Já está em Serra Pelada desde o dia 18 deste mês uma equipe do Governo do Estado do Pará formada por funcionários da COHAB – Companhia de Habitação, SEDES – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, em parceria com a PMC – Prefeitura Municipal de Curionópolis, fazendo levantamentos socioeconômicos das famílias residentes no Distrito Administrativo de Serra Pelada, que corresponde a vila e os garimpos vizinhos, como Cotia e outros.
Objetivo – O levantamento tem como objetivo identificar as condições de moradia que atualmente estas famílias possuem, como por exemplo, saneamento, condições sanitárias, abastecimento de água, salubridade, destinação do lixo, condição sócio-econômica, tipologia da habitação, número de cômodos, espaço físico, se é compatível com o número de pessoas residentes ou não.
O estudo visa também identificar as condições de co-habitação (quantas famílias moram debaixo do mesmo teto), identificar doenças epidemiológicas e outros levantamentos que venham ampliar um relatório completo da real situação do Distrito de Serra Pelada e adjacências.
Agentes da pesquisa: Os agentes da COHAB, SEDES e PMC, se fazem acompanhar de um representante de cada cooperativa e associações em atividade dentro da área em estudo; Coomigasp, Coomic, Coompro, Cooperserrado, Coopag e associações como; Amasp, Abasp, Amosp e Associação dos Hansenianos.
Foco da pesquisa: O levantamento sócio-econômico irá subsidiar as ações de inclusão social, que deverão ser implementadas, a curto e a médio prazo, todas elas pautadas na conjugação de esforços do Governo Federal, Estadual e Municipal, tendo como foco Serra Pelada, que tem como característica, a inclusão de um novo núcleo habitacional para o morador de Serra Pelada, pelo programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.
Destinação das casas: Segundo o coordenador da pesquisa, engenheiro Antônio Arthur Farias de Souza, a estimativa de residentes em Serra Pelada ficará entre 1.800 a 2.000 famílias. A previsão inicial para a primeira etapa de construção é de 2.000 a 3.000 casas, podendo estender-se até 6.000 em seu total. “E pra quem ficarão as residências excedentes do número de famílias de Serra Pelada?”, perguntou nossa reportagem, ao que respondeu Arthur, que o programa visa atender não somente os moradores da vila garimpeira e suas adjacências, mas a demanda habitacional de toda a região, em virtude da implantação dos projetos de mineração que serão desenvolvidos nos próximos anos.
Local da construção do núcleo habitacional: Quanto ao local a ser construído o núcleo habitacional, Arthur, disse não saber informar, mas que o Governo levará em consideração as condições do terreno e o baixo custo das construções.
Aprovação da Câmara de Curionópolis: No final do mandato passado, a Câmara de Vereadores de Curionópolis, incluiu como área urbana parte da fazenda do senhor José Humberto no Km 16 da PA 275, por isto há fortes indícios de que o núcleo habitacional seja construído no início da estrada que dá acesso à Serra Pelada. Informações não oficiais dão conta de que uma equipe da Infraero, esteve no local no início deste ano avaliando o terreno para a construção de um aeroporto que venha atender a demanda regional.
Potencial Mineralógico: O Município de Curionópolis apresenta um grande potencial mineralógico, e com convicção se pode afirmar que grandes investimentos deverão ser implementados pela Vale e suas terceirizadas, bem como pela Colossus Geologia e Participações, as quais já vem se preparando no decorrer desses 2 últimos anos e, mais incisivamente a partir de 2010, o início de grandes projetos no município, apontando para a criação de 13.600 vagas de emprego nos próximos dois anos.
Estatísticas: As estatísticas do IBGE registram um crescimento populacional anual de 3% à 5%. Desta forma a projeção populacional para Curionópolis até 2012 é de 22.678 habitantes.
2007: 17.769 - 2008: 18.657 - 2009: 19.590 - 2010: 20.570 - 2011: 21.598 - 2012: 22.678
Desta forma fica evidente que os grandes projetos mineralógicos irão impulsionar o crescimento populacional, conforme já ocorrido em épocas anteriores em municípios vizinhos, como são os casos de Canaã dos Carajás e Parauapebas.
Crescimento populacional de Curionópolis: Dados do IBGE evidenciam que no período de 2000 à 2007, houve um forte incremento populacional nos município de Canaã dos Carajás e Parauapebas, atribuídos principalmente à instalação de projetos mineralógicos na região. No mesmo período, o Município de Parauapebas apresentou um crescimento superior a 85%. Em relação à Curionópolis, é esperado que este apresente um índice similar de crescimento nos próximos dois anos.
Carência de Infra-estruturar: o Município se apresenta carente de investimentos em infra-estrutura urbana e habitacional, que possam propiciar condições favoráveis de absorver a demanda populacional prevista para os próximos anos em função da geração de emprego e renda oriunda dos projetos mineralógicos que serão implantados.
Projetos Mineralógicos em fase de Implantação em Curionópolis
Projeção do número de vagas por projeto mineralógico no período de 2011 à 2012
Projeto |
Vagas |
Empresa |
Serra Leste |
3.800 |
Vale |
Cristalino |
6.000 |
Vale |
Serra Pelada |
2.000 |
Colossus Minerals |
Formiga |
800 |
Coopag |
Borboleta |
1.000 |
Coopro |
Fonte: Equipe de pesquisa: COHAB; Engº Antônio Arthur Farias de Souza, Isaura Costa, Eduardo Aguiar, Luiz Maia e Carolina Pereira. SEDES; Maria Célia Derecí, Lídia Rodrigues, Raimunda Faro e José Maria Barata Teixeira.
Texto de Daniel Soares – Curionópolis
[ad code=3 align=center]