O Clube do Remo estreou com pé direito a sua participação no Campeonato Paraense de 2023. Atuando na tarde deste domingo, 5, o Leão Azul recebeu o Independente de Tucuruí, no estádio Evandro Almeida, o Banpará Baenão, e venceu pelo placar de 3 a 1. Os gols foram assinalados pelo meia Soares e pelo atacante Muriqui, duas vezes, enquanto que o meia Flávio Bahia descontou para o time do Galo Elétrico. A partida foi válida pela 1ª rodada do Parazão.
O jogo: Festa no Baenão com a vitória em comemoração dos 118 anos do Leão Azul
Antes da bola rolar a torcida do Clube do Remo, chamada de Fenômeno Azul, fez a festa nas arquibancadas do estádio Baenão em comemoração aos 118 anos de fundação do Leão Azul e além de cantar o hino do clube, os torcedores cantaram os parabéns para o aniversariante do dia.
A arbitragem deu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da covid-19 e ao Rei Pelé, que faleceu no dia 29 de dezembro do ano passado vítima de câncer no cólon. Quem chegou primeiro foi o Independente. Railson cobrou falta da esquerda, a bola passou perigando contra a meta do goleiro Vinícius, que socou a redonda para escanteio. O Remo respondeu na mesma moeda com Soares, que cobrou falta e o goleiro Gauther defendeu bem.
O time de Tucuruí não se intimidou com os mais de 14 mil torcedores do Leão no Baenão e foi para cima. Jeferson recebeu pelo meio e chutou, a bola foi fraca nas mãos de Vinícius. Mas quem marcou foi o Leão. Richard Franco descolou cruzamento rasteiro pela ponta direita, o zagueiro Mimica não cortou e o meia Soares acertou um chute de primeira, no contrapé do goleiro Gauther, aos 14 minutos, para a explosão da torcida no Baenão.
O Remo cresceu no jogo. Após boa troca de passes, Raí chegou batendo para fora, sem perigo. Na segunda tentativa azulina, Richard Franco cruzou da direita para Pablo Roberto acertar um chute de primeira, a bola caprichosamente tocou na trave. De tanto insistir o Leão chegou ao segundo. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Mimica deu um soco no rosto de Diego Guerra dentro da área e o árbitro Marco Almeida não titubeou e marcou pênalti, mostrando cartão vermelho para o defensor do Galo Elétrico.
O atacante Muriqui cobrou com categoria e marcou o segundo gol remista, deslocando o goleiro Gauther, aos 50 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa o Remo cozinhou o jogo. Diego Tavares recebeu na esquerda, se livrou da marcação e chutou forte, o goleiro Gauther salvou para escanteio. Na sequência do escanteio, Anderson Uchôa subiu de cabeça, mas a bola foi fraca nas mãos de Gauther.
O Independente acordou e diminuiu o placar. Lê Santos recebeu pela direita e rolou para o meio da área para Flávio Bahia, que sozinho bateu colocado sem chances para o goleiro Vinícius, aos 20 minutos. O time de Tucuruí teve a chance do empate, quando Magno Ribeiro ficou de frente para o gol, driblou o goleiro Vinícius e chutou para fora. A máxima do futebol de “quem não faz, leva” surgiu pelo Baenão.
Após cobrança de escanteio, Ícaro cabeceou, Otávio não conseguiu cortar e a bola sobrou para o artilheiro do dia, o atacante Muriqui que fuzilou para dentro da meta do goleiro Gauther, aos 34 minutos, assinalando o terceiro do Leão Azul. Placar final: Remo 3 x 1 Independente.
Com a vitória, o Clube do Remo somou os três primeiros pontos dentro do Grupo A do Parazão e se tornou líder logo na primeira rodada. O Leão Azul volta a campo diante do São Francisco no próximo domingo, 12, às 15h30, no estádio municipal de Ipixuna, o Ipixunão, em Ipixuna do Pará.
Por Fábio Relvas / Foto: Samara Miranda (Ascom Remo)