Musk abre a gaiola, solta o pássaro azul e “faz o X”

Jogada de marketing do bilionário dono do Twitter, mudou logomarca da rede social
Novo visual do Twitter substituiu o pássaro azul pelo X, letra presente nos empreendimentos do bilionário Elon Musk

Continua depois da publicidade

O bilionário sul-africano Elon Musk, que comprou a Rede Social Twitter, tomou uma decisão radical. Abriu a gaiola, soltou o pássaro azul — marca registrada visual da big tech e “fez o X”, letra utilizada em várias empresas que fundou. A partir desta segunda-feira (24), essa já é a nova cara do Twitter.

Musk surpreendeu os usuários e lançou o novo logotipo X no Twitter nesta manhã (24), depois de dizer que seu pássaro azul característico voará para longe. O site do Twitter já começou a mostrar o novo logotipo X no canto superior esquerdo. Musk mudou sua foto de perfil, bem como a da conta oficial do Twitter, para o novo logotipo X.

O proprietário do Twitter sinalizou que a mudança estava chegando em uma série de publicações na rede no início do domingo, afirmando que a empresa em breve mudaria seu logotipo de longa data — a silhueta de um pássaro azul jovial — para um X. “Em breve daremos adeus à marca do Twitter e, gradualmente, a todos os pássaros”, escreveu Musk.

“É uma coisa excepcionalmente rara — na vida ou nos negócios — que você tenha uma segunda chance de causar outra grande impressão”, disse a diretora-presidente do Twitter, Linda Yaccarino, no domingo (24), nova super executiva contratada por Musk para tornar a rede social novamente rentável. Yaccarino descreveu o X como um aplicativo que inclui recursos de áudio, vídeo, mensagens e serviços bancários.

Musk falou antes sobre sua ambição de usar o Twitter como a base de uma visão que ele descreveu como “X.com” e um “aplicativo para tudo”. Em março, Musk disse que achava possível que sua empresa “se tornasse a maior instituição financeira do mundo”. Ele citou como modelo o WeChat, um popular aplicativo chinês usado para tudo, desde mensagens a pagamentos móveis e serviços comerciais.

O novo logotipo do Twitter remonta à antiga startup de banco on-line de Musk, “X.com”, que mais tarde se tornou o PayPal após uma fusão com outra empresa. Ele disse no ano passado que a compra do Twitter o deixaria mais perto de cumprir a “visão original do X.com”.

O nome X Corp., a nova denominação legal do Twitter, apareceu em um processo legal no início deste ano. Na época, o aplicativo nos telefones dos usuários manteve seu logotipo do Twitter com o pássaro. A X Corp. tem uma controladora chamada X Holdings Corp., de acordo com o documento.

A foto de perfil e a da conta oficial do Twitter foram alteradas para apresentar o mesmo X. Questionado por um usuário sobre como os “tweets” deveriam ser chamados agora que o Twitter mudou de marca, Musk respondeu: “x’s”. Questionado sobre como os retuítes devem ser chamados agora, Musk escreveu: “Todo esse conceito deve ser repensado”.

Os planos de mudança de marca de Musk apontam para um afastamento da abordagem de muitos profissionais de marketing de proteger marcas e logotipos com amplo reconhecimento. A decisão, porém, pode ajudar a recuperar interesse depois que a Meta Platforms lançou a plataforma rival Threads. O serviço foi lançado em parte para capitalizar o descontentamento de usuários com as mudanças de Musk no Twitter.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.