Nesta segunda-feira, dia 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar a data, várias ações educativas ocorreram no município de Marabá, sudeste do Pará, promovidas por diferentes instituições. Escolas promoveram atividades de reflexão, envolvendo estudantes, professores e até mesmo membros da comunidade ao seu redor.
A Escola Municipal Paulo Freire recebeu um evento realizado pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Marabá, em parceria com a Escola do Legislativo de Marabá (ELMAR) e o apoio da prefeitura do município. Foram realizadas duas palestras, além de rodas de conversa, a partir do conceito de “preserve o presente, construa um futuro sustentável”.
As palestras foram ministradas pelos servidores da Secretaria de Meio Ambiente de Marabá, o engenheiro agrônomo Saulo Sandro Pereira e Raianes Bentes, que falaram sobre o “Meio Ambiente com foco nas queimadas”. Também contribuiu a aluna de agronomia Glória Estafeni, elencando os principais problemas e ações que devemos tomar para preservar o meio ambiente.
Diretora da instituição, Andréia Moura relatou que são promovidos projetos pela compreensão e auxílio na preservação do meio ambiente, de modo a melhorar a qualidade de vida.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador Cabo Rodrigo, destacou que outros dois centros educacionais também receberão o evento: as escolas Cristo Rei e Pedro Peres Fontenelle. “A mudança na sociedade passa pela escola,” frisou.
O vereador Márcio do São Félix sustentou que palestras educacionais são sempre transformadoras e de muita importância para a juventude. “Quando se trata de preservar o meio ambiente, todos pensamos em plantar mais árvores. Mas, podemos ajudar, com o simples gesto de cuidarmos dos nossos resíduos sólidos,” afirmou. “Não podemos esperar que o meio ambiente mude se não fizermos alguma coisa. Eu, como cidadão, tenho a obrigação de fazer minha parte”.
No campus da Universidade do Estado do Pará (UEPA), será realizada a terceira edição da Semana do Meio Ambiente, com o tema “Uma só Terra: Somos todos responsáveis”. Composto por uma oficina de compostagem, mesas redondas e palestras de forma presencial, o evento acontece entre os dias 6 e 7 de junho, no miniauditório do Campus VIII.
A programação é direcionada aos discentes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, profissionais da rede pública e privada e toda a comunidade acadêmica marabaense, para discussões conduzidas no âmbito do desenvolvimento sustentável no sudeste do Pará.
A oficina de compostagem, por exemplo, oportuniza conhecimentos práticos sobre a transformação dos resíduos orgânicos em adubo de qualidade, promovendo a redução de resíduos e o cultivo de uma abordagem mais sustentável. Entre as demais atividades em destaque, será realizada a I Feira das Plantas – Uepa Marabá, onde os participantes poderão explorar uma variedade de plantas e conhecer os benefícios de tê-las em seu ambiente com direito a brindes.