Nota de esclarecimento – Acidente na Estrada do Manganês

Continua depois da publicidade

A Vale lamenta informar que hoje, por volta de 00h40, uma árvore, ao cair, atingiu um ônibus que transportava empregados na Estrada do Manganês. O acidente aconteceu no Km 17 da rodovia, que dá acesso à Mina do Azul, na Serra dos Carajás, município de Parauapebas, Pará. No momento da ocorrência chovia muito forte.

O acidente deixou um morto e 10 feridos. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Segurança Empresarial da Vale trabalham no local. As vítimas já foram encaminhadas para atendimento no Hospital Yutaka Takeda, no núcleo urbano de Carajás.

A Vale lamenta profundamente o ocorrido e informa que está prestando toda a assistência necessária aos empregados e seus familiares.

Assessoria de Imprensa

Atualização às 15:25 horas
A Assessoria da Vale informou em nova nota que 3 funcionários foram mortos no acidente e outros nove ficaram feridos. Sem divulgar os nomes, segundo explicado em virtude da falta de autorização das famílias, a nota esclarece que o acidente aconteceu aos 40 minutos desta sexta-feira e que imediatamente as equipes de socorro se deslocaram para o local, todavia o procedimento de resgate só foi concluído pela manhã em virtude do acesso e do tamanho da árvore.

Extra-oficialmente, segundo informou alguns funcionários da empresa, morreram José Lima Marinho, cujo corpo será levado para Milagres-Ma, onde moram os pais; Celso Barbosa, de Tucuruí; e um outro de apelido Chicão.Acidente Especulava-se que teria sido uma castanheira que caíra em cima do ônibus, que levava 12 funcionários. Todavia, pela foto, é uma sumaúma, árvore que pode chegar a 40 metros de altura e muito usada na fabricação de compensado.

acidente 2

Segundo a Vale, alguns funcionários tiveram apenas escoriações leves e já estão em suas residências. Ainda segundo a assessoria, existe certa dificuldade na confirmação das informações devido ao local onde o acidente aconteceu. A Vale disponibilizou aeronave, que aguarda no aeroporto de Carajás, caso haja a necessidade de remover algum dos acidentados.

Atualização às 17:20 horas
Comunicado interno distribuído aos funcionários agora a tarde por uma empreiteira da Vale afirma que o funcionário Celso Barbosa da Silva faleceu no local do acidente e que Francisco Barros Soares e José Lima Marinho foram levados ao Hospital Yutaka Takeda mas não resistiram aos ferimentos. A Vale informa ainda que dos nove acidentados, sete já receberam alta e dois foram removidos para Belo Horizonte em aeronave da mineradora.

102 comentários em “Nota de esclarecimento – Acidente na Estrada do Manganês

  1. Jozival Alves Responder

    Srs, eu conheci os três trabalhadore que tiveram este triste fim, e lhes digo que ninguem imaginaria que a jornada deles aqui na terra séria interrompida desta maneira, mas acredito que o destino de cada um de nós ja está traçado. De quem é a culpa?
    Pergunta bem pertinente…
    Acredito eu que desde o ventre de nossas mães lutamos por sobrevivência, se muitos tivessem escolha não estariam expostos a esses riscos diários, mas como Viver e sinal de sobreviver que Deus nos proteja nas nossas jornadas diárias. Quanto aos que falam sobre questionamentos sobre Segurança, a Natureza e imprevisivel… lembre-se terremoto tsuname e outros, evita-los seria também otima idéia.

    Celson, Marinho,Chicão

    Deus os levou para o seu lado.

    Vcs Jamais serão esquecidos………..

  2. ARTHUR MAXWELL Responder

    É REALMENTE QUE TODOS DESCANSEM EM PAZ. MEU TIO FOI VITIMA DESTA NEGLIGENTE EMPRESA QUE TRATA SEUS FUNCIONÁRIOS COMO PEÇAS QUE PODEM SER SUBSTITUIDAS A QUALQUER MOMENTO É INACEITAVEL QUE UM ACIDENTE QUE ACONTECEU POR VOLTA DA MEIA NOITE MEU TIO SÓ TENHA SIDO TIRADO DAS FERRAGENS AS 09 HORAS, SENDO QUE O MESMO APENAS TEVE UMA FRATURA NA PERNA DIREITA QUE SANGROU ATÉ SUA MORTE É LAMENTÁVEL QUE UMA SIMPLES FRATURA TENHA O LAVADO A OBITO. MAIS DEPOIS QUE MEU TIO ESTAVA SENDO AGUARDADO EM MIALGRES A GRNADE MULTINACIONAL VALE DO RIO DOCE ENVIOU UM DE SEUS DIRETORES E OUTRO FUNCIONÁRIO QUE VIERAM COM TODA UMA ESTÓRIA BEM ENSAIADA QUE ELES FIZERAM TUDO QUE FOI POSSIVEL PARA TIRAR MEU TIO COM VIDA, E HOJE SABEMOS A REALIDADE QUE A VALE ENVIOU AO LOCAL UM MOTOSERRA SEM COMBUSTIVEL E QUE HOUVE VÁRIOS TELEFONEMAS PARA QUE FOSSE ENVIADO O SOCORRO. COMO PODE UMA EMPRESA DESTE POSTE NÃO TER SUPORTE PARA TIRAR UMA ARVORE. SENDO QUE A MESMA TEM MÁQUINAS QUE LEVAM VÁRIAS TONELADAS. OUTRO DETALHE MEU TIO JOSÉ MARINHO FOI UM GUERREIRO FICOU CONVERSANDO ATÉ 07 DIZENDO QUE NÃO IRIA MORRER POIS O MESMO TM 3 FILHOS PARA CRIAR E NADA FOI FEITO. AGORA A EMPRESA CHAMA SUA ESPOSA E VAI DAR UMA INDENIZAÇÃO TENTANDO COMPRAR O SILÊNCIO MAIS ISTO NÃO VAI CALAR. TEMOS QUE SOLICITAR UMA REAL MUDANÇA NA VALE PARA QUE OUTRAS VIDAS NÃO SEJAM PERDIDAS.
    VALEU TIO JOSÉ LIMA MARINHO O SENHOR DEIXOU E FEZ HISTÓRIA. TE AMO MUITO

  3. Maria Alencar Responder

    Eu não sei se existem culpados para serem julgados por nós nesta fatalidade, eu sei que Deus tem planos para cada um de nós, que jamais deixará impune àqueles que de fato forem os culpados. Diante dessa grande dor que nossa família passa agora, queremos que todos rezem para que possamos superar esta perca, pois meu irmão Chicão com era conhecido por vocês, Chiquinho para nós, era uma pessoa muito especial, muito amado por todos nós, amava o seu trabalho, dedicou sua vida a esta empresa. A sua passagem nesta vida foi curta, pois os seus planos foram interrompidos de forma tão trágica, mas eu sei que Deus tem planos melhores para ele pois se o Chamou repentinamente para se apresentar na sua Presença, foi porque já era a sua hora, com certeza está melhor do que todos nós, todo o seu sofrimento vividos antes de sua morte foram grande prova de amor a Deus, pois sua dores não mais existirão, não terá mais preocupações, pois a vida plena lhe foi concedida ao lado de Deus, que o Senhor possa abençoar e consolar todos vós que sofreram com perda deste guerreiros de Deus, hoje ele são operários em outro VALE, ou seja, no PARAISO que Deus preparou para cada um de nós, ” … pois a vida dos justos está nas mãos de Deus, nenhum tormento os atingirá, aos olhos dos insensatos parem morrer, mas eles estão em paz…”. Que Deus os abençôe!

  4. Carajás/ Parauapebas Responder

    De todos os comentários que li, nenhum mais emocionante e marcante do que escrito por esse distinto senhor ‘Essa noticia acima é a pura VERDADE… eu estva no onibus e vi meus 3 amigos morrendo aos pouco. Estou revoltado com essa situaçao,meus amigos Marinho e Chicão morreram por falta de atendimento e emplorando por tudo para não deixar eles morrerem,e o outro fucionario o (Valinho) que madaram para BH não esta bem. teve a perna amputada e esta não UTI muito GRAVE. O motorista tambem esta mal. Nao entendo a VALE quer fica escondendo a VERDADE”…. Nada mais precisa ser dito!! A não ser que os dirigentes da Vale, precisam se humanizar, se colocar no lugar do outro…. Onde estavam os engenheiros ambientais, os fiscais do Ibama, ou sei lá quem é o irresponsavel que monitora essas árvores. Porque a VALE monitora até a alma de quem mora e ou precisa estar ou passar na Serra dos Carajás. Monitoram seu lixo, monitoram seu filho, monitoram seu limite de velocidade, monitoram tudo!! E porque não monitoram as árvores milenares, que estão a acenar que são uma tragédia anunciada??
    Eu particurlamente não conhecia as vítimas, mais é de partir o coração, saber que isso poderia ter sido evitado!!! Não é apenas a queda da árvore, é o relato marcante de chocante de uma das pessoas que estava no acidente, onde ele descreve que os amigos agonizavam e pediam para serem ajudados…. Que empresa é essa?? Que não oferece socorros de primeiro mundo para seu preciososo, valiosos, valorosos funcionários? Que empresa que valoriza tanto a vida, que alguns dias antes demite um grupo de funcionários por que estes não estavam utilizandos os equipamentos de segurança adequados e dias após, permite, que três de seus nobres funcionários, pais de família, pessoas idôneas, agonizem, implorem e desfaleçam

  5. Nome (obrigatório) Responder

    com todo respeito os meus sentimentos aos familiares parentes das vitimas,mas esse texto de cima diz tudo confirma o que eu mencionei no inicio a para a vale o importante é o lucro então fica o alerta: funcionário da produção ou seja da operação tem um valor, de engenheiro acima tem outro valor bem diferente, que na minha visão teria que ser o mais valorizado,no entanto muitos vestem a camisa e anda como se fosse um troféu, cuidado calcem as sandalias da umildade.

  6. Nome (obrigatório) Responder

    È simplesmente lamentavel… Nós que somos funcionarios VALE estamos de luto…Isso é a resposta de Deus aos homens, eles estão simplesmente pensando em produção e deixando de lado o que é mais importante… seus FUNCIONARIOS. E ainda tem a coragem de anunciar em palestras que vidas são prioridades…valorizem,respeitem.. Merecemos melhores condições de seguranças senhores gestores.

  7. Diana Bendelack Responder

    E lamentável o que aconteceu. Sinto muito pelos os familiares que tiveram essa grande perda e para nos os amigos.
    Francisco Barros Soares um grande amigo,estamos de luto com a perda do nosso amigo CHICÃO.
    E muito triste saber q uma pessoa tão querida se foi assim de forma tão tragica.

    Diana Bendelack

  8. Nome (obrigatório) Responder

    Essa noticia acima é a pura VERDADE… eu estva no onibus e vi meus 3 amigos morrendo aos pouco. Estou revoltado com essa situaçao,meus amigos Marinho e Chicão morreram por falta de atendimento e emplorando por tudo para não deixar eles morrerem,e o outro fucionario o (Valinho) que madaram para BH não esta bem. teve a perna amputada e esta não UTI muito GRAVE. O motorista tambem esta mal. Nao entendo a VALE quer fica escondendo a VERDADE.

  9. Nome (obrigatório) Responder

    Mais um acidente em Carajás – três vítimas
    31/03/2012

    A Vale informou que no dia 30 de março uma árvore, ao cair, atingiu um ônibus que transportava empregados na Estrada do Manganês. O acidente deixou três mortos e nove feridos; aconteceu no Km 17 da rodovia que dá acesso à Mina do Azul, na Serra dos Carajás, município de Parauapebas, Pará. Fortes críticas da Associação dos Trabalhadores Vitimados por Doenças no Trabalho (Parauapebas).

    Um acidente anunciado
    A “transnacional vale”, vende uma imagem maquiada pela hipocrisia, à sociedade, de ser uma empresa que se preocupa com o meio ambiente. Então vejamos:

    A empresa que deixa árvores beirando o limite do asfalto das estradas (estrada sem acostamento) sob sua responsabilidade, com o discurso hipócrita de preservação da natureza. Árvores essas que ficam jogando em balanço a vida de seus trabalhadores. É a mesma empresa que, sob os olhares inoperantes e omissos do IBAMA e CMBIO, corta indiscriminadamente, centenas de metros cúbicos de madeira nos locais que interessam à exploração de minérios.

    Esse acidente, que ocorreu hoje na estrada do Manganês, é fruto desta política hipócrita, que tem como lógica, só e somente só, o lucro, em detrimento ao meio ambiente e ao ser humano.

    Essa empresa que prega um discurso ambientalista demagógico, é a mesma que contamina os rios de nossa região. Veja a situação do Gelado, Geladinho e outros…

    Um descaso com a vida do trabalhador
    A estrada de acesso a “mina de manganês”, fica em torno de 25 km da corporação do corpo de bombeiros da empresa, e há 39 Km do Hospital localizado no Núcleo Urbano de Carajás.

    Negligência no atendimento às vítimas
    O acidente ocorreu, segundo nota da própria empresa às 00:40 e os acidentados, chegaram ao Hospital Yutaka Takeda, no Núcleo Urbano de Carajás, somente em torno das 09:00 às 10:00 Hs. Ou seja, as vítimas, ficaram agonizando por socorro que nunca chegava, em torno de 08:00Hs.

    Negligência e incompetência da Gerência da Vale Carajás
    Segundo informações de trabalhadores que estavam no ônibus acidentado, quando o socorro chegou, não tinham equipamentos adequados para resgatar os feridos mais graves, que estavam presos sob as ferragens. Os bombeiros da empresa não tinham “motosserra” e quando conseguiram faltou combustível no momento. O guindaste que levaram às 03:00 Hs para erguer a arvore, era subdimensionado em relação a capacidade de levantar o peso da árvore.

    Segundo informação de companheiros de serviço que estavam no local do acidente, as vítimas fatais, até às 07:00Hs, conversavam normalmente.
    Quando chegaram, tardiamente no Hospital, após 08:00Hs do acontecido, ainda deixaram cair da maca, o empregado Francisco (Chicão).

    A morte desses trabalhadores, Francisco, José Marinho e Celso, foi fruto de uma sequencia de negligência e irresponsabilidade da gerência da “vale” em Carajás.

    Uma falta de respeito com as vítimas
    Se não bastassem as horas de agonia, à espera de socorro que nunca chagava. Os corpos desses trabalhadores foram levados a uma funerária em Parauapebas, sem nenhum acompanhamento de algum representante da empresa, como assistente social ou coisa parecida. Foram colocados, um em cima do outro, como lixo, dentro de um saco preto. Onde nesse momento, houve uma revolta dos companheiros que pediram mais respeito às vítimas, só então organizaram a situação. A situação estava tão precária, que até o veículo Kombi que iria leva-los até a Cidade de Marabá, para serem periciados no IML, teve que ser empurrada para o motor funcionar.

    Onde está o respeito desta empresa, com seus funcionários? Com aqueles que o fazem bater recorde de lucros dia a dia ? Onde anda o Sindicato Metabase para acompanhar esse tratamento desumano por parte da empresa a seus funcionários vitimados?

    Com a palavra, o Ministério Público, Polícia Civil e os nossos governantes…

    Fonte: Associação de Trabalhadores Vitimados por Doenças no Trabalho – Parauapebas, 31 de março de 2012

  10. Anonimo Responder

    Antigamente o esloga da vale era assim…. P VALE É VC QUE VALE E HJ MUDOU…. P VALE VC NUM VALE…. o mais engraçado que eu axo é que tem muuita gente que se acha em ser funcionario tal de vale… gente essa é uma das empresas que num da valor nem um p funcionario ela so quer saber de preodução mais produção…. A saude, Segurança etc, do funcionario ela nem visa isso…. e podem observa todos os acidentes ocorrido na area dela, eles tentam esconder, passa a mao… eita empresinha fuleira… e sem dizer que é a maior criminosa do meio AMBIENTE… Onde vms chegar assim? ^^

  11. Nome (obrigatório) Responder

    ZÉ DUDU, DA UMA ATUALIZADA NESSA NOTICIA DO ACIDENTE POIS TEM MUITAS HISTÓRIAS, COMO POR EXENPLO; MORRERAM QUANTOS MESMO?? E O MOTORISTA TA ENTRE OS MORTOS OU NÃO???
    O SEU BLOG É MUITO BEM ACESSADO, MAS VC NUM DEU UMA NOTICIA MUITO ESCLARECEDORA PARA OS SEUS LEITORES. OBRIGADO

    • Zé Dudu Autor do postResponder

      O motorista e outro funcionário foram transferidos para Belo Horizonte onde passam bem e não correm risco de morte.

  12. anonimo Responder

    Gente nao e hora de procurar culpados, vcs estao esquecendo nas familia que estao sofrendo agora, esses homens que se foram eram pais de familia, imaginen como estao essa criança agora, imaginen como ta suas esposas estao e que agora irao criar seus filhos sozinhas, peço a DEUS predeja essas familia.

  13. Joao Responder

    As Reservas de Mineiro de Ferro estao estimadas para mas de 300 anos….nao e razao suficiente para procurar uma solucao definitiva ao problema? Ou e tudo para o Bolso?

  14. Luciana Responder

    Perdi meu irmao nessa estrada, e com certeza por falta de atendimento rapido tambem…. nao existe dor maior… Só o Tempo e DEUS dará o conforto que essas familias precisam neste momento….

  15. Socorro Pontes Responder

    [VALE], a queda de árvores sempre ocorreu em Carajás, faça um trabalho de prevenção e se tiver que derrubá-las para preservar vidas humanas – Faça.

    [IBAMA], a queda de árvores sempre ocorreu em Carajás, faça um trabalho de prevenção e se tiver que derrubá-las para preservar vidas humanas – FAÇA.

    [ICMBio], a queda de árvores sempre ocorreu em Carajás, faça um trabalho de prevenção e se tiver que derrubá-las para preservar vidas humanas – FAÇA.

  16. Nome (obrigatório) Responder

    Bem sabemos que nem a VALE e nem o MOTORISTA tem culpa da arvore cair,a morte do Celson com certeza foi uma fatalidade… estamos muito triste com o ocorrido e pedimos a DEUS que console a familia dele.
    Mas a morte do MARINHO e do CHICAO,NAO foi uma fatalidade,eles morreram por FALTA DE ATENDIMENTO,o corpo de bombeiros não tinha equipamento nenhum… nem um MOTOCERRA para cortar a arvore, MARINHO e CHICAO passaram 8hrs presos nas ferragens sagrando e CONCIENTES nem entubados eles não foram… INCOMPENTECIA TOTAL no socorro das VITIMAS… não era hr de se preuculpar com a arvore em cima do onibus tinham que estancar o sagramento dos feridos emtuba-los fazer a reposiçao de sangue no local mesmo e nada disso foi feito. ESPERO QUE AS FAMILIAS ESTEJAM CONCIENTES DESE OCORRIDO E BUSQUE POR JUSTIÇA.. e a VALE se preuculpe em equipar o local de trabalho para preservar a vida dos que nela trabalha,pq os ANIMAIS de Carajas sao tratados com respeito,as pessoas são tratadas com total descaso.

  17. Anõnimo Responder

    Querem um exemplo de Prevenção de acidente envolvendo a Floresta Nacional de Carajás? Vejam o trabalho que a Infraero fez ao redor do Aeroporto de Carajás, onde desmatou num raio específico para prevenir acidentes com aviões e árvores de grande porte e ajudar na comunicação, na época foi chocante ver todas aquelas árvores no chão, como ninguém estava entendendo aquilo, a Infraero se pronunciou para a comunidade e explicou o procedimento.
    Desculpe Infraero, no conheço o processo interno da Empresa que envolve Segurança, mas depois de tudo esclarecido a comunidade, passamos a ver como uma medida de prevenção de acidente. Com toda certeza, o Ibama na época foi acionado e dado a autorização devida. Vale a queda de árvores sempre ocorreu em Carajás, faça um trabalho de prevenção e se tiver que derrubá-las para preservar vidas humanas – Faça. Infelizmente pessoas tiveram que morrer para acordarmos para o perigo eminente de nosso convívio diário. Por favor, também comprem uma motosserra, porque desde que me entendo de Carajás o pessoal da segurança tira árvore do meio da pista com facão, já presencie por várias vezes. Sim, também vejo como uma fatalidade, por frequentarmos uma floresta e que não temos o direito de desmatá-la, mas se for para preservar vidas, já que há o acesso para o trabalho, então que se faça um trabalho completo no raio de acesso às minas.
    Meus sinceros pêsames às Famílias que perderam seus entes queridos. Que Deus esteja com eles e com vocês.

  18. Fabiana Responder

    Estou com o coração apertado com tudo isto que está se passando. São pessoas honestas, trabalhadoras, em especial o Marinho, amigo de muitos anos, que deixa três filhos lindos e esposa, e com certeza lutou muito pela vida, pensando neles… Estou arrasada, só desejo às famílias muita força nesta hora, e muita fé em Deus. Este acidente poderia ter acontecido com qualquer um de nós, nossos próximos e familiares. Só peço a Deus que conforte o coração de cada família que sofre neste momento…

  19. Rose Responder

    Que triste notícia! Que Deus em primeiro lugar ampare essas almas e acalente o coração de seus familiares! Fico muito triste também ao ler os comentários! é muito importante que as pessoas expressem os seus sentimentos, mas quantos erros de portugues, gritantes! Isso demonstra a falta de conhecimento do povo de nossa região! São trabalhadores, sim! Mas parece que o nosso país ´só exite do Sudeste para baixo. Quando vão levar a sério a nossa região, onde falta TUDO! E a VALE faz o que quer e quando quer, conforme lhe convém? Eassim vamos perdendo cada vez mais VIDAS!

  20. Socorro Pontes Responder

    Walkiria, Eu também acredito que a mineradora pode/poderia sim, conseguir liberação para a poda das árvores às margens das estradas de Carajás, claro. Quando digo difícil, não significa impossível. Quando digo que fora um ‘parto’, exponho as dificuldades em se lidar com as instituições ambientais Federais no sentido de liberação de derrubada/poda/corte etc. Entra aí, a necessidade de cada um. Quem nos garante que algo a esse respeito, podar/cortar etc., não estaria a ponto de acontecer?

    A mineradora é uma empresa, como outra qualquer nesse mundo capitalista. Agora, se ela deixa de cumprir alguns princípios básicos, ela vai responder na Forma da Lei, também, como qualquer outra empresa. Por isso não concordo quando você diz que a Vale é uma mineradora mercenária que só se importa com seus lucros. Infelizmente, ou felizmente, a dinâmica do mundo corporativo funciona como o nosso dia a dia, quando priorizamos algumas coisas em detrimento de outras achando que aquele não é o momento de dar atenção devida e, quando algo dá errado só nos resta lamentar o fato, mas, e se der certo?

    Quanto à onça, te garanto que é mais fácil colocar uma onça na carroceria de um carro, ou numa ambulância, que seja, do que pegar uma pessoa, de qualquer jeito, e levar para um hospital. Mais uma vez, no seu comentário, você está equivocada, se ela não precisasse de terceiros, você não estaria aqui, como empregada de prestadora de serviços para ela, tecendo e especulando possibilidades. Lembre-se, agora a empreiteira que quer prestar serviço para uma multinacional, ou qualquer outra empresa séria, como a mineradora, deve ‘andar na linha’, com tudo em dias. Por que, assim como você fala que a mineradora é mercenária, tem empreiteira que age da pior forma possível com seus colaboradores. Aí, quando o negócio pega ‘fogo’, como diz o popular ditado, ‘escreveu, não leu, o pau comeu’, se é que você me entende, ela sai deixando a merda que ela evacuou onde for possível e estiver.

    Aproveite seu tempo para aprender a interpretar melhor o que as pessoas postam no blog.

    LUTO – pelos amigos que se foram.

  21. msc Responder

    Que Deus conforte o coração de cada família,pois só Ele sabe o que elas estão passando …………………………..

  22. Marcelo Soares Responder

    com certeza se a vale soubesse que isso iria acontecer, teria evitado. esta tragedia com certeza.vamos pedir a Deus por estas familias que ficou que Deus possa confortar. e os que partiram Deus o tenha em um bom lugar, mais fazer critica nunca resolveu nada,no meu entender a vale não tem cupa.

  23. OLD FOX Responder

    KEILIANE nao temos como adivinhar nada mas todos nos sabemos que fatalidades como esta podem sim ser evitada portanto a vale tem culpa sim . Quanto a segurança que voce afirma , digo com toda certeza que so é válida se não envolver a produção , na vale o que mais se vê é tecnico de segurança impondo terrorismo e poder principalmente sobre as contratadas. KEILIANE voce como uma exelente defensora da vale oriente-a que comece o turno com segurança atraves de um DS e não de uma cartilha como a vale exige pois num DS deve ser discutido e orientado as tarefas que serão executadas neste dia , caso a vale não tenha este entendimento , procure tecnicos da PETROBRAS que estes os orientarão.Voltando ao foco principal mande a vale medir todas as arvores que margeiam a rodovia e as que atingirem a pista que segem cortadas. Portanto a culpa é sim da sua VALE.

  24. Marcelo Soares Responder

    É UM EVENTO DA NATUREZA QUE INFELIZMENTE NÃO PODE SER PREVENIDO, NÃO HÁ CULPAS A SEREM JOGADAS PARA ALGUÉM.
    PODERIA SER DA CHUVA, DO VENTO OU ATÉ MESMO DAQUELA ÁRVORE TER NASCIDO NAQUELE LUGAR.
    MAIS FICO INDIGNADO COM ALGUNS DESSES IMBECÍS QUE NÃO SABEM FAZER UM COMENTÁRIO LÓGICO.

  25. Ricardo Responder

    Acho que a VALE não poderia simplesmente jogar a culpa em cima da natureza. Acontece que se a VALE alegar que não pode cortar árvores ou que é muito burocrático conseguir o corte da mesma, basta lembrarmos que há uns 4 anos atrás, a VALE tentou conseguir a liberação pelo IBAMA para suprimir uma área de floresta para fins de depositar seu “rejeito”.

    Ocorre que, diante da burocracia encontrada no órgão ambiental, ficou “mais em conta” que a mesma suprimisse toda a vegetação ilegalmente a esperar o referido órgão liberar a referida supressão…

    Ou seja, a VALE foi multada em cifras milionárias, por ter suprimido uma área sem autorização do IBAMA, sendo que o gasto que a empresa multinacional estava tendo pela demora em sua liberação, era muito menor que a mesma pagou com o desconto de 40% pago de uma única vez ao IBAMA (e quem tiver interesse, basta buscar nos anais do IBAMA/ICMBIO).

    Agora, diante de um trágico acidente, não deve a mesma se escusar de sua responsabilidade, simplesmente alegando uma “tragédia natural”, pois talvez deixar de cortar árvores que ameaçam a integridade física de pessoas seja “mais caro” do que suprimir a vegetação para atender seus interesses capitalistas – mais e mais lucro…

    Assim, mais do que nunca a empresa mineradora deve sentir o peso da Justiça (não só por ser obrigada a pagar indenizações milionárias – que para ela não é nada), principalmente que tal fato seja levado às cúpulas internacionais que a credenciam como uma empresa “exemplar”.

  26. belém Responder

    Ainda bem q o amor da minha vida Schubert estar bem,n foi vitima desse triste acontecimento,lamento aos que estão sofrendo e aos q partiram,aos q partirão q papai do céu os guarde no bom lugar e que seus familiares sejam confortado pelo amparo divino.

  27. keiliane Responder

    O que aconteceu foi uma fatalidade, infelizmente ninguém poderia adivilhar que a arvore iria cair no exato momento que em que o ônibus transportava varios trabalhadores, pais de familia, ninguem pode julgar terceiros, nem procurar culpados, a vale não tem culpa pelo ocorrido, na verdade o que ela sempre estar enfatizando e a segurança e a preseração com vigor. devemos apenas e rezar pelos familiares das vitimas.

  28. funcionario vale manganês Responder

    que deus conforte a familia de todos..(meus amigos)
    agora veremos se a ( VALE ) da mais VALOR aos seus funcionários e a SEGURANÇA de todos..queremos sim trabalhar mais queremos tembem o direito de ir e vim para casa…..perdi 3 grandes amigos de trabalho e de vida…não quero perde mais amigos….queremos DESMATAMENTO JÁ A FAVOR DA VIDA.

  29. Nome (obrigatório) Responder

    É TRISTE O QUE TEM ACONTESIDO ACONTECIDO NESTE SEXTA FEIRA COM MUITOS DOS EMPREGADOS DA VALE QUE ESTÃO PASSANDO COM ALGUNS QUE JÁ CHEGO A MORRE E TEMOS O NOSSO AMIGO CELSO FILHO DE NOSSO IRMÃOS FRANCISCO E NILZA DA CONGRESÃO BETANHA DO BAIRRO DA PAZ QUE SUA MORTE FOI FALTA MORREU NA HORA DO ASIDENTE,QUE DEUS VENHA CONSOLAR ESTAS FAMILIA E NOSSO IRMÃOS

  30. Arlene Cardoso Responder

    jose marinho um grande amigo, milagres esta de luto com a perda do nosso amigo jose …………

    E muito triste saber q uma pessoa tão querida em nossa cidade se foi assim de forma tão tragica.

    JOSÉ LIMA MARINHO.

  31. Lene Responder

    A vale tá fazendo papel de hipocrita, dizendo que lamenta muito pelas vidas e pelas familias, qdo ela deveria fazer a prevenção das vidas, fazendo com autorização do IBAMA linpezas periodicas no epoca de chuva inensa nessa regiao, tirando da beira da pista as arvores de grande porte que oferecem risco para quem passa pelas estradas de acesso para qualquer lugar em carajás.

  32. ZIZI Responder

    E uma tragedia, a vale tem que mudar varios conceitos, que realmente varias coisas são so no papel, é muito papel é pouca resposta, como se diz e melhor abafar o caso,afinal depois as pessoas esquece, até acontecer denovo, porque voce acho que existe varias coisa como o tal do cala boca, uma porcentagem por trabalha na area remota e assim sucessivamente… mais o erro não e so da vale os funcionario votam afavor desse dinheioro que ela oferece, não tiro a razao deles quem não gosta de dinheiro afinal precisamos dele para sobreviver temos filhos ,temos conta para pagar, e triste saber que vida vão se perdendo e providencia nenhuma vão ser tomadas, existe uma estrada sendo feita para o salobo que não termina nunca, a anos que começou e ta do mesmo jeito, esta estrada diminuira o tempo e os perigos, mas ta la a passo de tartaruga, acho que muitas coisa tem que mudar, e discordando da moça Socorro existe sim o IBAMA que impede as derrubadas das arvores, mas se vale quiser ela consegui sim, ela so não “consegui`´´ porque gera custos altos, e esta derrubadas nao vao da lucro algum para mineradora e mais facil pagar o seguro de vida, todos nós precisamos de emprego, e vale gera muitos empregos direto e indiretos só que precisamos de mais segurança, ela precisa dos funcionario e os funcionarios precisa dela, entao acho que vai da boa vontade dos grandes rever melhorias e seguranças a todos que ali trabalha, Deixo aqui meus sentimentos as familias que perdeu seus entes queridos, e que Deus de o conforto a todos.

  33. nair Responder


    CARA:

    Meu DEUS que tragedia horrível…Na verdade não devemos culpar ninguem, apenas pedir a DEUS que dê força aos familiares para suportar essa enorme dor.

  34. CARA Responder

    Meu DEUS que tragedia horrível…Na verdade não devemos culpar ninguem, apenas pedir a DEUS que dê força aos familiares para suportar essa enorme dor.

  35. Funcionário Vale Responder

    Hipócritas dizerem que a Vale não se importa com vidas humana, dizerem que foi mais um acidente que se transformam em números. Estas pessoas têm nomes e estarão guardados na memória de seus amigos. Para questão de estatística, são números sim, por que nomes podem ser duplicados, mas números de acidentes são crescentes, nunca retornam ou duplicam, e nos faz refletir nos que se foram. Meus pesamos aos familiares e aos comentários absurdos destes promotores.

  36. Euzébio Responder

    Zé,

    Um comentário como o imbecil anônimo 37, desculpe-me, mas não deveria ser postado. Fazer piada numa hora dessas, só mesmo um idiota.

  37. Azevedo...................... Responder

    Lamento profundamente a morte de todos os funcionarios, em especial o Marinho que por algumas vezes frequentou a minha casa………E era muito amigo de meu padrasto………..!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Que Deus possa Conforta todas as familias!!!!!!!!!!

  38. Joao Responder

    A verdade e que o viagem pra Mina e pior que brincar de roleta russa. Ninguem conhece se vai chegar vivo ou vai voltar do serviço. Nao tem dinheiro no mondo que iguale a vida das tres pessoas mortas (até agora) nem os ferimentos dos outros.
    E ja tem alguem que fala que a natureza e assim…Deus do Céu! Que falta de humanidade e essa gente!!

    Aconteceu o que todo o mundo esperava que acontecesse algum dia..e que com certeza vai se repetir de novo…se segue tudo assim como esta. Há muitas solucoes pra considerar..nao so cortando arvores o risco diminui.
    Estara a mineradora disposta a solucionar o problema na raiz..ou Continuamos Brincando com a Roleta Russa?

  39. OLD FOX Responder

    Diante dum fato triste como este , fica minha indgnação por saber que no papel a vale tenta impor uma supremacia suja e desrespeitosa sobre seus funcionarios e principalmente sobre as contratadas , impondo um terrorismo em nome da segurança , que na realidade nunca existil. Este triste acidente analisando as pocibilidades , foi muito triste mas para nos que convivemos em nosso dia-dia de trabalhador nesta area , não foi novidade. Aconteceu este acidente , e quantos outros serão preciso acontecer para que providencias sejam tomadas. Se não me falha a memoria em 2006 um veiculo da empresa concel teve este mesmo desfecho porem com uma arvore de pequeno porte , mas como era de uma contratada o motorista acabou sendo penalisado pois a vale o considerou culpado por não ter se livrado do acidente alegando que se o mesmo estivece dentro da velocidade permitida teria tido tempo de parar o veiculo andes do impacto , piada né . É triste chegar a esta comclusão , mas para a vale e o ibama a vida humana não tem nenhum valor diante das arvores. As arvores so perdem se tiver algum mineral debaixo delas

  40. Clarissa Responder

    Espero que Deus ter forças a essas familias neste momento tao triste como falam a morte chega derrepende sem hora e sem minuto chega assim no piscar de olho pensamos que tamos vivos no outro quando abrimos o olho ja foiii

    Desejo que Deus Abençoe essas familias ate eu que conhecia so uma familia dessas estou com aperto tao grande que so Deus sabe

    Paulinhaaaa que deus te abençoe e ajude vc neste momento tao triste tenha certeza seu pai esta com Deus

    Bjs de coraçao espero que tenham força para superar issso tudo

  41. herykarla Responder

    MINHA FAMILIA TA MUITO ABALADA COM O OCORRIDO….
    SOU AFILHADA DE FRANCISCO BARROS SOARES E FICO REVOLTADA EM SABER DA HORA Q OCORREU O ACIDENTE MEU PADRINHO SÓ FOI RETIRADO QUASE 10H DEPOIS,TALVEZ SE O RESGATE Ñ TINVECE DEMORADO TANTO ,MEU PRADRINHO PODERIA ESTAR VIVO .

  42. wss Responder


    Socorro Pontes:

    Meus queridos, cortar árvores nas estradas nao depende SOMENTE da VALE. O IBAMA/ICMBio sao quem autoriza o corte dessas árvores centenárias.
    Lembro bem que pra cortar uma determinada árvore que estava em local periculoso, na estrada, fôra um ‘parto’. Vocês nao têm noçao do quanto é difícil obter autorizaçao desses órgaos para cortar/podar árvore em Cks/estrada. Temos que ver isso também.
    Só lembrando, olhem o ‘porte físico’ da árvore que caiu. Quem iria imaginar que uma árvore desse porte iria cair, assim, de repente. É certo que isso, ao mesmo tempo, nao retira a culpa da empresa, uma vez que nessa época do ano, todos sabemos, cai árvore em diversos lugares nessas estradas.
    Com certeza, deve ter uma equipe que verifica as possibilidades de evitar que fatos como o ocorrido aconteça. Se olharmos atentamente as fotos, há copas de árvores bem debruçadas sobre a estrada.
    Só posso dizer que é um fato lamentável. amigos nossos se foram e outros, segundos ‘especulaçoes’ estao mutilados.

    Se tivesse Minerio ou algo precioso a Vale já teria conseguido, essa desculpa nao cola com quem desmata pra destruir e planta eucalípito e outras arvores nanicas dizendo q está reflorestando, a Vale é uma sanguessuga.

  43. CRIS SLZ Responder

    Meu marido trabalha na usina e toda vez q ele sai de casa peço a DEUS q proteja ele, pois passar por essa dor q as familias estao passando nao e facil, pra essas familias so falo o seguinte vcs nunca estarao sozinhos pois DEUS estar juntos de vcs.

  44. Danielle Responder

    Meu tio infelizmente estava nesse ônibus , estou aqui com o coração na mão sem saber oque fazer, espero que Deus proteja ele ” Alexandre Bezerra de Oliveira” e todos os outros companheiros de trabalho dele!

  45. Nome (obrigatório) Responder

    E muito triste saber q uma pessoa tão querida em nossa cidade se foi assim de forma tão tragica. Jose Lima Marinho sinonimo de simpatia e de amizade, Saudades eternas amigo.Q vc possa estar em um bom lugar!

    .

  46. Solidária Responder

    Que Deus abençoe os corações dessas famílias que tanto estão sofrendo, só quem já perdeu amigos nessa estrada de Carajás sabe o tamanho dessa dor.

  47. Nome (obrigatório)Walkiria Responder

    no referido caso da onça o IBAMA esta tentando parar a produção da mineradora se tem tanta prioridade assim porque ainda não parou? claro que isso nunca vai ocorreu vai haver sim adequações e sempre quem vai ser cobrado serão alguns colaboradores e detalhe das terceirizadas por isso ela ainda não primarizou todas as areas ela cede determinada area pra uma empreiteira por um determinado preço que é altissimo por sinal que é pra coitada da empreiteira se animar quando na verdade ela em alguns casos que já ocorreu de terem que deixar ate seus maquinarios pois as cobranças da mineradora é justamente para não pagar nada então envestidores não se iluda eles dão com as duas mãos porem quando começam a multar tiram todo o valor do cotrato e retem seu material na area.

  48. Cris Responder

    Gente, que tragédia. Só fiquei sabendo agora lendo o blog. É uma pena e, ao mesmo tempo, lamentável que acidentes como esse continuem ocorrendo na estrada que dá acesso às áreas da Vale. Como já disseram logo acima, é preciso que haja fiscalização urgente para que se possa avaliar as condições das árvores e assim, evitar acidentes fatais como esse. Vale lembrar que muita chuva forte ainda vai cair esse ano. Que Deus abençoe a todos os funcionários que precisam fazer esse trajeto todos os dias para garantir o pão de cada dia. Peço proteção ao meus esposo que trabalha na mina de ferro e também está exposto ao risco.
    Vamos orar e pedir a Deus que conforte os corações de todos os familiares. Força!!!!

  49. Nome (obrigatório)Walkiria Responder

    Delcinan Sousa pelas condições em que ocorreram o acidente já era previsivel um acidente nessas proporções pois se observarmos essa rodovia não existe se quer acostamento, hávera alguem que diga que precisa da liberação do IBAMA pra derrubar arvores à beira da rodovia mas se realmente quiser e se interessar a vale conseguiria mas não há exploração mineral envolvida e se tratando de vidas humanas o que deveria ser prioridade a mineradora parece não querer ter tanto custo. Que Deus de o conforto às familias!!!!E se tratando de corte ou poda de arvores concordo que haja sim alguns impercilios mas se houvesse algum interesse da mineradora no caso envolvendo numerario que é o inico interesse dela com certeza já teria conseguido mas um dos seus principios que só são nos papeis que seria priorizar a vida é só merchan pois não há muito tempo um outro acidente tambem envolvendo um onibus no “caso da onça”parece até piada mas o primeiro a ser socorrido foi a onça então pessoas pra mineradora infelismente são só numeros pouco se importa essa é a realidade os poucos beneficios que em vista da destruição que deixa são somente pra uma pequena parcela de colaboradores empreiteiras algumas nem direito a café da manha como se não precisasse de terceiros

  50. Nome (obrigatório)Walkiria Responder

    Eu discordo em partes da Sr. Socorro Pontes que é dificil autorização isso sim é verdade mas se houvesse algum mineral valioso com certeza a mineradora conseguiria a liberação o que vejo com tudo isso é uma mineradora mercenaria que só se importa com seus lucros e um de seus principios ou valores que seria “priorizar a vida”de fato só se for a vida dos animais silvestres prova disso e não aconteceu a muito tempo o acidente tambem envolvendo um “onibus no caso do atropelamento da onça”parece até piada mas o primeiro a ser socorrido foi a onça então as falhas em se prestar socorro ou minimizar os riscos são demais nada justifica se houver interesse da parte da mineradora ela consegue mas a vida humana são somente numeros pra multinacional infelismente é assim as coisas ali só fucionam no papel e nada favorece o trabalhador e se algo favorece é só aos funcionarios dela como se ela não precisasse de terceiros

  51. Nome (obrigatório) Responder

    É muita tristesa para todos nos trabalhadores, perdermos companheiros dessa maneira.
    Que Deus conforte os corações dos familiares e dé o descanso merecido para as vítimas.

  52. valdilene sampaio Responder

    E muito triste saber q uma pessoa tão querida em nossa cidade se foi assim de forma tão tragica. Jose Lima Marinho sinonimo de simpatia e de amizade, Saudades eternas amigo.Q vc possa estar em um bom lugar!

  53. Kita Responder

    Lamento muito pelo acidente, principalmente pela dificuldade de atendimento de equipes de resgate e pelo atendimento de pessima qualidade do Yutaka.
    Morrar nesse regiao é um desafio, por que se você precisar de atendimento, pode morrer devido a falta dele, como aconteceu.
    Acho triste quem pensa que pessoas irao ficar invalidas, falta conhecimento que existe muita coisa a ser feita sem algum(s) dos membros e/ou paralisias da coluna.

    Morrar aí é o problema. A estrada é perigosissima, o atendimento medico uma porcaria, a cidade nem agua tratada tem a oferecer.
    Lamento por todos.

  54. Socorro Pontes Responder

    Meus queridos, cortar árvores nas estradas nao depende SOMENTE da VALE. O IBAMA/ICMBio sao quem autoriza o corte dessas árvores centenárias.

    Lembro bem que pra cortar uma determinada árvore que estava em local periculoso, na estrada, fôra um ‘parto’. Vocês nao têm noçao do quanto é difícil obter autorizaçao desses órgaos para cortar/podar árvore em Cks/estrada. Temos que ver isso também.

    Só lembrando, olhem o ‘porte físico’ da árvore que caiu. Quem iria imaginar que uma árvore desse porte iria cair, assim, de repente. É certo que isso, ao mesmo tempo, nao retira a culpa da empresa, uma vez que nessa época do ano, todos sabemos, cai árvore em diversos lugares nessas estradas.

    Com certeza, deve ter uma equipe que verifica as possibilidades de evitar que fatos como o ocorrido aconteça. Se olharmos atentamente as fotos, há copas de árvores bem debruçadas sobre a estrada.

    Só posso dizer que é um fato lamentável. amigos nossos se foram e outros, segundos ‘especulaçoes’ estao mutilados.

  55. wss Responder

    Despreparo da Vale é no Yutaka. Como pode um Hospital desses não ter UTI? Só a Vale pra explicar ou enrolar mesmo…

  56. sentinela de parauapebas Responder

    Minha nota de pesar.
    É com profunda tristeza na alma ,que escrevo para confortar as familias dos envolvidos neste tragico acidente,pedir que Deus console a cada membro em particular, e que nesses dias pós acidente,ele esteja com seu manto protetor sobre cada vida.

  57. Nome (obrigatório) Responder

    infelizmente quem viver verá ainda muitos acidentes desse tipo porque só o que importa pra a vale é lucro não importa que o mundo desmorene que vidads se vão ela é incapaz de paralizar um momento se quer e pensar nos seus funcionarios tenho filho que é funcionario e tenho muito medo toda vez que chove muito visto que eles não limpam a área próxima a estrada com risco iminente.

  58. carlos leandro mamede Responder

    Boa tarde Zé, eu trabalhei 24 anos na Vale e, essas os três trabalhadres que morreu no acidente na estrada do Manganês eram meus amigos. O que morreu no local era Célso Barbosa, Marinho, sua esposa é fucionaria da Vale e por fim chicão que vei de Tucuruí em 1985 comigo, eu estou morando atualmente na Paraíba e fiquei sabendo por amigos que me ligaram. estou muito triste por ter perdidos bons companheiros trabalho, mas quem trabalha nas minas de Carajás eatar correndo risco diariamente, que Deus Tenha-os em baom lugar.

  59. FUNCIONÁRIO DA MAIOR DO MUNDO... EM QUÊ? Responder

    A VERDADE É QUE MORRERAM TRÊS COLEGAS (EM RESPEITO AS FAMÍLIAS NÃO VOU CITAR SEUS NOMES AQUI) UM MORREU NA HORA E OS OUTROS DOIS MORREM POR CAUSA DA NEGLIGENCIA, DESPREPARO, DESCASO… POIS O ACIDENTE OCORREU AS 00:43, E ELES FORAM RETIRADOS DAS FERRAGENS AS 10:00H DA MANHÃ. AS COISAS SÓ FUNCIONAM NO PAPEL, A REALIDADE QUE NÓS TRABALHADORES VIVEMOS É TOTALMENTE OUTRA.

  60. Cidy Responder

    Infelizmente acho que não podemos chamar de fatalidade, já que inúmeras vezes vem ocorrendo queda de arvores na estrada de acesso a Carajás e minas, concordo sim que devemos preservar o meio ambiente e evitarmos derrubamento de arvores, mais acima da preservação do meio ambiente, está a preservação de vidas, acredito eu que aja alguma empresa que faça fiscalização da rodovia será que este risco não estava eminente?

  61. Nome (obrigatório) Responder

    Infelizmente acho que não podemos chamar de fatalidade, já que inúmeras vezes vem ocorrendo queda de arvores na estrada de acesso a Carajás e minas, concordo sim que devemos preservar o meio ambiente e evitarmos derrubamento de arvores, mais acima da preservação do meio ambiente, está a preservação de vidas, acredito eu que aja alguma empresa que faça fiscalização da rodovia será que este risco não estava eminente?

  62. Kassia Responder

    Já foram três vitimas confirmadas, o supervisor Celso que morreu na hora, o funcionario Chicão e outro conhecido como Marinho que morreu depois de retirarem das ferragens.

  63. ana Responder

    as 11;30 foi costatado a morte de mais um.trabalhador morado do nucleo conhecido como chicão. e pelo que sei dois foncionarios võa ficar imvalido. sei porq meu esposo trabalha e recebel noticial do hospital. espero que tudo possa ficar bem.

Deixe seu comentário

Posts relacionados