Depois da Vila Nova Jerusalém, agora o Mutirão de Mecanização do Procampo chega à Vila Bom Jesus, zona rural de Canaã dos Carajás. Através do programa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Produção Rural (Semprur) cede máquinas e equipamentos para ajudar no plantio de hortaliças e frutas, beneficiando cerca de 150 produtores rurais.
Os trabalhos iniciaram nesta quarta-feira (27), na propriedade do Gercino José, produtor de milho. “A ação é de grande importância porque a maioria dos produtores rurais não tem situação financeira pra plantar e produzir sem ajuda”, disse o produtor.
Segundo a Semprur, é cedida uma equipe com cinco máquinas, incluindo niveladora, plantadeira, encanteiradeira e grades, para o atendimento individual a todos os produtores, sem nenhum custo. “Além de melhorar a produção e a qualidade de vida do produtor, esse programa gera renda, e faz o dinheiro girar a renda para as pessoas”, ressaltou o engenheiro agrônomo, Diógenes Canário Moreira, que integra a equipe do ProCampo.
O Secretário de Desenvolvimento e Produção Rural, Júnior Garra, explicou que o programa oferece apoio na fruticultura, com plantio de açaí, cacau, e banana, por exemplo, melhoramento genético de gado e produção de peixes.
A prefeita Josemira Gadelha que participou do lançamento do mutirão na Vila Bom Jesus destacou mais uma vez que o programa é o resgate de um compromisso de campanha de descentralizar a agricultura. “É levar máquina e assistência técnica para o nosso produtor rural. Precisamos atender mais e melhor para que ele se sinta assistido e fortalecido, e a nossa agricultura avance cada vez mais em Canaã dos Carajás”, disse a prefeita.
Por Dayse Gomes