No Pará prefeitos afastados pela Justiça continuam no poder

Continua depois da publicidade

Todos os prefeitos de municípios paraenses afastados pela Justiça, sob acusação de fraudes nas últimas eleições, e que recorreram das decisões de juízes de primeira instância, continuam nos cargos. Para isso, valeram-se das brechas da lei e esgotaram todas as possibilidades oferecidas pelo princípio constitucional da ‘ampla defesa’.

Os gestores são acusados da prática de vários crimes e condutas incompatíveis com as de agentes públicos, entre eles crimes eleitorais, captação de sufrágio, improbidade administrativa, formação de quadrilha e enriquecimento ilícito.

Levantamento de O LIBERAL inclui, entre os casos de afastamentos e posteriores reintegrações, os prefeitos dos municípios de Aurora do Pará, Óbidos, Afuá, São Miguel do Guamá, Almeirim, Chaves, Conceição do Araguaia, Bujaru, Tomé-Açu, Jacundá, Aveiro, São Domingos do Capim, São Félix do Xingu, Barcarena, Uruará, Jacundá e Breu Branco, ao todo 17 municípios.

Em alguns municípios, como Itaituba, Rurópolis, São Miguel do Guamá, Ipixuna do Pará, Salinópolis, Santa Luzia, Altamira, Ananindeua e Dom Elizeu, existem processos ainda em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Tribunal de Justiça do Estado (TJE), pedindo afastamento e cassação de registro e diploma dos atuais prefeitos.

Em Almerim, registra-se o único caso em que, até agora, o prefeito cassado, Aracy Bentes, PMDB, permanece fora do cargo. Mas o atual prefeito, José Botelho dos Santos, (PT) corre o risco de ser tirado do cargo pela Justiça, uma vez que o juiz também cassou o registro do terceiro colocado no pleito de 2008

Fonte: Souzel News

8 comentários em “No Pará prefeitos afastados pela Justiça continuam no poder

  1. Juarez Siqueira Lima Responder

    Um feliz eternamente todos os dias para todos os filhos do Pará e cidadãos do mundo… Com total sensibilidade para podermos ter a felicidade de, neste dia de Natal que se aproxima, vivenciarmos uma das melhores características do ser humano, a afetividade.
    Um abraço fraterno.
    Juarez( Paulista ).

  2. edezio canabrava albuquerque Responder

    olá!!!! esse período é muito complicado, pois os candidatos resolvem visitar os municípios de todo o estado, isso é uma pouca vergonha, sou morador de aurora do pará,e nenhum desses caras vieram no município dentro dessses dois anos que antecedera as eleiçõs, agora vem todos com cara de amélia querendo votos,er marcando reunios com os políticos da regão, que costumam pegaar dinheiro em troca de votos, mas o povo está cada vez pior, pois agora só querem votar se lhe derem dinheiro em troca do voto,pois dizem que eles só aparecem nesse período, e não votam mais de graça, poie eles se garantem por quatro anos, e esquecem do povo que o elegeram para defender os direito deles,A justiça tem que ser mais rígida com esses canalhas que só querem emprego de quatro anos. Comentem meu comentário!!!!!!!!1

  3. Pedro Willian Oliveira Santos Responder

    Lamental também a situação de Jacundá-Pa onde a justiça não respeita o cidadão e sempre deixa brechas nos julgamentos sendo que o prefeito realmente eleito já ganhou nos julgamentos do TRE-PA e TSE e ainda não foi emposado por que tem menos dinheiro que o atual prefeito que sempre dá um jeitinho brasileiro para resolver as coisas.

  4. Juarez ( Paulista ) Responder

    Em meados do ano de dois mil estive em São Domingos; queria conhecer está região, aliás, umas das mais ricas em recursos naturais deste imenso Paiz e Planeta, de povo forte, tolerante. ( por essa razão explorados) .
    Para meu livro, acompanhei uma invasão de terras.
    Vivi no seio de famílias humildes, nem por isso são menos inteligentes ou incapazes: na verdade, está ai uma característica humana, não possível de ser adquirida ou melhorada em escolas primárias ou mesmo Universidades.
    Havia escrito em mensagem anterior que, Prefeitos não trabalham sós, dependem dos vereadores aprovar ou não projetos, se vai mal a gestão ( trabalho como qualquer operário tem a executar), existe cooperação e suborno. Entristece, em razão destes cidadãos, nem terem se recuperados ainda, do desastre social provocado por um regime opressor, em razão de interesses de grupos que traziam vantagens para seus chefes em nome do Estado, sem se importarem com quem tivessem que matar; mais uma vez são desconsiderados, desrespeitados e invadidos em seus espaços de ter, conquistar, possuir, participar. Um grande abraço a todos os moradores de São Domingos do Araguaia, dos recém-nascidos ao mais idosos. A história da região está em suas mãos, dêem um final feliz à ela.

  5. Juarez Siqueira Lima Responder

    Lamentável este Blogue ter rejeitado uma postagem onde, expressei minha opinião sobre acontecimentos recentes na cidade de São Domingos do Araguaia. Censura? Receio? Assumo responsabilidades com minha liberdade.

           Juarez.
    
    • Zé Dudu Autor do postResponder

      Não foi moderado nenhum comentário seu sobre São Domingos, meu caro Juarez, talvez tenha aocntecido alguma falha no momento de postar o comentário. Tente de novo.

  6. SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA AGORA!!! Responder

    SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA POPULAÇÃO CLAMA POR DIGNIDADE E RESPEITO…
    São Domingos do Araguaia que fica próxima de Marabá, onde a população vem clamando por dignidade e respeito, pois o prefeito em exercicio Jaime Modesto está se achando o dono da cidade e dono da vida dos moradores de São Domingos. Ele decretou a demissão de 272 funcionários concursados com a desculpa da folha de pagamento estar “inchanda”. Dentre os demitidos estão profissionais da saúde e educação (Médicos, Enfermeiros, Professores, Agentes Comunitário de Saúde, Fisioterapeutas…), e vários outros profissionais, sendo que todos fizeram o concurso, passaram, foram chamados e mais ainda estavam trabalhando a quase 3 anos, para só agora o titulado “Deus e Dono de São Domingos Jaime Modesto”, vir aqui e demitir os profissionais e pais de família sem qualquer consideração e respeito deixando toda população enfurecida… Os sindicatos SINTESP e SINTEPP estão unidos junto com todos os profissionais da saúde e educação entrando assim em greve. As escolas municipais, hospitais e postos de saúde estão fechados… O nosso questionamento é. Porque ele não começou a demissão pelos funcionários contratados? E porque ele continua contratando? Como é que ele demite médico, enfermeiros, téc. de enfermagem sendo que precisa dos profissionais e agora contrata outros profissionais para assumir os cargos? Como é que ele demite Agentes Comunitários de saúde e Agentes de Endemias sendo que o recurso é Federal e não municipal? É ridículo o que esse prefeito vem fazendo com a população de São Domingos sem falar na sua péssima administração que até agora só tem levado São Domingos para um buraco sem fundo, onde em vez de conseguir mais recursos estamos é perdendo recursos pela total incompetência administrativa.
    ESTAMOS AGORA NA LUTA E CLAMANDO PELO “FORA JAIME”.
    ESTAMOS COLETANDO ASSINATURAS ONDE PRECISAMOS DE DEZ MIL ASSINATURAS, ONDE JÁ TEMOS QUASE OITO MIL…
    CONTAMOS COM A JUSTIÇA , PARA QUE SEJA SENSÍVEL À ACLAMAÇÃO DO POVO DE SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA.

Deixe seu comentário

Posts relacionados