A nova gestão da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) realiza, nesta quarta-feira (29), sua segunda reunião do Conselho Deliberativo (Condel). O encontro, que acontecerá no auditório central da entidade, em Belém, terá a presença do superintendente, Paulo Rocha, e do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Na pauta consta o planejamento do ano de 2024 no que se refere ao Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA), incentivos fiscais, entre outros pontos. A primeira reunião do Condel nesta gestão aconteceu no dia 14 de julho, ocasião em que foi aprovado o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA) para o período de 2024/2027.
A reunião do Condel será presidida pelo ministro Waldez Góes, com o superintendente da Sudam, Paulo Rocha, como secretário-executivo. São conselheiros os governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e Maranhão; o presidente do Banco da Amazônia, Luiz Claudio Moreira Lessa; três prefeitos de estados diferentes da área de atuação da entidade; três representantes da classe empresarial; três representantes da classe dos trabalhadores; três ministros de Estado permanentes (Integração; Planejamento, Orçamento e Gestão e Fazenda), e seis ministros de Estado a serem convocados pelo presidente do Conselho, conforme os assuntos a serem tratados na pauta da reunião.