A Colossus Mineração informa a sociedade que as forças policiais do Estado do Pará inibiram a tentativa de invasão ao projeto Serra Pelada Companhia de Desenvolvimento Mineral, ocorrida em Curionópolis (PA) neste domingo por volta de 15h.
A maioria dos manifestantes é de não residentes na comunidade de Serra Pelada e afastou-se do local do protesto. Até as 18h deste domingo, informações locais indicavam que não há um ponto de concentração dos manifestantes. Não há registro de vítimas.
A tentativa de invasão, anunciada de forma pública antecipadamente e fortalecida em audiência no último dia 16 de agosto, teve apoio parlamentar dos deputados federais Arnaldo Jordy (PPS) e Wandenkolk Gonçalves (PMDB). A organização foi feita por grupos garimpeiros não reconhecidos pela Justiça do Pará como dirigentes da cooperativa sócia do projeto.
É impraticável haver diálogo sob coação. A Colossus considera este formato de mobilização violenta como irresponsável, que em absolutamente nada contribui para um futuro de paz duradoura em Serra Pelada.
O projeto SPCDM alcançou 85% das obras de implantação, um investimento de R$ 600 milhões que emprega 1.500 profissionais diretos e indiretos – sendo 65% residentes de Serra Pelada.
Forças policiais permanecem no local para devolver segurança à vila de Serra Pelada.
9 comentários em “Nota da Colossus Mineração sobre a manifestação ocorrida neste domingo em Serra Pelada”
CUIDADOS. ELES SÃO VERMELHOS. PETRALHAS PUROS. DESGRAÇA DO BRASIL.
a urubuzada canadense quer a todo custo tomar o que é dos garimpeiros
como podem ser tao desumanos ladroes safados , sei que o SENHOR faz justiça e eu sei que ainda verei todos caindos e quanto aos garimpeiros eles vencerão. e nenhum deles querem viver como jagunços não, simplismentes querem o que lhe é de direito viu seu cauan pire safado, desumano, vc tem que ficar calado seu idiota
Esse projeto sempre teve uma núvem escura por trás. Informações contraditórias e pouca transparência. A Colossus “não é flor que se cheire”!!!
O povo de Serra Pelada não vive como jagunços, vc está generalizando, se me permite discordar. Como este blog é democrático e podemos divergir das opinioes apresentadas, talvez devesse conhecer melhor os meandros de como as coisas estão acontecendo, e como aconteceram. Só espero justiça a todos, Tanto à empresa quanto aos garimpeiros.
É impressionante como a ignorância gera comentários absurdos! Serra Pelada deu um salto em seu desenvolvimento e qualidade de vida. Falta muita coisa é óbvio, mas a população jovem está se qualificando com cursos administrados na própria comunidade; restaurantes, farmácias e comércio tentando se adequar as leis da VISA e isso gera melhor qualidade de vida. É um povo guerreiro que merece respeito. Que fez história e continua fazendo. Vou a trabalho eventualmente e vejo essas melhorias e sinto-me honrado em “viver” esse capítulo da história de Serra Pelada. Sinto-me honrado em poder escrever um ou dois parágrafos dessa Odisséia e fazer parte dela. E você o que está fazendo?
O que realmente esse povo da Serra Pelada quer? Viver como jagunços, querem explorar as riquezas minerais que são da nação, e não só de meia duzia de selvagens que vivem lá. Pelo que vemos, querem viver como antes, o “formigueiro” Esse povo tem que entender que a Colossus será a grande chance daquela pocilga chamada serra pelada se modernizar, mas não, preferem a brutalidade e a violência.
É da nação com uma empresa canadense explorando a riqueza da nação vc é complicado moço vc defende a riqueza do nosso povo entregado de mão beijada para os gringos ta doido sô.
Esses 65% dos funcionarios que moram na serra pelada só trabalha quem eles querem minha familia mora là e nao trabalham por que so trabalha quem baba eles…
injustiça…..
TA MEIO ESCURO ESSAS PREVISOES DE INICIO DE PRODUCAO …ERA PRA SER EM JULHO OU AGOSTO..E AGORA QUAL E A NOVA. DATA DESSE DE INICIO DA PRODUCAO ?