As mulheres integrantes dos diversos seguimentos sociais: Associações, lideranças de Bairros e Vilas do Município de Marabá, que participaram da MARCHA DA MULHER, com apoio do COMDIM, da PMM – Prefeitura Municipal de Marabá e da SEASP – Secretaria de Assistência e Promoção Social, que saíram as ruas no dia 08 de março de 2014, Dia Internacional da Mulher, com o firme propósito de comemorarem as conquistas e avanços, mas sobretudo lutarem pela efetivação das políticas públicas para as mulheres da zona rural e urbana de nosso Município; vêm em público repudiar veementemente a forma humilhante e desrespeitosa e desumana com que foram tratadas após a marcha, pela Primeira Dama do Município, Presidente do COMDIM e Secretária da SEASP, Sra. Abiancy Rosa Cardoso Salame e sua equipe de trabalho, que em tendo discursado em Praça Pública para estas mulheres e participantes da marcha na concentração do evento, declarou que estaria esperando todas no Clube de Mães e confirmado o almoço por patrocínio da SEASP; Sendo que a marcha chegou as 12h:00 no Clube e no entanto a Sra. Abiancy Cardoso só veio avisá-Ias apenas após as 12h:50min que não teriam o almoço prometido porque a equipe de seu Gabinete havia esquecido de encomendá-lo e sequer se dignou a providenciar outra alternativa. Deixando todas as envolvidas na coordenação da marcha, as líderes das associações e as líderes comunitárias em total constrangimento e desespero, sem saber o que fazer diante de quase 500 pessoas (dentre elas idosas, gestantes, crianças e mulheres) muitas delas oriundas de locais bem distantes que se encontravam desde as 06h:00 sem café da manhã, além do fato de terem dispensado os ônibus cedidos para transporte com retorno após as 15h:00 e encontrarem-se debaixo de um temporal.
Foi vergonhoso para a equipe, observar desalentada se buscava uma solução, a cena de parte de estas mulheres irem embora indignadas com seus filhos debaixo de chuva e famintas.
A equipe organizadora enquanto tentava contato com alguém da SEASP que apresentasse uma saída, fizeram uma arrecadação em valores para comprar leite, Nescau e bolachas para as crianças, grávidas e idosas.
Se tornando necessário após as várias tentativas frustradas de obter uma solução,buscou-se a ajuda do Chefe do Executivo deste Município, Prefeito João Salame e Neto,que tomando ciência da situação, tomou para si a responsabilidade e as providências imediatas para fornecimento do almoço. Esclarecendo que a alimentação chegou aos poucos a partir das 15h:00 até as 16h:00 quando a maioria das mulheres tinham ido embora famintas e debaixo de chuva. Esse fato lamentável inviabilizou um debate de suma importância para este momento que ocorreria após a palestra do Promotor de Justiça Samuel Furtado Sobral que explanaria o tema Violência Doméstica.
Sentimos-nos afrontadas e perplexas com tamanha frieza com que foi tratada a situação, onde justamente uma líder mulher que tem total apoio das mulheres dos movimentos sociais de Marabá, que nutrem pela mesma, carinho e admiração e vibram com seus discursos de esperança e valorização da mulher. Não tendo se dado ao trabalho de sequer se dirigir ao local para as devidas desculpas pela falha de sua equipe omissa e negligente, tomando para si a responsabilidade devida, apresentando
uma providência e pelo menos dividir a dor conosco. E assim amenizar o problema. Pois somos conscientes e amadurecidas em muita lida e sabemos que imprevistos acontecem, mas a solicitude de se reconhecer falhas e corrigir erros prontamente deve ser uma virtude de todo aquele que predispõe a estar à frende de uma liderança.
3 comentários em “Nota de repúdio: SEASP deixa mais de 500 mulheres passando fome no dia das mulheres”
Esse anônimo deve ser mais puxa saco, como muitos que estão lá morrendo de medo de perder o seu carguinho. Se não sabe de nada fica calado. toda aquela corja que estava lá, Beto Salame e cia, era só pra se auto promover, e garantir o seu lugar na política, e ganhar dinheiro fácil, não somos bobas, viu? Foi desrespeito e falta de humanização. Estamos de olho, afinal, 4 anos passam rapidinho!!!
Não! todo esse “mimimi” é pelo descaso e falta de consideração, isto é no mínimo inadmissível.
Todo esse mimimi só por causa de um prato de comida?