O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e em parceria com o Grupo Nacional de Combate as Organizações Criminosas (Gncoc) promove a partir de hoje (19) o Curso de Combate ao Crime Organizado, que segue até amanhã (20), com a participação do Procurador da República em Curitiba e integrante da Operação Lava Jato, Roberson H. Pozzobon, que ministrará a palestra “Colaboração premiada e sua aplicação na Operação Lava Jato”.
O evento ocorrerá no Auditório Nathanael Farias Leitão, prédio sede do MPPA, a partir das 8h30, O público alvo são procuradores de Justiça, promotores de Justiça e servidores do Ministério Público.
O curso tem como proposta a “aquisição de expertise, identificação de boas práticas, os principais erros já cometidos e definição de estratégias de ação, a partir da interação”.
LAVA JATO
Na ocasião haverá a participação do Procurador da República em Curitiba e integrante da Operação Lava Jato, Roberson H. Pozzobon, que ministrará a palestra “Colaboração premiada e sua aplicação na Operação Lava Jato” na tarde de sexta-feira, dia 20.
Haverá também a presença e participação de outros especialistas como promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Peterson Queiroz Araújo; o Auditor da Receita Federal em São Paulo, Fábio Marchini; o promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Paulo Batista; o membro do Grupo Especial de Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público GEPP/MPMG; e o promotor de Justiça do Gaeco/MPPA, Milton Menezes.
Todos atuantes em investigações e ações penais complexas envolvendo organizações criminosas em geral. O promotor de Justiça e Diretor de Cursos e Eventos do Ceaf, Hélio Rubens Pinho Pereira, destaca que “uma das principais bandeiras de luta do Ministério Público é o combate a corrupção e improbidade administrativa”. Para isso, a Instituição, juntamente com o Gaeco, tem promovido operações de combate a tipo de crime, como a mais recente ocorrida em Belém e Oeiras do Pará, denominada “Operação Araticú” que investiga fraudes em processos licitatórios.
Clique AQUI para acessar a programação completa do evento.
1 comentário em “MPPA inicia hoje Curso de Combate ao Crime Organizado com presença de integrante da Operação Lava Jato”
Ação é fundamental para coibir as falcatruas, quer nas hotes públicas ou privadas. É a lei, quando não se obedece por livre consciência, se obedece por coerção, esta é, ao que parece, o mais usual.
Das duas alternativas – medidas corretivas e preventivas -, é necessário investir na segunda, o erário público agradece. O MP está investindo nisso o que é gratificante. Começando pelos Municípios é melhor ainda é nestes que a corrupção começa e floresce.