Brasília – O Instituto Doxa Pesquisas, um dia antes das eleições do domingo (2), acaba de publicar o 3º estudo com base em dois levantamentos realizados em campo nos meses de agosto e setembro, analisando os dados de 8 mil entrevistados nas seis mesorregiões do Estado do Pará — o mais completo retrato da corrida eleitoral para deputado estadual (41 vagas) e federal (17 vagas) dessas eleições no maior estado da Região Norte do país.
As pesquisas estão registradas no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TER/PA), conforme os números PA-04691/2022; PA-00475/2022; PA-09000/2022; PA-02351/2022.
Por esse estudo, em sua úlltima analise, o MDB faria 10 deputados federais, seguidos pela Federação PSDB/CIDADANIA, que faria 4; pelo PTB, REPUBLICANOS, PDT e PODEMOS, que fariam 3 deputados cada; pelo PL, PSB, PSC, PSD, pelo Federação PT/PCDOB/PV, UNIÃO e PP, que fariam 2 deputados cada e pela Federação PSOL/REDE, que fariam apenas 1 deputado, das 41 vagas em disputa na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
De acordo com a analise de dados, 10 partidos e 3 federações comporiam a nova legislatura por 4 anos.
Segundo nota técnica do estudo esclarece que: “Não trabalhamos com ranking, mas o potencial de cadeiras que cada partido poderá obter na Alepa, atribuindo ai as regras de quociente eleitoral e partidário”, assina, o cientista político, Dornélio Silva, CEO da Doza Pesquisas.
Nas tabelas abaixo, podem ser visualizados os possíveis 41 nomes possíveis candidatos que comporão a Alepa por partido agrupado.
A tendência do MDB é eleger 10 deputados diretos, podendo fazer 11, dependendo das sobras de outros partidos, ou mesmo a intensificação de votos de sua legenda. Veja na tabela os possíveis nomes do partido que tendem a possibilidade de entrar na Alepa e os que lutam para subir na reta final da campanha.
Nas duas tabelas a seguir, o estudo apresenta a performance das legendas PDT e PL, considerando que o PDT poderá fazer três cadeiras e PL, 2 cadeiras.
Na próxima tabela, é exibido o desempenho do Partido PODEMOS que poderá fazer três deputados, de acordo com o estudo.
As projeções da Doxa Pesquisas, apontam que o PP, poderá fazer duas cadeiras, e o PRTB não deve conseguir o quociente eleitoral, portanto, não conseguirá eleger nenhum deputado estadual.
Já o PSB, PSC e o PSD poderão fazer 2 dois deputados cada um.
Dornélio Silva informa que: “Conforme as nominatas de todas as pesquisas, as estatísticas apontam que a Federação PSDB/CIDADANIA deve fazer quatro deputados estaduais, considerando as citações manifestadas aos Candidatos Ana Cunha e Erick Monteiro.
O estudo aponta um dado importante, que evidentemente é uma tendência estatística. Embora, o PSOL tenha conseguido eleger em 2020 o prefeito da capital do Pará, o prefeito Edmilson Rodrigues tem feito uma administração tão deplorável que, impacta na possibilidade histórica, que será desperdiçada, da legenda crescer. Os números não mentem, a federação PSOL/REDE deve fazer apenas um deputado e a outra federação PT/PCdoB/PV deve fazer dois deputados, enfraquecendo ainda mais o suposto poder político de Rodrigues.
Toda eleição tem surpresas, a desta foi prevista pelo cientista político Dornélio Silva, logo após as pesquisas em campo. O vereador de Ananindeua, Bob Fllay — um exótico personagem inspirado numa espécie de Tiririca atualizado, embora não tenha aprendido a lição do mestre inspirador, visto que a produção do palhaço nordestino eleito por São Paulo, tem consistência para a valorização da classe circense, o edil de Ananindeua é um “zero à esquerda” quando o assunto é produtividade parlamentar e legislativa.
Destarte as razões que estão na origem desse caso, o PTB, partido ao qual Bob Fllay é filiado e concorrerá à uma na Alepa, pode puxar a eleição de outros dois deputados, as candidaturas de Franci Perreira e Dr. Karol. A previsão é que o Republicanos também alega três deputados.
Numa eleição muito difícil como essa, comprazo curto, novas regras e desinteresse do eleitor devido as sequelas de uma pandemia mortal, o União Brasil, fruto da junção do PSL com o DEM, deve eleger apenas dois deputados, segundo o estudo atualizado hoje pela Doxa Pesquisas. Se o estudo estiver correto, novos nomes surgirão no cenário político paraense, especialmente na Alepa, uma que no Congresso Nacional, a taxa de renovação praticamente não existirá, de modo que os atuais deputados federais, quase todos, devem ser reeleitos.
Ficha técnica da pesquisa
Nome da pesquisa: Contexto eleitoral Pará
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-04691/2022; PA-00891/2022
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 2,25% para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Período: Agosto/Setembro de 2022
Local: Estado do Pará
Amostra: Foram entrevistados 8.000 eleitores.
Estatístico Responsável: Jadson Chaves – CONRE: 8010
Analise de dados e Redações: Dornélio Silva e Simão Bastos
Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.