O Índice de Potencial de Consumo (IPC) é um indicador que atribui a cada município a sua participação percentual no potencial total de consumo do país. Considerando que o potencial total do mercado nacional seja 100%, o IPC identifica quanto cada região representa deste todo. Costuma ser definido também por categoria de produto.
A metodologia normalmente se utiliza de levantamento, cruzamento e análise de dados secundários para elaboração de um modelo que indique o potencial de consumo geral e específico para uma categoria.
O cálculo do IPC é feito por faixa de renda do chefe das famílias de cada município. Com isso, a precisão e consistência das informações são aumentadas de forma significativa, principalmente junto aos municípios com menor potencial de consumo. A apuração dos percentuais do consumo de cada produto por município é feita com dados obtidos nas Regiões Metropolitanas que são base dos índices de Pesquisa de Orçamento Familiar (POF).
Veja abaixo a tabela nacional do IPC com dados atualizados em fevereiro de 2009, nela nota-se que Parauapebas era o terceiro município do Pará em 2008 e agora passa a figurar a quinta colocação:
6 comentários em “Índice do potencial de consumo 2009”
Gostaria de ter a tabela com o indice de potencial de consumo por municíos de todo o Brasil. Não consegui abrir a que está no blog.
Boa tarde Zé, poderia me passar esta Tabela de IPC, pois não consigo abrir aqui está em seu Blog.
Necessito desta informação urgente para meu trabalho.
Poderia me esclarecer se posso utilizar um índice geral para uma determinada categoria de produto de consumo e por está definir potencial de venda por município ?
No breve aguardo de seu retorno,
Obrigado,
Marcelo
Muito bom este post!Está me ajudando muito no meu trabalho de Midia e defesa da estrategia de comunicação!
brigadasso!
abs
Obrigado, ajudou para o conteúdo do meu post também!
Abraço
Gustavo agradeço a visita. A fonte da tabela está em http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=704558 , mas vc tem acesso tbm buscando IPC TARGET 2008 no google.
Obrigado pelo comentário e seja sempre bem vindo!
Qual a fonte desta tabela?
Muito bom o post, obrigado pelas informações.