Os casos de dengue em Conceição do Araguaia reduziram significativamente nos primeiros meses de 2020. De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica do município, hoje (26.05), foram contabilizadas 4 notificações referentes à dengue, número 88% menor, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Em 2019, o município contou com 381 notificações e 296 confirmações de novos casos. Neste ano, até agora, foram 79 notificações e 14 comprovações.
Para Thatylla Barbosa de Faria, Coordenadora da Divisão das Vigilâncias, isso não significa que o problema tenha deixado de existir no município.
“Esse número de notificações deveria ser bem maior, no entanto, diante do cenário da pandemia da Covid-19, a busca pelos serviços de Saúde diminuiu. As pessoas têm receio de se contaminarem”, relata.
Segundo ela, os agentes de endemias da cidade relatam diariamente problemas com água parada, objetos mal alocados nas residências e a falta de limpeza nos quintais. “O trabalho de orientação para as famílias não para, mas mesmo assim, muitas pessoas com sintomas só buscam os Postos de Saúde ou hospitais quando os sintomas se agravam”, afirma.
A orientação da profissional para os moradores do município ao apresentarem sinais e sintomas da dengue, é de que busquem imediatamente uma unidade de Saúde próximo à sua residência.
“As Estratégias de Saúde da Família estão preparadas para receber os pacientes. Há agendamento de horários para que não haja aglomerações nas unidades de Saúde. É extremamente importante procurar atendimento médico em casos de dengue já que, se não tratada adequadamente, é uma doença que pode gerar complicações e até levar a óbito”, finaliza.