Nesta terça-feira, 18, às 17h, em Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Pará, acontece a cerimônia de posse da promotora de justiça Maria do Socorro Martins Carvalho Mendo (foto) no cargo de procuradora de justiça. O evento será presidido pelo Procurador-Geral, Antônio Eduardo Barleta de Almeida, no auditório Nathanael Farias Leitão, no edifício-sede da instituição.
Aprovada em concurso público, foi nomeada em 1985 para exercer o cargo de promotora de justiça substituta. Sua primeira comarca foi Ourém. Ao longo de sua carreira no Ministério Público atuou Augusto Corrêa, Bragança, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, São Miguel do Guamá, Castanhal, São Francisco do Pará, entre outras.
Em 1990, foi promovida pelo critério de merecimento ao cargo de promotor de justiça de 2ª entrância, assumindo a comarca de Breves. Em 1993, também por merecimento, foi promovida à capital, sendo designada para atuar na promotoria de justiça da infância e juventude.
A partir de 1996 foi designada para coordenar o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, onde teve destacada atuação durante quinze anos, fazendo a articulação com outras instituições e entidades da sociedade civil na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Em 2011, foi convocada para responder por uma das Procuradorias Criminais do Ministério Público do Estado.
O Colégio de Procuradores de Justiça é órgão da Administração Superior e de Execução do Ministério Público, integrado por todos os Procuradores de Justiça em atividade e presidido pelo Procurador-Geral. Compete ao Colégio, dentre outras competências, eleger o Corregedor-Geral do Ministério Público.