No Pará, projetos patrocinados pela Vale inserem mais de 12 mil pessoas na prática esportiva

Projetos esportivos podem solicitar patrocínios da Vale até 30 de setembro

Continua depois da publicidade

Em Marabá, desde 2022, uma iniciativa está transformando a vida de crianças por meio do atletismo e de outras modalidades, como a natação. Com foco na inclusão social e no desenvolvimento pessoal, o projeto “Correndo para vencer”, criado pelo Instituto Edson Luciano e patrocinado pela Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, não só revela novos talentos, mas também promove disciplina, saúde e autoconfiança, traçando caminhos de esperança para a população de Marabá.

“Atendemos diretamente 80 crianças e pré-adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos. Indiretamente, também apoiamos suas famílias por meio de avaliações socioeconômicas que ajudam na formulação de políticas públicas e na implementação de futuras ações sociais dentro do projeto”, explica o coordenador da iniciativa, Ronaldo Dias.

Com aulas executadas três vezes na semana, o projeto acontece no núcleo Nova Marabá. Karolina Barboza, de 15 anos, participa das aulas do “Correndo para vencer” desde o começo. O projeto, além da saúde, já proporcionou uma boa visão do que a jovem quer para o futuro.

“Me interessei bastante pelo esporte e decidi começar há dois anos. No início foi difícil, mas, com a ajuda dos professores, me adaptei e hoje já participo de competições. Notei que melhorei muito a respiração, a velocidade e até a socialização, porque fiz muitos amigos. Acho o projeto muito bom e muito incentivador, vem nos ajudando bastante e é um orgulho ver os meus colegas se desenvolvendo também. Meu plano é, no futuro, ser uma atleta profissional e levar para sempre o nome do nosso projeto, pois foi por ele que eu comecei e hoje estou onde estou, chegando nas competições”, comenta a atleta da modalidade corrida.

Atualmente, 53 iniciativas esportivas são patrocinadas pela Vale no Pará, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte, em Belém e nos municípios onde a empresa atua. Somadas, elas beneficiam mais de 12 mil paraenses, em especial jovens e crianças que participam de aulas gratuitas de futebol, atletismo, vôlei, tênis e outras modalidades.

 “Nosso objetivo é democratizar o acesso ao esporte e transformar a vida das pessoas, em especial nas regiões onde atuamos e no sudeste do Pará, com esta potente ferramenta de inclusão social”, comenta Pamella De-Cnop, diretora da Fundação Vale.

Inscrições abertas para novos projetos

A Vale está em busca de novos projetos esportivos no Pará para patrocinar em 2025, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A empresa prioriza ações voltadas para inclusão social em Belém e nos municípios onde atua.

Para solicitar patrocínio, os projetos devem estar inscritos na plataforma do Ministério do Esporte e ser enviados pelo site: http://patrocinio.valeglobalcomm.com até dia 30 de setembro.

No último ano, a Vale foi a empresa que mais direcionou recursos pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte, sendo reconhecida com a comenda Incentivadores do Esporte, pela comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, em Brasília. Ao todo, são mais de 400 iniciativas que alcançam aproximadamente 100 mil pessoas.

(Ascom Vale)