Começou ontem, 6 de março, o período de entrega da Declaração do Imposto de Renda 2014. No balanço das primeiras 24 horas, foram entregues, no Pará, 9.879 declarações. Todas as informações sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2014 estão disponíveis no link da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaFisica/IRPF/2014/default.htm ).
Na 2ª RF, que é composta por todos os estados do Norte, menos o Tocantins, foram recebidas 27.159 declarações até às 8h de hoje.
A Superintendência Regional da Receita Federal alerta para que fiquem atentos ao preenchimento dos dados na declaração. Os erros mais frequentes são a omissão de rendimentos, seguidos de inconsistências na declaração de despesas médicas, o que pode ocasionar queda na malha fina.
Lembrando as novidades
Neste ano os contribuintes que possuem Certificação Digital podem fazer a Declaração Pré-preenchida, com acesso por meio da página da Receita, na área do e-CAC. Essa modalidade de declaração poderá também ser realizada por um representante do contribuinte que possua certificação digital e detenha uma procuração eletrônica registrada na Receita.
A declaração pode também, a partir de hoje, ser feita pela modalidade do m-IRPF, por meio da qual as declarações poderão ser elaboradas em Tablets e Smartphones conectados à Internet. Esta modalidade também passou por melhorias neste ano, passando a contar com novas funcionalidades, como a possibilidade de se declarar dívidas e ônus reais, imposto pago, rendimentos recebidos de pessoa física, rendimentos isentos e rendimentos com tributação exclusiva. Será possível também a importação dos dados da declaração de 2013.
Há também novas funcionalidades no Programa Gerador de Declaração, aquele usado há anos para preenchimento de declaração em computadores comuns. Entre elas estão a importação de informe de rendimentos de fontes pagadoras, informe dos planos de saúde e o Comunicado da Condição de Não Residente.