Agricultores familiares do assentamento Rio Gelado e vicinais do município de Novo Repartimento, no sudeste paraense, participaram de uma oficina de produção de substrato para cultivo de mudas e manejo para atividade cacaueira com técnicas de Sistemas Agroflorestais (SAFs). A capacitação ocorreu na última sexta-feira (11) e envolveu 29 produtores.
A ação foi promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade-IDEFLOR-Bio, em parceria com a Prefeitura Municipal de Novo Repartimento. As famílias beneficiadas foram previamente cadastradas junto ao IDEFLOR-Bio no Projeto de Sistemas Agroflorestais (Prosaf), que promove a recomposição florestal produtiva de áreas degradadas por meio do plantio de Sistemas Agroflorestais(SAFs), com o plantio de várias espécies florestais e frutíferas nativas da Amazônia.
A presidente do IDEFLOR-Bio, Karla Bengtson, destaca a importância do trabalho integrado com instituições estaduais e municipais com objetivo de fomentar a agricultura familiar e a recomposição florestal produtiva de áreas degradadas, contribuindo com a diminuição do passivo ambiental em propriedades familiares, por meio do plantio de sistemas agroflorestais
Os agricultores receberam orientações de plantio e manuseio em contato direto com a lavoura cacaueira e aprenderam sobre técnicas de manejo adequado de sementes em tubetes, preparo correto de substrato, a importância da boa drenagem do solo, espaçamento, e tamanho adequado de cova para plantio.