Novo padrão de plugues e tomadas começa a valer

Continua depois da publicidade

Nesta sexta-feira (01º/07) vence o prazo para que o comércio varejista pare de vender aparelhos eletroeletrônicos com o plugue antigo. Com isso, os lojistas só poderão deixar disponíveis ao consumidor plugues em conformidade com o novo padrão brasileiro. Esta é a etapa final de implementação do novo padrão.

Antes da medida, existiam no mercado brasileiro mais de dez modelos de plugues diferentes e quantidade semelhante de tomadas, gerando uma situação de risco de choque elétrico ao usuário, sobrecarga na instalação elétrica e desperdício de energia, através da dissipação de calor. O Padrão Brasileiro substitui os antigos plugues e as respectivas tomadas por dois modelos básicos: pino redondo com dois terminais e pino redondo com três terminais, sendo um terminal terra. O pino chato desaparece. Cada modelo possui duas variantes de capacidade de corrente, com pinos de 4,0 e 4,8 mm.

O novo Padrão Brasileiro vem sendo implantado gradativamente desde 2007 com o objetivo de aumentar a segurança das instalações elétricas e dos usuários. No início do ano, venceu o prazo para que o comércio varejista deixasse de vender, de maneira avulsa, plugues e tomadas do modelo antigo.

O problema do antigo formato é que no momento do encaixe do plugue na tomada, o usuário entrava em contato com os pinos do plugue, que estão em contato com a parte energizada da tomada, o que acarretava o risco de choques elétricos.

Com a nova tomada padrão, os consumidores, principalmente as crianças, não correm mais o risco de choques elétricos, além de promover a adaptação de voltagens diferentes que existem, hoje, em nosso país e ajudar a combater o desperdício de energia.

Outro risco que existia é que, com a diversidade de tomadas, a incompatibilidade fazia com que o consumidor adotasse uma série de alternativas sem a menor segurança, como lixar o pino do plugue.

Mesmo com a mudança, o consumidor não precisa correr para trocar todas as tomadas de sua casa. A troca da tomada será feita à medida que ele julgar necessário, pois o plugue padrão de dois pinos é compatível com a tomada atual.

Outra funcionalidade do novo plugue é quanto ao aterramento, função exercida pelo chamado “terceiro pino”. Com isso, aquele pequeno fio da geladeira e de vários outros eletrodomésticos, que a grande maioria das pessoas nem sabe para o que serve, tornou-se desnecessário.

“Mas os consumidores precisam estar atentos, pois muitas pessoas estão utilizando adaptadores para encaixar os eletrodomésticos no novo padrão de tomada ou vice-versa sem se preocupar com o aterramento. É preciso lembrar que os adaptadores não fazem o aterramento, apenas permitem que os equipamentos funcionem”, alerta o coordenador da Assessoria de Segurança da Celpa, Cezar Damasceno.

De acordo com Cezar, o aterramento serve para proteger o usuário e os equipamentos de descargas atmosféricas, viabilizando um caminho alternativo das descargas para a terra. A ausência ou o aterramento feito de forma inadequada pode ocasionar a queima de equipamentos e até choque elétrico.

Em relação aos adaptadores, é importante que o usuário verifique a certificação do Inmetro. Os adaptadores podem ser utilizados como solução temporária até seja feito o devido aterramento da tomada.

Sobre a padronização – O processo de padronização foi iniciado há 10 anos e tornou-se obrigatório por meio de uma portaria do Inmetro publicada em 2000. Naquele ano foram estabelecidos diferentes prazos para que os vários segmentos da indústria adotem as novas regras a partir de janeiro de 2010, com todo o processo de conversão concluído, inclusive por parte do comércio, a partir de julho de 2011, quando os aparelhos elétricos e eletrônicos à venda terão que estar adaptados.

Fonte: Comunicação CELPA

1 comentário em “Novo padrão de plugues e tomadas começa a valer

  1. Nome (obrigatório) Responder

    Bom dia.

    Estou pesquisado maquinas de lavar roupas pra comprar e ontem sai pra ver os modelos
    e em algumas lojas e supermercados aqui em Campinas SP.

    Pelo que li e entendi, é que a partir de 1/julho /11 estaria proibida a comercialização de produtos
    no caso lava roupas com o antigo de plug de entrada.

    Porem o que existe pra comprar é apenas produtos com tomada de 2 pinos e o fio terra verde e amarelo pendurado preso a carcaça do equipamento. Alias esse sistema esta ainda em 99% da maquinas de lavar, ds fogões e das geladeiras e isso no em todos os estabelecimento que eu fui
    pesquisa preço.

    O Chato que mudei todo meu padrão elétrico de minha casa, com fio terra na tomadas de 3 pinos
    e agora tenho que compra uma máquina cujo terra tenho que fazer uma ” gambiarra” passando o
    jurássico fio verde para dentro da caixinha fazendo corte no espelho da tomada..etc!!

    A pergunta é: esse produtos ainda podem se vendidos? Qual data estará disponível produtos
    no novo padrão de 3 pinos?

    Antonio
    campinas sp

Deixe seu comentário

Posts relacionados