Segundo o levantamento da Brand Finance, entre as dez marcas mais valiosas do América latina, nove são brasileiras. Ainda de acordo com esse estudo realizado pela empresa de avaliação e gestão de marca, o Bradesco é a que mais detêm valor entre todas elas, na casa de R$ 31,9 bilhões.
No top Five, o ranking ainda traz o Banco Itaú, em 2º lugar, com R$ 26,8 bilhões, seguido de Banco do Brasil (R$ 14,8 bilhões), Claro, do México (R$ 11,6 bilhões) e Banco Santander do Brasil, com valor de marca de R$ 11,4 bilhões. Em território nacional, a soma das 100 maiores marcas presentes atingiu o valor de R$ 330,8 bilhões em 2012, um crescimento de 7% comparado a 2011.
“Este resultado, embora superior ao apresentado pelo PIB no período, foi inferior a 2011, quando as marcas registraram crescimento de 17%, e reflete as incertezas do cenário econômico nos últimos 12 meses. Mas ainda assim, as marcas apresentaram índices de evolução, já que são ativos estratégicos mais resistentes e duráveis em momentos de crise", afirma Gilson Nunes, CEO da Brand Finance América Latina.
De acordo com Nunes, a liderança da marca Bradesco e as posições de Itaú, Banco do Brasil e Santander no ranking entre as 10 primeiras colocações sinaliza a solidez dos bancos brasileiros e a melhora do desempenho de suas marcas perante seus públicos.
As mudanças mais importantes na edição deste ano do levantamento, conforme o executivo, foram a inclusão de marcas de outros países da América Latina e a ampliação do ranking de 100 para 150 marcas mais valiosas, dentro de um leque de estudos que envolveu um total de 1.200 marcas.
“No resultado final, o Brasil representa 84% do valor total das 150 marcas mais valiosas; e o México se destaca como o segundo país em melhor posição, com a presença de 11 marcas que somam total de R$ 39,8 bilhões no rol das 150", explicou Nunes.
As 10 marcas mais valiosas da América Latina
2012 |
2011 |
Marca |
País |
Valor 2012 (R$) |
1 |
1 |
Bradesco |
Brasil |
31,9 bilhões |
2 |
2 |
Itaú |
Brasil |
26,8 bilhões |
3 |
3 |
Banco do Brasil |
Brasil |
14,8 bilhões |
4 |
N.D. |
Claro |
México |
11,6 bilhões |
5 |
7 |
Banco Santander |
Brasil |
11,4 bilhões |
6 |
4 |
Petrobras |
Brasil |
11,2 bilhões |
7 |
8 |
Walmart |
Brasil |
9,5 bilhões |
8 |
5 |
Vivo |
Brasil |
8,8 bilhões |
9 |
13 |
Vale |
Brasil |
8,0 bilhões |
10 |
11 |
Fiat |
Brasil |
7,9 bilhões |
Fonte: ADNews