No período entre 10 e 17 de abril o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST) realizará a “Semana Nacional de Luta Camponesa e Reforma Agrária no Pará”, contemplando uma série de atividades que marcam os quinze anos do Assentamento 17 de Abril, como também relembra o “Massacre de Eldorado de Carajás”, mundialmente conhecido, onde 19 vidas foram ceifadas e 69 pessoas mutiladas e os culpados até hoje impunes.
Oficinas de teatro, dança, poesia, instrumentos musicais, agitação e propaganda, música, artes plásticas e temas relacionados à infância Sem Terra, assim como o Cine Terra, ocorrerão, às tardes, ao longo da semana na escola do assentamento, Oziel Alves Pereira.
Atos políticos e culturais, também, serão realizados no Assentamento 17 de Abril e no espaço do monumento na “curva do S”, em Eldorado dos Carajás, além do permanente acampamento político pedagógico da juventude do MST/PA, que contará com cerca de mil jovens, vindos de acampamentos e assentamentos de todo o Estado paraense.
Entre as ações da semana, destaca-se a noite cultural nordestina e Amazônica, a inauguração da Biblioteca José Saramago e da Rádio Camponesa na comunidade.
Já os shows, terão a presença da cantora e compositora Socorro Lira, da banda de Rap A Família, vinda de São Paulo, de Zeca Tocantins e Clauber Martins trazendo suas composições que remetem à cultura regional, além das apresentações do cantor Beto Dy Maya e da Banda Nó de Aroeira. Fechando a programação, na noite da Festa da Reforma Agrária e do aniversário de quinze anos do assentamento 17 de abril, show com cantor Zé Geraldo.
Com informações do site Acorda Pará
1 comentário em “MST realizará a “Semana Nacional de Luta Camponesa e Reforma Agrária no Pará””
Viva a luta pela reforma agrária!