Por Sirleany Pontes (*)
Parauapebas
Empregabilidade é um termo recente; que se refere à capacidade de adequação do profissional às novas necessidades e dinâmica de mercados de trabalho emergentes. Com o advento das novas tecnologias, globalização da produção, abertura de economias, internacionalização do capital e as constantes mudanças que vêm afetando o ambiente das organizações, surge a necessidade de adaptação a tais fatores por parte dos empresários e não obstante por parte de profissionais que almejam seu lugar no referido contexto.
A escassez de pessoal é razão para o êxodo que se faz um fenômeno historicamente necessário ao cumprimento das metas de crescimento da região sudeste do estado do Pará, acessada por estradas federais em péssimas condições – para reforçar. Contudo, se faz mais uma evidência de que o mercado de pessoas foi e é negligenciado em âmbito local, quanto a investimentos em sua formação. Os filhos da terra não são os donos das cadeiras disponíveis nesse rico contexto de negócios, mas sim os irmãos de outros estados e parceiros de outros países, pares que investem em educação e na profissionalização de seus filhos.
Para concluir, fato é que a região se faz carente de profissionais qualificados e demanda uma atitude de urgência! Nosso mercado está aberto e rico de oportunidades, requerendo investimentos, enquanto contamos com a migração de valores dos demais cantos do Brasil. Os projetos, contudo, não podem esperar; o crescimento é para logo, já que o mundo desenvolvido aguarda pelos insumos minerais de nossa região. O Brasil e o estado do Pará não tem como delongar providências e enquanto tomamos medidas paliativas, precisamos aperfeiçoar mais que as máquinas que operamos, necessitamos atribuir maior grau de empregabilidade as nossas pessoas.
=================== 0 ================ 0 ======================= 0 =====
(*) Sirleany de Souza Pontes é Psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas e Analista de Recursos Humanos Sênior na Strategic Advanced Serviços Avançados, com atuação no Pará e com experiência organizacional desde 2004, desenvolvendo processos de Recrutamento e Seleção, do nível básico ao estratégico, através do uso de consagradas ferramentas de captação.
1 comentário em “O mercado de trabalho na cidade que mais cresce no Pará”
Conciso e preciso este seu texto, Sirleany. Mais que política de estado, a educação é a mola propulsora do progresso. Precisamos desenvolver tecnologia, inteligência, investir em pesquisa e captar as mentes brilhantes para que elas sirvam aos interesses nacionais, para a produção de bens de maior valor agregado. Precisamos dar um salto da plataforma de meros extrativistas para ocupar espaço no alto das montanhas das quais ecoam o grito desenvolvimentista.