A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que o professor Antonio Regivan Almeida Reinaldo, servidor público municipal que atua na aldeia indígena Xikrin Ôôdjã, que estava desaparecido desde segunda-feira (30), foi encontrado com vida na manhã desta quarta-feira (2).
Antonio Regivan foi encontrado pelos índios, com o apoio do Corpo de Bombeiros, a sete quilômetros da antiga aldeia indígena, resgatado por helicóptero da Vale e conduzido ao Hospital Yutaka Takeda, em Carajás, onde foi medicado e se encontra sob observação.
O professor desapareceu na segunda-feira (30), ao sair para fazer caminhada, como já era de costume. Ele faz parte do quadro de funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bep – Tum Xikrin, da aldeia Ôôdjã, há cinco anos e, segundo os demais professores, conhecia bem a área.
Logo que foi comunicada do ocorrido, a Semed tomou todas as medidas cabíveis para dar inicio às buscas e atender à família, acionando o Corpo de Bombeiros, assim como a Fundação Nacional do Índio (Funai) de Marabá e a equipe de relacionamentos com povos indígenas da Vale, para darem apoio nas buscas.
Paralelo a este apoio, os professores da rede municipal que trabalham na aldeia, o coordenador do setor de educação escolar indígena e os guerreiros da tribo iniciaram as buscas logo que foi detectado o desaparecimento. A Funai viabilizou o contato com o Corpo de Bombeiros de Marabá e a Vale disponibilizou uma equipe de guardas florestais e um helicóptero, para auxiliar nas buscas.
Prefeitura Municipal de Parauapebas
Assessoria de Comunicação Social