluírem curso com uma carga horária de 30 horas/aulas dividido em três módulos: básico (ética, cidadania, saúde e noções básicas de legislação); específico (Legislação específica); e prático (Exame no circuito com passageiro), 23 mototaxistas de Curionópolis se tornaram aptos a exercer a função de transporte de passageiros e fretamento.
O curso foi ministrado por agentes do DETRAN a convite do prefeito daquele Município, Adonei Aguiar, que vem trabalhando para organizar o trânsito e os transportes em Curionópolis.
“Nosso objetivo é manter a população em segurança e o transporte de passageiros somará para o bem de todos”, afirmou Adonei Aguiar, dando conta ainda de que o trânsito é outra de suas muitas preocupações. Por isso, após reunir os mototaxistas e parabenizá-los pela conquista, conversou com os agentes municipais de trânsito à respeito da instalação do Departamento Municipal de Trânsito, traçando metas e planejamentos para o início do funcionamento do órgão.
O presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Curionópolis, Antônio Martins contou que tão logo o governo municipal convidou para fazer o curso os operadores do transporte de passageiros atenderam e vieram fazê-lo. Ele disse ainda que ao todo são 51 associados no sindicato e os demais ainda deverão fazer o curso para tornarem-se aptos à função.
“Para nós é de grande aproveitamento este curso, pois nos prepara para atender melhor os clientes, além de nos trazer mais segurança”, avaliou Martins.
O coordenador da equipe de instrutores do DETRAN, Edmilson Lima, conversou com os profissionais qualificados e os incentivou a fazer o certo, sendo multiplicadores daquilo que aprenderam. Com isso, os concluintes receberam certificação e credenciamento junto ao DMTC (Departamento Municipal de Trânsito de Curionópolis). Ato ocorrido na manhã de hoje, no gabinete do prefeito Adonei Aguiar.