Em relação ao Novo Sistema de Transporte Público implantado no último dia 19 de maio de 2015, a Prefeitura esclarece que:
A execução do serviço está sendo realizada pela Central das Cooperativas do Transporte Público de Parauapebas, portanto, cabe à mesma a prestação de um bom serviço à comunidade.
É de responsabilidade da Prefeitura a sugestão das rotas, fixação do valor da tarifa e fiscalização do serviço por meio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT). Caso a população queira registrar alguma crítica, denúncia ou sugestões deverá entrar em contato pelo telefone 3346-4644, ramal 210, no Setor de Transportes.
Durante as primeiras 24 horas de funcionamento do Novo Sistema, tanto a Prefeitura quanto a Central detectaram que para melhor atendimento dos moradores do Bairro Jardim Tropical, as linhas que atendem o Bairro passam a circular até o Cidade Nova. O atendimento também foi reforçado para os moradores do Complexo Altamira.
A linha VS10 também compreenderá o Bairro Cidade Nova e atenderá os moradores dos bairros Bela Vista e Nova Vida. A partir desta quarta-feira, 20, os micro ônibus passam a contar com uma identificação das rotas nas laterais, facilitando as informações das linhas aos usuários.
A Central ressalta que o Sistema da Bilhetagem Eletrônica está em fase de implantação, portanto, para possíveis restituições (nos casos em que forem cobradas 2 passagens numa única viagem de ida de um único passageiro) os referidos créditos serão feitos automaticamente pelo Sistema.
O benefício de translado em que o usuário paga apenas a passagem de ida é válido somente com o bilhete eletrônico; caso o passageiro utilize o percurso em sentido contrário, será cobrado um novo valor.
O DMTT, juntamente com a Central de Transportes, está empenhado em normalizar, o quanto antes, as alterações feitas para tornar o trânsito de Parauapebas mais seguro e tranquilo.