Desde o dia 20 de setembro deste ano, os policiais militares do Pará não usam mais uniforme na cor verde folha. Agora, o fardamento é marcado pelo azul petróleo e com detalhes em branco e vermelho, que são as cores oficiais da bandeira paraense. A mudança está institucionalizada no Projeto de Lei nº 284/19, do governador Helder Barbalho, que amanhã (12) começa a ser votado pela Assembleia Legislativa, com possibilidade de já ser aprovado em todos os turnos.
“Apresentamos a nova lei ao Governo do Estado a fim de instituir as cores oficiais da Polícia Militar do Pará. O projeto visa valorizar a imagem da instituição e estabelecer a padronização da representação da PM, por meio do resgate das cores tradicionalmente utilizadas pela corporação, que são aquelas contidas no pavilhão estadual”, explica o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior.
O novo fardamento foi apresentado oficialmente no 25 de setembro deste ano durante as comemorações pelo Dia da Polícia Militar do Pará. O azul petróleo foi escolhido pelos próprios policiais. No ano passado, em pesquisa realizada internamente na corporação, 95% dos PMs deram preferência a essa cor.
Na mensagem do governador à Alepa, ele justifica que a restituição do azul, branco e vermelho representa respeito ao símbolo cívico maior do Estado, a bandeira do Pará. Segundo a assessoria de imprensa da PM, o estudo sobre o novo regulamento do uniforme foi feito pelo Estado-Maior Geral da instituição.
O objetivo é proporcionar “inovações tecnológicas e atender necessidades de padronização, identidade visual, resgate histórico da instituição bicentenária, conforto, proteção, segurança, melhores condições de trabalho à tropa e durabilidade do novo uniforme operacional da Polícia Militar”. A mudança no fardamento não implicará em nenhum custo adicional aos cofres públicos, afirma o Comando da PM.
Pauta de votação
Também serão votados amanhã pela Alepa os projetos da deputada Heloísa Guimarães (DEM), que altera a Lei nº 7.318/09, que Instituiu a Semana Estadual de Prevenção ao HPV e o Combate ao Câncer do Colo de Útero; do deputado Wanderlan (MDB), que institui no calendário de eventos do Pará o Dia Estadual do Jipeiro; e do deputado Thiago Araújo (PPS), que cria a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo “Protetor da Sociedade”, no Pará.
Ainda na pauta dois projetos que declaram entidade de utilidade pública para o Pará: a Associação Santarena de Canoagem e Ecologia (Ascae), de iniciativa do deputado Fábio Freitas (REP), e o Instituto de Desenvolvimento Social e Apoio à Mulher Paraense (Idesamp), da deputada Renilce Nicodemos (MDB).
Por Hanny Amoras – Correspondente do Blog em Belém
Foto: William Sales/PMPA
Com informações da Agência Pará