MST deve lotar plenário da Câmara Municipal de Curionópolis durante a sessão desta quinta-feira (05)

Continua depois da publicidade

A sessão da Câmara Municipal de Curionópolis que será realizada na quinta-feira (05), às 17 horas, deverá ser bem tumultuada devido ao acontecido na última quinta-feira (28/4), quando um grupo de manifestantes ligados ao MST acampado às margens da PA-275, em frente a Fazenda Marambaia, compareceu na Câmara pois, segundo eles, estavam acertados com o presidente daquela casa, João Patrocínio (PMDB ) que haveria sessão, fato que não aconteceu por falta de quórum, inclusive o próprio presidente não se fez presente. Os manifestantes adentraram à Câmara para reivindicar a instalação de algumas salas de aula no acampamento ( clique aqui) para os alunos do ensino fundamental.

O prefeito Wenderson Chamon, em contato com o Blogger, disse que já providenciou o transporte para os alunos daquele acampamento.

Nota do Blogger –  Toda manifestação pacífica é válida e os acampados podem reivindicar o que quiserem, todavia deve haver sempre o bom senso nas reivindicações. Seria impossível para o governo do município de Curionópolis a instalação de salas de aula no local do acampamento, em espaço entre o arame de divisa de uma fazenda e a PA-275. Será preciso muito diálogo entre manifestantes e os vereadores locais, que por obrigação devem saber da impossibilidade de atender tal reivindicação.

Foto: Folha do sudeste on line

5 comentários em “MST deve lotar plenário da Câmara Municipal de Curionópolis durante a sessão desta quinta-feira (05)

  1. joao Responder

    Em resposta ao H.F. existe um acordo entre o movimento e a juiza da Vara Agraria de Marabá para que a area seja desocupada ate o dia 31/12/2011, e se tivesse algun problema em ser uma area da união nao existiria o programa TERRA LEGAL para legalizar essa e outras areas do Estado.

  2. H.F. Responder

    Impossível? Alto lá Sr .José Eduardo! Espaço entre o arame de divisa de uma fazenda e a PA-275: por enquanto. Tal área ocupada por aquelas pessoas e pleiteada pelo MST, foi constada que pertence à União, e inclusive já existe sentença transitada em julgado pela Justiça Federal, faltando agora, executar a sentença no que diz respeito a repartição e distribuição das glebas (procedimentos relativos ao cadastramento junto ao INCRA e georreferenciamento).
    Infelizmente, aquelas pessoas necessitadas não sabem, de fato, os exatos mecanismos de como cobrar, mas sabem o que precisam: educação para as crianças, por exemplo. Mas o poder público e seus agentes que, presume-se estarem preparados, sabem como atender. O município de Curionópolis pode sim, buscando pelos meios legais uma parceria junto ao Governo Federal, construir naquela área, ainda que construções provisórias, para poder suprir a necessidade de ensino daquela comunidade que está se formando e que, futuramente, assim como ocorreu na Palmares I e II, deverá se transformar em um distrito/vila consolidado, por isso, pertinente se faz o poder público planejar e atender as necessidades básicas (saúde, educação e infra-estrutura) do local antes que se acumule mais problemas durante o tempo. Caso contrário, podem agurdar inevitáveis reinvindicações, o que é natural do ser humano.

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      H.F.

      No momento a solicitação é a criação de salas de aulas no espaço entre o arame e a PA. No futuro, se assentados, será dever do prefeito atender a reivindicação. Hoje, no meu entender, não.

  3. Nome francisco das chagas bentes Responder

    “TODA MANIFESTAÇÃO POLÍTICA QUANDO PACÍFICA É VÁLIDA…”. As conquistas dos trabalhadores em qualquer momento da história humana nunca foram pacíficas, portanto é comum que os analfabetos políticos por nao entender da história das lutas socias,e tampouco de geopolítica, pensam dessa meneira: romanticamente!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados