MST interdita o acesso à Palmares II

Continua depois da publicidade

Cerca de cem pessoas ligadas ao Movimento dos trabalhadores rurais sem terras da Vila Palmares II, interditam nesse momento o acesso de veículos que transitavam por dentro da vila. Isso vem causando um grande transtorno pois a estrada estava sendo usada desde ontem, quando a PA 275 foi cortada em 4 trechos entre Parauapebas e Curionópolis, como desvio para quem pretende chegar ao município de Marabá.

Placa

Os sem terras alegam que  o Prefeito Darci Lermen (PT) tem dívidas sociais com os mesmos e que só autorizarão a passagem, entrada e saída da Vila, após o prefeito cumprir com os compromissos assumidos. Entre esses compromissos está o asfaltamento da estrada que liga a Palmares I à Palmares II, que teve convênio celebrado entre o Incra e a PMP em 2008 (foto) no valor de R$5.442.423,01, dinheiro já repassado pelo Governo Federal. É que no momento a obra está paralisada pois a empresa ganhadora da licitação alega não ter recebido.

Além disso o Movimento cobra o reparo nas pontes ( fotos ) do assentamento que estão em estado precário de uso.

ponte palmares II

 palmares IIÉ publico que o MST protocolou no dia 9 de fevereiro, no gabinete do prefeito, uma pauta emergencial com 49 itens, entre eles está uma escola infantil que foi prometida por Darci desde 2006 e tantas outras promessas não cumpridas.

A escolha do Secretário Municipal de Agricultura também faz parte das exigências, pois o MST busca emplacar na secretaria uma pessoa ligada ao movimento.

Em conversa com pessoas ligadas ao MST local, nos foi dito que já foi dado muita credibilidade ao Prefeito Darci e que agora eles resolveram agir dessa maneira, alegando que a pressão é a única língua que Darci entende. Ninguém da PMP quis comentar sobre o fato.