Para muitos, chegar à terceira idade é sinônimo de ociosidade e isolamento social. Mas, aquela velha imagem da vovó tricotando horas a fio em frente à televisão é coisa do passado. A agenda dos idosos que frequentam diariamente o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Rio Verde está sempre lotada, não há espaço para inatividade. Para essa turma, a melhor idade se traduz em interação, alegria e novas experiências.
Convivência saudável
Pensando em proporcionar melhor qualidade de vida e inclusão social aos idosos do município, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), oferece há cerca de sete anos o serviço de convivência para idosos acima de 60 anos, proporcionando a integração, motivação e o acesso a atividades físicas e culturais.
O CRAS Rio Verde (antigo Centro de Integração da Melhor Idade -CIMI) tem capacidade para atender a 150 usuários. Atualmente, 80 idosos frequentam assiduamente o espaço, que oferece, de terça à sexta-feira, atividades de dança, educação física, artesanato, teatro, orientações socioeducativas, além de acompanhamento psicossocial, nutricional e jurídico. A sexta-feira é o dia mais esperado, em que é realizado um animado forró com música ao vivo, no qual os idosos exibem um condicionamento físico de fazer inveja a muitos jovens.
Fortalecimento de vínculos
Para Odete Prates, 67 anos, desde que começou a freqüentar o CRAS sua rotina mudou. “Eu adoro vir para cá. Todo o serviço da casa fica para a parte da tarde, eu e meu marido não perdemos um só dia”, diz animada.
Segundo Suely Guilherme, coordenadora do CRAS Rio Verde, o espaço é um local de convivência e fortalecimento de vínculos familiares, que visa prevenir situações de risco e exclusão social. “O objetivo do serviço é incluir a pessoa desprovida, capacitá-la, e ainda promover a conscientização de seus direitos garantidos no Estatuto do Idoso”, explica.
A coordenadora esclarece que as recentes mudanças nos dias de atendimento do centro seguem as exigências do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). “Para se adequar à Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, todos os CRAS deverão oferecer atividades intergeracionais que contemplem idosos, crianças e adolescentes. Por conta disso, reduziu-se a apenas um dia de atividade, mas a atenção dispensada aos idosos e a qualidade dos serviços oferecidos continua a mesma”, informou Suely.
Inscrições abertas
A coordenadora informou ainda que as inscrições para o serviço de convivência para idosos continuam abertas. Os interessados deverão se dirigir ao CRAS Rio Verde, localizado na Rua 10 de maio, S/N, esquina com a Av. Minas Gerais, próximo à escola Paulo Fonteles.
Além das atividades lúdicas e acompanhamento psicossocial, o centro oferece também o serviço de emissão das carteiras de passe livre municipal e interestadual para idosos e passe livre municipal para deficientes. Os usuários que desejam obter o documento devem se dirigir tanto ao CRAS Rio Verde, quanto ao CRAS Altamira, situado na Rua Bartolomeu, Quadra Especial, Bairro Betânia, ou ainda ao CRAS do bairro Primavera, na Rua 04 nº 106.
Mais informações:
Semas: Rua E, 669, Cidade Nova – Fone: (94) 3346-8224/3346-8225
CRAS Rio Verde: Rua 10 de maio, S/N – Fone: (94) 3346-7266
ASCOM PMP
[ad code=3 align=center]
1 comentário em “O melhor da idade em um só lugar”
Os da boa idade são mesmo muito animados. A Creusinha tem muitas histórias pra contar dessa turma,na época que ela era a Sec de Ação Social até casamento entre eles aconteceu por lá.