A professora Francisca Ciza Pinheiro, diretora da Escola Estadual Eduardo Angelim, envia nota e pede publicação do texto abaixo onde se defende da nota lida pelo primeiro secretário da Câmara, ver. Odilon Rocha. Confira o que diz a diretora em relação as queixas dos professores manifestadas na nota lida pelo vereador:
“Eu, Francisca Ciza Pinheiro Martins, professora efetiva do Estado do Pará, formada em Filosofia e pós-graduada em Administração Escolar, atualmente diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Eduardo Angelim – Escola Sede de Parauapebas, venho por meio desta Carta Aberta, fazer alguns esclarecimentos em resposta à carta lida pelo 1º secretário da Câmara Legislativa, vereador Odilon Rocha, na ultima sessão desta Casa de Leis, sobre a situação da Educação na rede estadual de Ensino:
– Com relação a Educação Publica do Estado do Pará, que é conseqüência de anos de descaso e falta de investimento, não tenho poder para resolver todos os problemas, mas estarei disposta a buscar alternativas para superá-los;
– Não houve destituição ou exoneração dos diretores atuais da Escola Estadual João Prudêncio de Brito;
– Havia uma vaga ociosa para Vice-direção desta escola e por isso foi nomeado o Professor Emmanoel Augusto Melo Batista;
– O diretor atual acumula dois cargos comissionados: Diretor da Escola Municipal Cecília Meireles e Diretor da Escola Estadual João Prudêncio de Brito, o que a legislação vigente não permite.
Os Artigos 162 e 163 da Lei 5.810 / 94 (Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos do Estado do Pará) tratam da acumulação remunerada de cargos públicos. Segundo o Parágrafo Único do Artigo 163 “O servidor não poderá exercer mais de um cargo em comissão”;
Assumi a gestão da Escola Sede em março deste ano, não era de minha responsabilidade gerir as escolas nem os anexos, muito menos resolver pendências relacionadas aos diplomas dos alunos concluintes, no período entre 2006 e 2010;
Gostaria de dizer também que assumi a direção da Escola Sede de Parauapebas, com a responsabilidade e o compromisso de buscar, com as Escolas Estaduais, a melhoria da qualidade do Ensino Médio em nosso município.
Neste sentido, me coloco à disposição desta Casa de Leis, dos professores e alunos da Escola João Prudêncio de Brito para esclarecer qualquer assunto relacionado às Escolas Estaduais de Parauapebas.
Por fim deixo um breve conceito de gestão democrática “A gestão escolar numa perspectiva participativa democrática deve promover formas de desenvolver formas de desenvolvimento, comprometimento e participação das pessoas que nela atuam. Devemos lembrar que gestão democrática não se resume apenas em eleição ou escolha democrática do diretor. É preciso muito mais que isso. Depende de certos valores substanciais como ética, solidariedade, equidade e compromisso.”(Vitor Paro)
Certa de que esta Casa de Leis é preocupada em manter o compromisso com a veracidade das informações obtidas é que agradeço o direito à resposta.
Atenciosamente,
Francisca Ciza Martins
Diretora Escola Sede
15 comentários em “Nota da diretora da Escola Estadual Eduardo Angelim rebatendo queixas dos professores”
A Cisa tá certinha !
se ela não ocupava o cargo entre 2006 e 2010, não tem nada que correr atrás,.; aaaaa só um comentario, parabéns a ela, que foi a Belem,.; e falou da necessidade de mais escolas, em parauapebas, segundo informações,.; ela teve respostas, e muito boas! espero saber em breve quais são elas!
resposta de merda de anexos, né? isso la é uma resposta boa? mais um descasso e retrocesso
Acredito que um dos problemas neste municipio é que as pessoas saem repetindo o que ouvem e nao se preocupam em verificar os fatos. Quem é morador desta cidade há mais tempo e acompanhou o seu crescimento, tem consciencia da real situação da escola Joao Prudencio e do descaso que a direção atual tem em relaçao ao cumprimento dos seus deveres, pois nem resolver a questao dos diplomas (entre 2006 e 2010) dos alunos conseguiu, e por causa disso muitos alunos estão sendo prejudicados, como é meu caso. Vão deixar eu perder meu emprego para resolver a minha situação?
A Sra. Francisca está correta, se é lei: cumpra-se. Agora o morto de fome que está ocupando ilegalmente o cargo de vice diretor deve fazer uma escolha entre os cargos comissionados que ocupa e solicitar a exoneração de uma deles. É simples.
Mas parece bem mais fácil jogar a culpa nos outros e tentar manipular os estudantes, que devem ter ficado penalizados com a situação embaraçosa do morto de fome, não é mesmo .
DEMOCRACIA?????
OLHA.; SE A LESGILAÇÃO NÃO PERMITE A OCUPAÇÃO DE MAIS DE UM CARGO POR COMISSÃO, A SENHORA CISA NÃO ESTÁ SENDO NADA, FORA DA DEMOCRACIA!!! E SIM PROCURANDO DEMOCRATIZAR O QUE OS 4 ANOS DE GOVERNO ANTERIOR NÃO DEMOCRATIZOU!!!!! CONCORDO PLENAMENTE COM O COMENTARIO ACIMA,,, .,; OS PETITAS NÃO DEVERIAM ESTAR FALANDO DE DEMOCRACIA, AFINAL ANTIDEMOCRÁTICO É, ESTá CULPANDO UMA PESSOA DE NÃO REALIZAR AS ASSINATURAS DE DIPLOMAS DE CONCLUENTES ENTRE 2006 A 2010!!! ONDE SUA FUNÇÃO ERA OUTRA, FORA DO GOVERNO QUE QUE NADA FEZ NEM PELA SAÚDE E MUITO MENOS PELA EDUCAÇÃO! ESPERAMOS QUE A CLASSE, PROCURE RECORRER E BRIGAR POR SEUS DIREITOS, DE UMA FORMA “DEMOCRATICA”, E NÃO POR ENTERESSES POLITICOS!!!!! E PARTIDARIOS!!!
Petista em Parauapebas falar de perseguição é brincadeira né zé?
O processo eleitoral para a escolha de diretores e vice-diretores deve continuar. Foi um avanço importante na democratização das escolas. A participação de professores, alunos e da comunidade nesse processo é o que se tem de mais belo na democracia. Por que acabar com as eleições de escolha de diretores nas escolas estaduais??? Quem pode impedir se é uma vontade da comunidade escolar e civil; o jatene pode impedir,? os caciques de Parauapebas, a diretora sede? Na escola João Prudencio de Brito os diretores eleitos organizaram o processo para a regularização da escola que vem se protelando desde 2002. Parabéns alunos pela a manifestação que fizeram.
Nos demos total apoio aos alunos do João prudencio sim por que é um absurdo derubar diretores democraticamentes eleitos não aceitaremos mais isso
Baixo a ditadura os estudantes no poder.
Quanto mentira sou aluna do João Prudencio de brito e vi a falta de respeito que essa gestorazinha teve com o Professor Carlos e A professora Geneuci fato é que nos exigimos que ela de fora da Gestão sede e quando o periodo das eleições diretas passar eu tenho certeza que ela vai se sentir a verdadeira secretaria estadual de educação so que ela não é nos alunos não permitiremos que isso aconteça nem que pra isso seje preciso chamar o pessoal de todas as escolas e fazer uma manifestação em frente a escola sede e nos estamos pronto pra isso pois agora nos temos uma entidade pra nos socorrer.
Fato !
A è então ta ne depois que os alunos da escola joão prudencio foi as ruas exige a saida dela da direção sede e virou um verdadeiro escandalo os alunos da escola fecharam as ruas em repudio a ação desenfreiada desa bendita diretora sede ela agora mudou o discurso so que nos professores não deixaremos que as escolas que fizeram eleição direta sejam moeda de troca partidaria.
Filósofa Francisca Cisa, a sua carta não esclareceu nada. Sou dessa comunidade e pude perceber que o que você fez foi um ato de VINGANÇA, porque perdeu as eleições. Por que você não empossou vice-diretores em outras escolas onde houve eleições??
Você realmente parou no tempo, não vivemos mais o velho coronelismos ou ditatura militar. Como falar da carga horária do atual diretor se a carta aberta a população dizia que você trabalhava 100h a noite e recebia por 200h.
Aprenda algumas lições com o que houve nas eleições no ano passado. O povo acordou e não aceita mais certas MENTIRAS, PROMESSAS, CORRUPÇÃO, ARBITRARIEDADE E NEPOTISMO NOS SETORES PÚBLICOS. Veja o caso das velhas raposas que pelo voto do povo ficaram de fora da disputa eleitoral.
Abaixo a VINGANÇA E A DITADURA, queremos melhor qualidade na educação, SERIEDADE, COMPROMISSO, VALORIZAÇÃO E RESPEITO AOS ALUNOS. Pega leve, seja racional senão vai voltar para sala de aula quente, sem ventilador e sem……………….??????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bem acho que a professora Ciza tem todo o direito de se defedender das acusações que foram feitas contra ela mais tem uma uma coisa que eu quero deixar bem Claro nos estudantes não aceitaremos nenhuma intervenção nas escolas que realizaram o processo eleitoral e tão pouco deixaremos de lutar pela realização de novas eleições nos colegios que as realizaram em 2010 essa e a posição da UBES AQui no municipio para melhores esclarecimentos procure na escola sede da UBES EScola Estadual Marluce Massariol.
Dona Francisca Ciza a senhora poderia assistir o jornal Nacional, lá, está semana tem matéria sobre como melhorar a educação escolar, que parece ser um problema muito grande na cidade tanto pelo lado do Estado como pelo lado do Municipio.
Ciza, você perdeu um grande momento de ficar calada, sua resposta não esclarece em nada as acusações das quais você tenta se defender, você parou no tempo e tá fazendo cagada, não dá para agir como você agiu em tempos atrás, os tempos são outros. Assim você só coloca ainda mais seus padrinhos e a política que querem fazer para derrubar o PT. Saiba que cargos passam, duram no máximo 4 anos, do modo como está fazendo. Porque não esperou terminar o mandato do dito diretor e então fazia a sua farra política? Será porque você perdeu as eleições das quais agora diz ser ilegal? Agora aguenta as consequencia! Não seje burra mais uma vez, não dá mais para sacar contra cheque de professores na boca do caixa. Aproveite as orientações que lhe deram sobre a carta aberta e a sitação que fez e evolua na atitudes a eduacação estadual já está muito sucatiada, não dá mais para tulerar mais um sucateamento nas idéias eduativas, que nada mais são do que tentativas de retorno a ditadura… Abaixo a ditadura, viva a democracia.
Os votos na comunidade João Prudêncio seus padrinhos políticos não irão mais ver, isso eu tenho a certeza.
todos pela educação ou todos pela remuneração?