O nível do Rio Tocantins atingiu 9,08 metros acima do chamado nível normal fixado pela Defesa Civil. Com isso, o município entra na cota de alerta, mas, por enquanto, nenhuma família foi atingida. Somente quando o nível do rio chegar a 10 metros, o município decreta situação de emergência e as primeiras mil famílias começam a ter que deixar suas casas.
Na segunda-feira (26) o nível do rio estava em 8,71m e a previsão era de que subisse 20 centímetros em 24 horas. Porém, acabou subindo 37cm, praticamente o dobro do que era previsto pela Defesa Civil Municipal, conforme explicou o próprio diretor do órgão, Marcos Andrade, durante entrevista à Imprensa de Marabá.
Chama atenção também o fato de que na sexta-feira passada (23), o nível do Tocantins estava na casa de 7,54m. Ou seja, aumentou 1,54m em apenas quatro dias. Além disso, a previsão é de chuva na região de Imperatriz, no Maranhão, que fica acima de Marabá em relação à correnteza do rio, e todas as chuvas lá acabam refletindo em Marabá, segundo observou Marcos Andrade.
Ainda de acordo com o diretor da Defesa Civil, por enquanto, o órgão está com nove locais que servirão de abrigos para os primeiros atingidos pela cheia, caso as previsões da Defesa Civil se confirmem. Esses locais ficam em pontos estratégicos, nas proximidades de áreas baixas que costumam ser as primeiras impactadas pela cheia.
Segundo ele, a Defesa Civil permanece vigilante e quem estiver com água próximo à residência pode procurar a sede do órgão ou pelos canais nas redes sociais.