O Núcleo de Proteção à Mulher do MPPA realiza em março, um curso de formação sobre a temática de combate à violência contra a mulher aos professores da rede de ensino estadual. O objetivo é fomentar ações nas escolas com uma reflexão crítica entre estudantes, profissionais da educação e comunidade escolar sobre a prevenção e combate à violência contra a mulher.
As ações são baseadas na Lei n.º 14.164, de 10 de junho de 2021, que instituiu a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, a ser realizada anualmente, no mês de março, em todas as instituições públicas e privadas de ensino da educação básica.
As Promotoras de Justiça, Francisca Morais, Titular da 3ª PJ Criminal de Marabá, e a Cristine Magella, Titular da 5ª PJ Criminal de Marabá, em conjunto com a equipe técnica da Promotoria de Marabá, elaboraram um projeto para a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher.
Da mesma forma, a promotora de Justiça Vyllya Costa Barra Sereni, titular da 4ª PJ Criminal de Ananindeua e também coordenadora do Núcleo de Proteção à Mulher do MPPA, irá realizar essa ação em várias escolas de Ananindeua. A parceria será com o Fórum de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Ananindeua – FEV Mulher.
Os projetos estão baseados nos objetivos traçados no Planejamento Estratégico Institucional, especificamente o de fortalecer o diálogo com a sociedade e a imagem institucional. Os cursos realizados pelas Promotorias de Marabá e Ananindeua acontecerão entre os dias 14 e 18 de março, e pelo CEFOR, nos dias 29,30 e 31 do mesmo mês.