Índios interditaram Ferrovia da VALE

Continua depois da publicidade

Índios guajajaras interditaram na manhã desta segunda-feira (22), a ferrovia Carajás, que liga o Maranhão ao Pará. A ferrovia é o principal ponto de escoamento do minério de ferro, extraído na serra de Carajás. A interdição é no trecho da cidade maranhense de Alto Alegre do Pindaré, região central do estado. Segundo o portal G1, a Funai de São Luís informou que ainda não sabe o motivo do protesto dos índios.

Além do transporte de minério, a ferrovia serve também para a viagem de passageiros. A Vale informou que o trem de passageiros que saiu nesta manhã (22) de São Luís, com destino a Parauapebas, no Pará, terá que interromper a viagem na cidade maranhense de Santa Inês e a empresa providenciará transporte para que os passageiros retornem a São Luís.

1 comentário em “Índios interditaram Ferrovia da VALE

  1. EVERALDO PORTELA Responder

    A forma agressiva de ação dos grandes empreendimentos que, na verdade, são sustentáveis apenas do ponto de vista econômico e para si mesmos, está botando o povo, as populações indígenas e as comunidades tradicionais em situação de desespero. A pressão em favor do saque das riquezas naturais está ocorrendo em todas as partes da Amazônia…Certamente não é sem razão que os índios estão tomando esta atitude… Ninguém fica ocupando uma ferrovia a toa… A Vale nos deve muito e ela tem que pagar.
    Quanto maior a organização do povo, maiores as chances de obtermos alguma vitória frente aos gigantes da economia mundial.
    Infelizmente o povo só é ouvido quando toma atitudes como essa. A usura do grande capital está a exigir que o povo tome medidas extremas e radicais. Não preciso nem saber os motivos: estou incondicionalmente do lado dos índios. Considerem como se eu também estivesse lá, com arco e flexa na mão!

Deixe seu comentário

Posts relacionados