Nilson Chaves será a grande atração do IV Buffalo’s Gourmet – Sabores da Amazônia

Inscrições para chefs de cozinha começam nesta quinta-feira, 25. Já tradicional em Parauapebas por valorizar a gastronomia bubalina e divulgar a cultura regional, evento será realizado dee 21 a 26 de novembro na Praça dos Esportes Radicais
Show de Nilson Chaves encerrará o Buffalo's Gourmet

Continua depois da publicidade

Com quase R$ 20 mil em premiação para as melhores comidas preparadas com carne de búfalo e/ou derivados, o IV Buffalo’s Gourmet – Sabores da Amazônia começa, nesta quinta-feira, 25, a inscrever chefs profissionais e amadores para uma disputa pra lá de deliciosa, com pratos que poderão ser degustados pelo público de 21 a 26 de novembro deste ano, na Praça dos Esportes Radicais Wellison Farias Azevedo. O evento tem à frente o produtor cultural Pedro Oliveira, mais conhecido como Pedro Búfalo, proprietário da Queijaria Cosa Nostra.

O produtor cultural Pedro Búfalo promove o Buffalo’s Gourmet

As inscrições vão até o dia 15 de novembro e podem ser feitas pelo site www.buffalosgourmet.com.br, numa promoção da Associação Búfalos de Ferro e Queijaria Cosanostra, que neste ano conseguiram dobrar o valor da premiação e irão apresentar como grande atração o músico paraense Nilson Chaves.

“No ano passado, mais de 50 chefs de cozinha, entre profissionais e amadores daqui da região, do Marajó, Marapanim e de Belém participaram do Buffalo’s Gourmet. Foi um grande sucesso de público e de crítica, o que é muito motivador. No júri, chefs renomados da região e do País, que também ofereceram oficinas para os candidatos se aperfeiçoarem. Para este ano, estamos trabalhando para realizar um evento ainda melhor, para mostrar o grande potencial de Parauapebas no campo da gastronomia, da arte, da cultura e dos negócios”, diz o empresário e produtor cultural Pedro de Oliveira.

O vereador Zacarias Marques é um dos maiores apoiadores do evento

O vereador Zacarias Marques tem sido um dos grandes apoiadores do Buffalo’s Gourmet, com apresentação de emendas parlamentares que fazem a diferença na produção do evento. Para ele, o poder público precisa acreditar em iniciativas do terceiro setor que projetem Parauapebas para fora do Estado.

Para Zacarias, incentivar um evento gastronômico como o Buffalo’s Gourmet é uma forma de valorizar o município e abrir caminhos para sua transformação em rota turística. “Parauapebas é uma cidade que sonhamos, um dia, torná-la também em capital do turismo. Afinal, temos aí a Flona (Floresta Nacional de Carajás) e todas as belezas naturais que o mundo hoje paga caro para ver”, aponta o vereador, que elogia a “sensibilidade” e “ousadia” de Pedro de Oliveira.

De olho no búfalo

Quem for ao IV Buffalo’s Gourmet, ainda poderá participar da Cozinha Show, que foi muito concorrida na edição do ano passado. No espaço, os melhores chefs ensinam as pessoas presentes a cozinhar pratos diferentes e saborosos, que depois de prontos ainda são saboreados pelos participantes.

Entre os profissionais da cozinha, estará André Felipe Mota, de Marabá, já indicado ao prêmio “Garfo de Ouro” como “Chef Revelação” e ao Destaque Gastronômico do Brasil, em 2020 e 2021. Há dez anos no mercado da gastronomia, ele considera o Buffalo’s Gourmet importante por ensinar chefs de outros Estado a trabalhar com a carne bubalina e com o queijo do leite de búfala.

O renomado chef André Felipe Mota estará presente no IV Buffalo’s Gourmet

“Parauapebas está ganhando reconhecimento pela gastronomia não só nacional, mas mundial porque o evento já vem sendo traduzido não só no Pará, não só no Brasil. Hoje, temos chefs que são nossos amigos, do Chile, Peru, Argentina, Portugal, Espanha. E todos eles sempre perguntam sobre o Buffalo’s Gourmet”, conta André Felipe, para informar que neste ano haverá novidades. Ele só não conta qual é. “Eu não vou falar agora e isso vai te deixar mais curioso em participar do Buffalo’s Gourmet”.

Nilson Chaves segue o barco

Esta semana, dias 26 e 27, Nilson Chaves estará no Rio de Janeiro com o show “Segue o Barco”, depois de percorrer São Paulo, Brasília e Rio Branco (AC). Agora também chegou a vez de Parauapebas. Nilson irá encerrar o Buffalo’s Gourmet dia 26 de novembro.

“Pra mim, é um prazer, uma honra ter sido convidado pra fazer esse momento musical dentro desse evento”, diz o autor de músicas famosas, como “Olho de Boto”, “Sabor Açaí”, “Não Vou Sair” e “Toca Tocantins”, além de “Vem pro Peba”. Já foram várias as apresentações de Nilson em Parauapebas. A última vez foi pouco antes da pandemia de covid-19.

Foi um período difícil para um dos músicos mais reverenciados do Pará e que tem orgulho de produzir um material genuinamente amazônico, que atravessou as fronteiras do Brasil. Nilson foi infectado pelo coronavírus em novembro de 2020, chegou a ser internado em UTI, mas venceu a doença. “Agradeço o milagre da vida”, comemorou ele em 8 de novembro do ano passado, ao completar 71 anos de idade. “Tem muita coisa pra fazer e estamos seguindo em frente. Depois dessa recuperação toda, a gente está caminhando”, diz ele. E Nilson segue o barco.

(Divulgação)