MPF pede retirada da frase “Deus seja louvado” das cédulas de dinheiro

Continua depois da publicidade

Notas deverão sofrer a alteração caso a ação do MPF seja aceita.

O MPF (Ministério Público Federal) quer retirar das cédulas de reais a expressão “Deus seja louvado”. A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo entrou, nesta segunda-feira (12), com um pedido liminar na Justiça Federal para efetuar a mudança.

O argumento da Procuradoria é de que o Estado brasileiro é laico e, portanto, deve estar desvinculado de qualquer manifestação religiosa. Para o MPF, a frase “Deus seja louvado” atenta contra os princípios da igualdade e da não exclusão de minorias já que privilegia uma religião em detrimento de outras (clique aqui para ler a íntegra da ação).

O MPF recebeu representação questionando a permanência da frase no novo modelo de cédula. O Banco Central, por sua vez, lança mão da Constituição Federal para justificar a presença da frase. Logo no preâmbulo da Carta Magna, aprovada em 1988, constam os dizeres: “nós, representantes do povo brasileiro, (…), promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil”.

Em nota enviada ao MPF, o Ministério da Fazenda se defende dizendo que a inclusão da expressão religiosa nas cédulas aconteceu em 1986, por determinação do então presidente José Sarney. Em 1994, com o Plano Real, a frase foi mantida pelo ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, supostamente por ser “tradição da cédula brasileira”.

A ação também pede que a Justiça estipule multa diária de R$ 1,00 caso a União não cumpra a decisão de retirar a expressão. A multa teria mero caráter simbólico, “apenas para servir como uma espécie de contador do desrespeito que poderá ser demonstrado pela ré, não só pela decisão judicial, mas também pelas pessoas por ela beneficiadas”. Você concorda com a medida proposta pelo MPF?

Fonte: Última Instância

28 comentários em “MPF pede retirada da frase “Deus seja louvado” das cédulas de dinheiro

  1. Ricardo Responder

    Acho uma ótima notícia, pois nem todos os Brasileiros acreditam em deus algum. Este é um pais LAICO e precisa que seja respeitada a constituição, onde existe a separação da igreja do estado.
    Não precisamos nem entrar na questão científica da imensa improbabilidade da existência de qualquer um dos milhares de deuses que tantos querem acreditar, pois não é isso que está em questão, e sim, a decência de respeitar a constituição, o dinheiro publico, e todos os Brasileiros.
    Ter frases como “deus seja louvado” é o mesmo que ter “viva o Internacional”, algo absolutamente tendencioso de divulgação que favorece á um grupo.

    É claro que crentes irão resmungar, mas, lugar para crenças não é o dinheiro público Brasileiro.

  2. jorge saraiva Responder

    Vejam só quanta tolice destas pessoas debatendo-se e engalfinhando-se por uma expressão de fé e naturalmente de caráter ideológica religiosa. sejam perspícuos e entendam em definitivo que este pais historicamente foi dominado por ideologias européia; que esta expressão “Deus seja louvado” nada mais objetiva legitimar o domínio dos endinheirados sobre os dominados e explorados desta sociedade. sob esta expressão está subentendido que quem tem poder e manda são justamente aqueles que teem dinheiro e poder. que a expressão “Deus” nada mais é do que isto, invenção humana para encobrir e legitimar atos escusos praticados por aqueles que se acham acima dos outros.
    aqueles que professam a crença em Deus nada mais fazem que expressar sua alienação e burrice. hei! para com isso. nada existe pela força da fé e muito menos por ato próprio. vão estudar. isto sim, resolve. é verdade que aquela expressão por si só não influi em nada no poder de aquisitivo das cédulas.

    • Carlos Augusto Responder

      Salve Jorge! Sou ateu e pra falar a verdade essa frase nunca me incomodou, mas adoraria que a retirassem pois o meu modo de pensar não é inferior ao dos crentes.

  3. Anônimo Responder

    Nossa quanta ignorância, em nome de religiões e de bíblia, e Deus! Dizer ” infelizmente vc existir”, e ainda se fala em nome de Deus! Cada um é livre para expor seus pensamentos! Que tal aprendermos a respeitar o outro?

  4. GILVAN SANTOS LIRA Responder

    A DIFERENÇA ENTRE A BÍBLIA E A ARCA DE NOÉ E, QUE NO TEMPO DE NOÉ SÓ FAMILIA DELE ACREDITOU QUE HAVERIA UM DILÚVIO MAS HOJE MUITOS CREEM EM JESUS E QUE ELA VAI VOLTAR QUEIRA VC OU NÃO QUANTO AO DINHEIRO NO BOLSO DOS ESPERTOS DIGO: CADA UM SERÁ JULGADO SEGUNDO SUA FÉ E CONDUTA, SOU DIZIMISTA E POUCO ME IMPORTA O QUE OS LÍDERES EVANGÉLICOS FAZEM COM O MEU DÍZIMO O IMPORTANTE É O QUE DEUS TEM FEITO COMIGO PELA OBEDIÊNCIA A SUA PALAVRA.

    • Ricardo Responder

      Entendo sua crença, porém, não se trata de voce crer ou não, se trata do dinheiro publico, o que não tem crença, e nem pode ter. Se trata de resolver um problema, afinal, apesar de voce por exemplo, ser crente, eu não sou. Não vejo que diferença existe entre ambos pontos de vista, além das evidências científicas é claro, porém, isso não deveria ter nenhum relacionamento no dinheiro público e usar a maquina pública para disseminar mensagens de crentes, é o mesmo que ter nela estampada “deus não existe”. Entendeu?

  5. Braga Responder

    . . . Respeito a frase da cédula, não respeito a atitude do Ministério Público.

    Deveria o Ministério Público ir fiscalizar policiais militares que estão surrupiando diariamente dinheiro de motoristas na rodovia Parauapebas X Canaã dos Carajás.

    Deveria o Ministério Público Federal fiscalizar os onibus velhos, sujos, sem qualquer condição que transportam crianças para as escolas neste país afora.

  6. JESIEL...... Responder

    MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO…
    É ISSO QUE DÁ NÃO COLOCAR HOMEM DE DEUS COMO AUTORIDADE…
    PARA REPRESENTAR A UNIÃO…

    • Braga Responder

      .. . Sr. Jesiel, a palavra de Deus deve estar fixada em cada cédula, em cada esquina, em cada escola, em campos de futebol, nos presídios, em fim, o Ministério Público deveria ajudar, contribuir para que as pessoas conheça e obedeça os mandamentos de Deus.

      • leonardo Soares Responder

        A Religião é a desgraça de toda a humanidade. Milhoes morrem em nome de um Deus que só existe num livro. Bando de hipocritas e ratos de igrejas!

        • Eleitor Arrependido Responder

          E qual a lei que você obedece? Deus não é religião. Acho que você deve estudar os dois lados, aquilo que você vê os pastores fazendo acontece em todas as instâncias políticas, cartolas do futebol, presidentes, donos de empresas e por ai vai, agora o que você não vê é o que aquele participante dessas organizações sente quando volta pra casa com o seu salário, seja ele fé ou dinheiro, mas é que de qualquer forma ele leva algo de vantagem para si e que vai ajudá-lo a batalhar pelos próximos dias, você já leu livro de auto-ajuda, pois é. Já vi muita gente ateu como você: tenho um amigo que era simplesmente adorador do Hitler (andava com a revista debaixo dos braços), apesar de não se enquadrar como ariano, e odiar a Deus, mas quando ele adoeceu e foi ao médico e fez tratamento, certo dia ligou pra mim e perguntei como ele estava e ele simplesmente me respondeu: “graças a Deus eu estou curado”, ele estava com câncer, então vai entender… Mas o que quero mesmo não é falar com você sobre a questão da igreja em si, mas sobre o estudo em torno da bíblia, a palavra de Deus, pois já estudei os dois lados da moeda, sou físico e analista de sistemas, tenho uma coleção de vários livros de teorias relativista, quânticas e engenharia, meu sonho de criança era ser cientista, mas quando resolvi me embasar sobre o conhecimento bíblico para poder falar o que tu falas simplesmente percebi que o que move o mundo não são as teorias e sim a fé, no que você acredita? Agora faça o seu próprio estudo e pare de falar coisas das quais você ainda não entende, boa sorte!

        • edmundo Responder

          Deus é real. Somente o conhece quem se permite, vejo que não é o seu caso. Procure conhece-lo e voce verá que ele vai além, dos livros, da história, do homem, da hipocrisia, da falta de conhecimento, da falta de comunhão, do nosso egoísmo, e das nossas vontades
          Leia a Bíblia.

  7. Leonardo Soares Responder

    Eu não acredito em Biblia,não passa de um livro qualquer. Essa estoria de dizer que papel é a palavra de Deus… Só é bom para as igrejas que enchem os bolsos dos espertos.

    • Anônimo Responder

      Voce e um baita animal leonardo, o fato de vc infelismente existir; ja e o suficiente para acreditar! que DEUS te perdoe……

      Raquel Sousa

    • Eleitor Arrependido Responder

      Lei mais livros amigo, muito mais, e você vai perceber que a grandes riquezas só se constroem com a fé, seja qual for a tua fé, você terá que acreditar em algo do contrário você estará perdido dentre a sociedade de Russeou, Karl Max e Teoria do Tudo, algo boiando na maré. Uma coisa eu tenho eu te garanto: “é na sua pior necessidade que você irá encontrar a melhor resposta”.

  8. Mister M Responder

    Eu não acredito na Bíblia e nas suas profecias, o MP está certinho, o estado brasileiro é laico, e essa atitude é em respeito a todos

    • Eleitor Arrependido Responder

      Se não acreditarmos em Deus, então, não devemos acreditar mais em nada, veja bem: nem todos os cientistas juntos conseguiram definir uma lei geral que identificasse com certeza de onde nós viemos, como por exemplo: Lei da Relatividade, Teoria Quântica e a união delas: Teoria do Tudo (leiam o livro O Grande Projeto de Stephen Hawking), certo? Ok, agora vamos a sociologia, um dos livros mais perspicazes a respeito da sociedade é o Contrato Social de Russeou, no qual falar sobre como uma sociedade se organiza e como deve ser organiza (preceitos), porém como podemos constatar nossas leis apenas são respeitadas não pelo grupo mas pelo respeito entre eu e você, quer dizer o medo ou o amor que sentimos pelos nossos amigos e isso não define nada, pois não somos perfeitos. Por outro lado, acreditar no capitalismo é uma baita de uma furada, pois um dia podemos ter tudo no outro podemos não ter nada, aí então eu pergunto: “no que devemos acreditar se temos que cumprir um lei? E dentre todas aquelas ‘Leis’ as que mais une eu e o meu próximo como seres semelhantes são as que a bíblia demonstra”. De todas essas leis posso dizer que o que fazemos “cumprí-las” é sem dúvida a nossa própria fé, crença de que a as leis devem funcionar para todos, o que não acontece. Enfim, é preciso que você leia mais para que possa externar este tipo de ceticismo, do contrário você é marginal por não cumprir nenhuma lei. Até a próxima amigo.

      • Carlos Augusto Responder

        Se você não acredita em teorias deveria repensar sua crença em Deus, pois se sua existência não pode ser comprovada, “teoricamente” Ele é uma teoria.

  9. E-MARABA Responder

    Esta ai mais uma profecia biblica se realizando, o proximo passo e a entrada do chip MONDEX, no pais, configurando assim a revelacao do Apocalipse C13 V15 a 18 ainda ha quem nao acredita na Biblia sagrada.

  10. Leonardo Soares Responder

    Realmente, independente se tenha nome de Deus ou não, não muda nada. Mas que existem coisas mais importantes pra o MPF se preocupar, do que esses detalhes sem importância.

  11. GILVAN SANTOS LIRA Responder

    NÃO TEM, CASO CONTRÁRIO ESTARIAM FAZENDO, CHEGA A SER O CÚMULO DA IGNORÂNCIA, O POVO VIVENDO AS MAZELAS DA JUSTIÇA QUASE PARADA E ELES PREOCUPADOS COM UMA FRASE QUE NÃO E NUNCA OFENDEU NINGUÉM

  12. Anônimo Responder

    Tantos coisas pra se fazer na Justiça do Brasil e o povo se preocupando com isso. Tanto anos e o nome de Deus estampou as notas do real, e nunca ofendeu ninguém. Ministério Público tem outras coisas mais importantes para fazer.

Deixe seu comentário

Posts relacionados