Não aos paraquedistas!

Continua depois da publicidade

Estamos a 19 dias da eleição. Já é hora de começar a decidir em quem votar no dia 05 de outubro. Escolheremos governador, senador e deputados estadual e federal. Essa é a hora de mostrar nossa representatividade, votando nos candidatos de nossa região.

Nas eleições de 2010, Parauapebas colheu 51.254 votos nominais. Todavia, nossas escolhas não foram bem feitas. Naquela ocasião, o único candidato a deputado federal de Parauapebas foi o ex-vereador Massud (PTB). Ele foi o mais votado na cidade, todavia, com apenas 9.834 votos (19,2%).

Nada menos que 104 candidatos a deputado federal receberam votos em Parauapebas em 2010. Onze deles receberam entre 1.000 e 10.000 votos. Oito destes foram eleitos.

Será que estou sendo maldoso ao dizer que escolhemos mal? Vejamos:

Asdrubal Bentes (9.010), Claudio Puty (6.133), Giovanni Queiroz (5.101), Zequinha Marinho (3.722), Wandenkolk (2.148), Josue Bengston (1.617), Zé Geraldo (1.514), Beto Faro (1.095), Lúcio Vale (1.032) e Nilson Pinto (1.004 votos) foram os eleitos que mais receberam votos em Parauapebas. Me digam, como estes representaram Parauapebas? Que emendas trouxeram para Parauapebas ao longo desses quatro anos? Sem contar os atos políticos, quantas vezes estiveram no município para saber das nossas necessidades?

Pelo menos oito desses bem votados em 2010 são novamente candidatos. Alguns ainda não apareceram por estas bandas para pedir seu voto, talvez por vergonha, mas pode ter certeza que virão. Aí, será a hora de darmos o troco.

Concordo com aqueles que vão alegar ter escolhido os paraquedistas, pois só Massud teve coragem de colocar seu nome. Dessa vez não. Temos alguns candidatos com reais chances se agirmos como agimos na hora de escolher o candidato a deputado estadual.

Nesse quesito a história foi bem diferente.

Apesar de que nada menos que 246 candidatos terem recebido votos em Parauapebas, 81,4% desses votos foram dados aos candidatos locais. Foram 45.526 dos 55.897 votos a algum candidato da cidade. Isso mostra que é possível mostrar aos paraquedistas que não, não queremos ser vistos apenas há 60 dias da eleição.

Temos números reais de eleitores que possibilitaria a eleição de pelo menos quatro candidatos, todavia, acho isso impossível, pois nossos políticos não souberam construir alianças e nossos votos serão pulverizados entre essa grande quantidade de candidatos,  dificultando o êxito eleitoral.

Se não elegermos nenhum deles, mas não optarmos pelos paraquedistas, acredito que mostraremos amadurecimento político e seremos tratados pelos eleitos com mais respeito e dignidade. Faça a sua escolha com sabedoria, não importa quem você vai escolher, escolha um da região.

>

6 comentários em “Não aos paraquedistas!

  1. Eleitor Responder

    Votar em gente que não é daqui só pq mora aqui, não é ajudar a região. Prefiro votar num Paraense de fato, não num que vem aqui pra se aproveitar… em interior tem muito disso, os paraquedistas na realidade são os aproveitadores que lutam contra o Pará.

    • Molotov Responder

      difícil é encontrar alguém realmente natural da nossa região,por aqui tem mais maranhenses do que buraco,pensa num povo pior que grama,todo lugar tem.

  2. Genaldoms Responder

    Caro Zé, exatamente por isso,comentei na época da divisão do Estado que não adianta culpar A, B ou C, da capital, se não forem eleitos políticos comprometidos com a causa, da região, que possam ser cobrados. Não adianta achar que o Governador não gosta da região, se não houver nenhum projeto para aplicação de recursos em Parauapebas, Canaã, etc. Exatamente por isso, vive-se na penúria em uma região tão pujante, por não saber ou não querer escolher quem tenha compromisso com a Região.

    • Michel Responder

      Esquece esta historia de divisão do estado… Isso nunca vai acontecer..
      Vamos eleger políticos da região … Catalão e coutinho as melhores opções.

  3. Senna Responder

    O tema é pertinente. Realmente Parauapebas teria condições de eleger dois deputados estaduais e um federal. A questão é a “divisão interna”, não está visível uma liderança que alavanque a proposta… Os individualistas ou aqueles que querem fortalecer grupos com interesses diversos, escamoteiam os verdadeiros projetos que interessam à região e a PARAUAPEBAS. Muitos candidatos corre-se o risco de não elegermos nenhum do Município.

    • Anônimo Responder

      Cara, concordo plenamente com tudo que você disse! Enquanto muitos ficam fazendo campanhas na tentativa de alavancas nomes pra 2016, continuamos sem representatividade na Assembléia legislativa e na Câmara federal. Se parar pra somar, só a região de Carajás (Parauapebas. Canaã, Curionópolis e Eldorado) teríamos cerca de 200 mil eleitores aptos a votar, onde devem votar uns 170-180mil, o que seria suficiente pra eleger um deputado federal e pelo menos 3-4 deputados estaduais, e olhe lá se a legenda não puxar 5…

Deixe seu comentário

Posts relacionados