Números das exportações: agosto de 2009

Continua depois da publicidade

Foram divulgados hoje (15), os números das exportações dos municípios brasileiros durante o mês de agosto de 2009. O município de Parauapebas exportou US$279.777.759,00 (duzentos e setenta e nove milhões setecentos e setenta e sete mil setecentos e cinquenta e nove dólares ), esse valor é 15,47% menor que os valores exportados pelo município durante o mês de julho de 2009. Permanecendo na quinta colocação quando se fala em exportações.

Compradores

China, Japão, República da Coreia do Sul, Suiça e Alemanha foram os principais compradores do município de Parauapebas que já acumula no período correspondente entre janeiro a agosto de 2009, cerca de 55 bilhões de toneladas de minério de ferro exportadas.

Exportações : Valores acumulados

O valor exportado acumulado no período correspondente entre os meses de janeiro a agosto de 2009, chega a casa dos US$ 2.669.873.132,00 ( dois bilhões, seiscentos e sessenta e nove milhões, oitocentos e setenta e três mil, cento e trinta e dois dólares). Mesmo com a crise que se abateu sobre o mundo, esse valor é 21% superior ao período equivalente de 2008.

Balança Comercial

Em relação à balança comercial, Parauapebas continua sendo o município com o maior saldo do Brasil, seguido pelos municípios de Paranaguá (PR), Itabira (MG), Santos (SP) e Angra dos Reis (RJ). O saldo do município de Parauapebas chegou em agosto a casa dos 2,56 bilhões de dólares em 2009. Isso porque o município é apenas o 112º colocado no item importação, com pouco menos de 110 milhões de dólares importados.

Pará

Ainda no Estado do Pará, destacam-se ainda os municípios de Barcarena (9º), Marabá (47º), Canaã dos Carajás (62º) e  Almeirim, 115º colocado no tocante ao saldo da balança comercial de agosto de 2009.

Análise

Todos esses números demostram na realidade, que estamos em cima de uma terra abençoada por Deus e rica por natureza. É preciso, no entanto, que tenhamos a mente voltada para o futuro, busquemos alternativas a curto prazo para uma segunda via de fonte de renda. Dizem, e esses números diminuem a cada ano, que o Projeto Carajás é sustentável ainda por 200 anos. Há 25 anos, quando aqui cheguei, a duração estimada do Projeto era para 500 anos. Nota-se ai que esses 200 anos deverão ser encurtados. Para que não soframos no futuro, como é notório em outros municípios onde não só a Vale mas outras grandes empresas atuaram e ainda atuam, nossos governantes, em irmanados com a Vale e suas parceiras, precisam diversificar os investimentos.

O atual gestor, ou os futuros gestores, não podem dizer que farão de Parauapebas um grande produtor agrícola. Seria enganar a população. Somos sabedores que o relevo de nosso município não é o ideal para a agricultura. Apesar de termos hoje grande representatividade financeira, no saldo da balança comercial brasileira, temos que pensar em solucionar os problemas do futuro na base do conta-gotas. Explico: não adianta querer ser o maior produtor de mandioca, cana, tomate, peixe, milho, abacaxi, verduras e etc, do Estado, temos sim, que produzir em uma escala onde sejamos pelos menos auto-sustentável.Precisamos ter um comércio forte, uma indústria com mão de obra qualificada, precisamos Investir em uma melhor genética para o nosso rebanho de corte e de leite, buscar trazer para o nosso município empresas que invistam em pessoal, qualificando nossos trabalhadores. Mas esse tema, que é tentador e merece uma discussão a longo prazo, vai ficar pra outro post. Agora é hora de comemorarmos os números apresentados e torcer para que a receita oriunda desses números seja bem aplicada pelo administrador, com obras que beneficiem a população. Mas esse tema também aguardará a sua fez. Parabéns Parauapebas!

1 comentário em “Números das exportações: agosto de 2009

  1. WANTUE Responder

    todo esse potencial e essa nossa riqueza, nao adianta se as pessoas nao tiverem um amadurecimento de mentalidade e criem uma identidade cultural para parauapebas.

Deixe seu comentário

Posts relacionados