Nota do Governo do Estado sobre a situação da PA 275

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Estado de Transportes (SETRAN) acredita que as fortes chuvas que caíram sobre a região, associada ao rompimento de um ou mais açudes de fazendas, tenham provocado a tromba d’água que causou o rompimento da pista em diversos trechos da PA-275 (Parauapebas / Curionópolis).

O 5º núcleo da SETRAN em Marabá está na região com equipamentos, máquinas e trabalhadores, recuperando o sistema de drenagem e esperando que a chuva dê uma trégua, para que os trabalhos de recuperação da pista possam ser iniciados nos trechos afetados. Está sendo feito, neste momento, um desvio com aterro de pedra nas laterais para escoamento de água, de modo que o fluxo possa diminuir na rodovia e, sobretudo, nos pontos críticos. O maior deles fica a cerca de 27 quilômetros de Parauapebas e abriu um buraco de 50 metros. Em outros trechos, o estrago foi menor.

A prefeitura de Parauapebas soma esforços com a equipe da SETRAN para solucionar o problema de maneira mais rápida, mas não há data para conclusão das obras em razão das chuvas. “Levantando o tempo, nós poderemos agir rápido", afirmou o chefe do núcleo na região, Antônio Leite. Alguns tabuleiros de pontes de ferro foram levados ao local para solucionar emergencialmente os trechos menores rompidos pelas chuvas. "Tudo o que estiver ao alcance da SETRAN será feito para retomar o tráfego na PA -275", garantiu o titular da secretaria, Valdir Ganzer.

ASCOM – SETRAN