Em um projeto social que envolve a população de baixa renda, o incentivo à reciclagem e a política do ecologicamente correto, Parauapebas prepara o natal 2011, com a confecção de três árvores de natal e centenas de adereços natalinos.
Cerca de 400 mil garrafas pets ( que demorariam de 250 a 400 anos para se degradar na natureza), metal e muita gente trabalhando para tornar o natal de Parauapebas mais colorido e florido. Segundo Maria Odilza, primeira dama de Parauapebas, esta é uma ideia antiga e inspirada em projetos semelhantes vistos em Estados do sul do país. O trabalho consiste em retirar das ruas e igarapés o lixo produzido pelas garrafas pets e transformá-lo em decoração natalina simples, bonita, elegante e barata.
Em visita ao QG da reciclagem, local onde essa transformação está acontecendo, Odilza contou que viu algo semelhante em Benevides, cidade metropolitana de Belém, e após contatar a empresa responsável pela assessoria àquela prefeitura iniciaram-se os acertos para montar o projeto também em Parauapebas.
O tema natalino escolhido este ano em Parauapebas, segundo a primeira dama, foi “Nascem as flores”.
O pontapé inicial para os trabalhos foi a coleta dos resíduos recicláveis. Nesse sentido, para integrar de fato toda a sociedade na construção da decoração natalina, foi feita parceria com as escolas do ensino público, acionando os alunos a participarem da campanha.
Como forma de incentivo, os alunos receberam um cupom para o sorteio de brindes para cada dez garrafas pet entregues.
Contratar as pessoas que iriam trabalhar na confecção dos objetos foi outro importante passo do projeto e o público alvo foi donas de casa, jovens e pessoas de baixa renda. “Poderíamos ter plantado estas flores, mas nosso objetivo é mostrar que de nossas mãos podem nascer as flores”, detalha Odilza, mostrando um arranjo preparado pelas colaboradoras. O perfil dos contratados, cento e quarenta ao todo, se embasou na possibilidade de se fazer trabalho social oferecendo a chance de aprender a confeccionar objetos artesanais, além de obter renda imediata. Odilza conta que muitos dos contratados estavam desempregados e agora tiram dali o sustento da família.
A primeira dama detalha ainda que não houve exigência de qualificação alguma para a contratação dos colaboradores. O treinamento é dado na prática e ao descobrir a habilidade e talento de cada um dentro do projeto ele é remanejado par fazer aquilo com o qual mais se identifica dentro das dezenas de funções do projeto.
O trabalho foi iniciado em meados de setembro, após adequação do projeto para nossa realidade, sendo acelerado nos últimos dias com turmas divididas em quatro turnos alternados de seis horas. O tempo foi corrido, de acordo com a avaliação de Odilza, já planejando que para o natal de 2012 haverá algumas mudanças, a começar pela data do inicio dos trabalhos, que deverá ser no final de fevereiro com a escolha do novo tema. Outra mudança será ainda o envolvimento com instituições, igrejas, empresas etc., parcerias que não foram feitas este ano, segundo Odilza, pela limitação do tempo.
“Sempre trabalhamos com iluminação comum e agora é hora de mostrar que é possível, usando o que aparentemente era lixo, fazer algo bonito”, comemora a primeira dama, contando que as flores e objetos ornamentais que estão sendo confeccionados serão usados para montar três árvores de natal: uma na rotatória da antiga Casa Goiás, outra na rotatória do Quartel da Policia Militar e outra na prefeitura. As estruturas metálicas já estão sendo preparadas para receber a decoração que deverá ser inaugurada nos próximos dias.
Reportagem e fotos de Francesco Costa
12 comentários em “Natal ecológico: Parauapebas receberá decoração natalina com materiais recicláveis”
CONTRATO Nº: 20110440
ORIGEM: PREGÃO Nº 9/2011-019GABIN
CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS
CONTRATADA(O): CEDRO PARTICIPAÇÕES E INVESTIMENTOS LTDA
OBJETO: Confecção de presépio gigante, medalhões, banner’s, laços, banco e Papai Noel para uso na ornamentação natalina 2011 da cidade de Parauapebas, Estado do Pará
VALOR TOTAL: R$ 490.000,00 (quatrocentos e noventa mil reais)
PROGRAMA DE TRABALHO: Exercício 2011 Atividade 0201.041221203.2.006
MANUTENÇÃO DO GABINETE DO CHEFE DO EXECUTIVO,
Classificação econômica 3.3.90.39.00 OUTROS SERV. DE TERC. PESSOA JURÍDICA,
Subelemento 3.3.90.39.99, no valor de R$ 490.000,00
VIGÊNCIA: 08 de Dezembro de 2011 a 07 de Janeiro de 2012
DATA DA ASSINATURA: 08 de Dezembro de 2011
que mãos de fadas tem as mulheres que fizeram todo esse trabalhão maravilhoso não canso de parabenizá-las
Nossa! que lindas árvores natalinas estão enfeitanto nassa Parauapebas parabéns para que os fez, tiro o chapéu pra essa ou esse artísta não sei quem fez mas parece coisas de mãos femininas. Amei muito até que em fim uma nova idéia.
Prezado Mauricio trabalho no projeto. Esse material nao sera descartado. Alias no ano que vem o projeto vai continuar a partir do mes de janeiro> se tiveres sugestoes podes ontribuir este e um projeto de toda a sociedade e envolveu milhares de crianaças das escolas e vc tambem pode participar
Pelo que pude saber, o projeto vai continuar. Me preoupei com o material recilado para onde vai depois do natal> me falaram que vao guardar e reaproveitar durante o ano que vem> tem ideia ate de fazer decoracao duarante as festas juninas> Quanto ao valor para a cidade é inestimavel o que isto significa>
EU SO QUERIA QUE ALGUEM CHUTASSE O REAL VALOR DESTA OBRA DE RECICLAGEM……,
OU LAVAGEM???????
Parabéns aos idealizadores, esse é um projeto social e ambiental e principalmente sustentável, que é o que a sociedade precisa, transformar problemas em oportunidade e benefícios.
Erivan Coutinho, Sugiro uma votação bem rapida aqui:
Opção A: jogar tudo no lixão da cidade, que por sinal é a céu aberto e bem proximo das margens do rio Parauapebas
Opção B: Ficar instalada no local até o proximo natal
Opção C: juntar tudo e queimar durante o Mês de junho nas festas juninas.
Sinceramente não espero muita coisa não, quem sabe até opções piores do que estas podem ser o final deste material.
Otima iniciativa! resalto 3 pontos importante:
*1º Trabalho local com a reciclagem.
*2º Visão de sustentabilidade.
*3º Após a utilização dessa ornamentação qual o plano de ação para discarte desse material???
Trabalho exemplar, vamos esperar pra ver o final;
Parabéns a todos pela iniciativa;
Muito interessante o trabalho que esta sendo realizado, espero que este seja apenas o ponta pé inicial. Moramos numa região que quase (praticamente nada) se faz para ter um equilibrio entre nossos habitos e meio ambiente. As vezes me pergunto quais ações tem tomado a secretaria de meio ambiente para evitar a poluição dos rios e florestas de nossa cidade? : Distribui pafletos (que por sinal são feitos de papel virgem, ou seja nunca fora reciclado) para que boa parte da população que não tem educação, amassar, rasgar e jogar no meio da rua.