Dois prefeitos da região nordeste do Pará foram vítimas do novo coronavírus. Paulo Liberte Jasper, também conhecido como “Macarrão”, de Tailândia, cumpre período de isolamento. Já Nivaldo Silva Costa, de Igarapé-Açu, não resistiu e morreu na madrugada desta sexta-feira (8). Ele é uma das 515 vítimas fatais da covid-19 registradas no Estado até às 13h de hoje.
Em Nota Oficial, a Prefeitura de Igarapé-Açu se manifestou “com pesar”, sobre o falecimento do prefeito do município, chamando-o de o “nosso eterno N. Costa”, acrescentando: “O gestor estava internado no Hospital Municipal com Covid-19 e apresentou complicações nesta madrugada de sexta-feira (08)”.
A nota diz ainda que o gestor municipal era “um homem íntegro, humano, que lutou por grandes causas” no município, além de ser “um esposo dedicado, um pai exemplar”. “Neste momento doloroso, a Prefeitura Municipal, a sociedade de Igarapé-Açu, manifesta o mais profundo sentimento e solidariedade aos familiares e amigos do nosso eterno N. Costa”, finaliza o comunicado.
N. Costa começou sentir os primeiros sintomas do Covid-19 na semana passada. Foi orientado a permanecer em isolamento. Na quinta-feira (7) o quadro clínico se agravou e ele foi encaminhado ao Hospital Municipal, onde morreu. O velório foi rápido e o cortejo fúnebre reuniu centenas de populares em uma carreata, onde nem todos respeitavam os procedimentos preventivos contra o coronavírus, na manhã desta sexta-feira.
Também na região nordeste paraense, o prefeito de Tailândia, Paulo Jasper, comunicou em uma rede social, no fim da tarde de quinta-feira (7), que testou positivo para a aovid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
A confirmação da suspeita veio quatro dias após ele anunciar que estava aguardando o resultado do exame. O gestor tem problemas cardíacos, histórico de cirurgias e, com quase 69 anos, faz parte do grupo de risco. Segundo pessoas próximas, o estado de saúde do político é estável.
“Antes da suspeita de que eu estivesse [sic] contraído covid-19, fui pessoalmente [sic] a São Paulo adquirir equipamentos: respiradores e mais 4.500 testes rápidos. Preparamos uma de nossas unidades de saúde em convênio com o HGT [Hospital Geral de Tailândia], para ser um hospital voltado somente para os casos de covid-19, buscando o espaço e as condições adequadas para oferecer o tratamento necessário para os moradores de Tailândia”, disse ele em sua página na rede social.
E afirmou: “Venho informar também a todos vocês que meu teste para covid-19 deu positivo e que, por isso, estou cumprindo a recomendação médica de isolamento, mas não deixei de acompanhar cada trabalho que está sendo realizado, mais uma vez venho pedir a todos que, se puderem, fiquem em casa, saúde para todos nós”.
(Antonio Barroso)