O governador Helder Barbalho vai antecipar sua participação histórica na programação do aniversário de 111 anos de emancipação político-administrativa de Marabá, do dia 5 de abril para 2 de abril. Isso porque ele tem uma viagem programação para o exterior ainda esta semana, o que não lhe permite estar presente no tradicional café da manhã e outros eventos que transcorrem na data comemorativa.
A agenda de Helder em Marabá vai ocorrer na terça-feira à tarde, a partir de 14 horas, quando ele terá cinco compromissos oficiais. O primeiro será a abertura da última campanha de vacinação contra a febre aftosa para todo o Estado, que deve ocorrer no Parque de Exposições do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, conhecido que é sede anual da Expoama.
Logo em seguida, o governador vai participar da inauguração da reforma do Hemocentro Regional do Hemopa em Marabá; em seguida, vai para o Hospital Regional Público do Sudeste, onde inaugura a tão aguardada ala oncológica daquela casa de saúde; também fará entrega de benefícios do programa habitacional Sua Casa; e de benefícios do CredCidadão.
O setor de oncologia do Hospital Regional Público do Sudestes é uma das principais cobranças dos coletivos de mulheres nos últimos anos, devido às dificuldades para diagnóstico e tratamento de câncer no município, tendo os pacientes que recorrer a outras cidades, como Belém e Tucuruí.
O novo serviço terá 418 m² de área construída e contará com ambulatório, sala de quimioterapia com 12 poltronas, 20 leitos de internação, além de áreas de convívio e acolhimento humanizado. Quando entregue, o espaço terá a capacidade de realizar cerca de 750 sessões de quimioterapia por mês. Serão 90 profissionais de saúde atuando no setor, que funcionará 24 horas por dia. Segundo o Estado, no tratamento oncológico, o paciente contará com uma equipe multiprofissional com abordagem pautada na humanização.
Mas, as cobranças não vão parar por aqui, mesmo diante da inauguração da ala oncológica, porque as pacientes entendem que estará sendo entregue pela metade, uma vez que o serviço de radioterapia, uma etapa complementar da oncologia, ainda não será entregue pelo governo do Estado.
FEBRE AFTOSA
Com o terceiro maior rebanho bovino do Brasil, Marabá foi a cidade escolhida pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) para a abertura oficial da última campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado. Além do governador Helder Barbalho, o evento contará com a presença do diretor geral da Adepará, Jamir Macedo; produtores rurais da região e autoridades locais.
A campanha vai vacinar bovinos e bubalinos de todas as idades em 144 municípios do Estado.