Até as 11 horas de hoje, 1º de março, 120.372 declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita Federal. O programa gerador da declaração para ser usado no computador pode ser baixado no site da Receita Federal.
Além disso, a Receita também liberou para download um “perguntão” elaborado para esclarecer dúvidas quanto à apresentação da declaração do imposto referente ao exercício de 2016, ano-calendário de 2015.
A contadora Danielli Barros orienta ao contribuinte que organize e reúna todos os documentos necessários dos valores que serão declarados, bem como, tenha atenção quanto ao preenchimento do documento. “No caso de dúvidas, o contribuinte pode consultar as informações disponíveis no site da Receita. E caso não consiga entender as informações, eu sugiro que procure o auxílio de um profissional”, recomenda.
O aplicativo do Imposto de Renda para dispositivos móveis (tablets e smartphones) na versão Android para a Google Play deve ser liberado hoje na loja virtual da empresa. De acordo com a Receita, a versão iOS já foi enviada para a Apple e aguarda autorização.
Já a versão online da declaração, que estará disponível no Centro Virtual de Atendimento (eCAC) para usuários com certificado digital, é prevista também para ser disponibilizada hoje.
Segundo a Receita Federal, quem perder o prazo está sujeito à multa de 1% do imposto devido por mês de atraso ou de R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. A multa máxima equivale a 20%. O prazo para a entrega termina no dia 29 de abril.
Conforme a Receita Federal, a expectativa é que cerca de 28,5 milhões de contribuintes deverão enviar à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2016. O número representa crescimento de 2,1% em relação aos 27,9 milhões de documentos entregues no ano passado.