Imagine um placar que se movimenta ao ritmo de um cronômetro. No final da noite de sexta-feira, ele apontava 6.895.016.513: é o número de pessoas que vivem na Terra. Prestes a alcançar 7 bilhões (entre este ano e 2012), a cifra chama a atenção para a superpopulação mundial.
A estimativa acima é do Censo americano, segundo o qual a população chegará a 7 bilhões só em 2012. A equação: cinco pessoas nascem por segundo, enquanto outras duas morrem. O planeta tem 432 mil novos habitantes a cada 24 horas.
Para demógrafos que tentam precisar a identidade do bebê número 7 bilhões, seria um garoto indiano nascido no Estado de Uttar Pradesh em 31 de outubro. São o gênero, nacionalidade e data mais prováveis, considerando que a Índia tem a maior natalidade mundial, 27 milhões de bebês por ano. Mas quantas pessoas, afinal, podem viver na Terra? Sequer o especialista em população Joel Cohen, autor do livro Quantas Pessoas o mundo pode suportar, sabe.
– Escrevi o livro achando que responderia à questão. Descobri que esta pergunta é irrespondível no nosso nível de conhecimento atual – disse.
A resposta depende do uso que fazemos dos recursos naturais. Há comida suficiente no mundo para nos alimentar até em 2050, revelou um estudo recente de órgãos franceses. No mesmo estudo, uma conclusão – e alerta contra a desigualdade: os países ricos devem parar de consumir tanto.
Fonte: Zero Hora
[ad code=2 align=center]
2 comentários em “O planeta próximo dos 7 bilhões de habitantes”
veio Marx e disse: a renda tem que ficar concentrada nas mãos de poucos, pois é isso q acontece nos países socialistas! o comunismo já provou ser também ultrapassado.
Falácia da teoria malthusiana superada hoje pela teoria Marxista. O pastor Thomas Malthus apregoava que a pobreza era gerada em consequencia o crescimento populacional. Que o ritmo da producao de alimentos cresceria em em progressao aritimética -PA (2,4,6,8,10,12…) e a populacao em progressao geométrica – PG (2, 4, 8, 16, 32, 64…). Defendia Malthus para evitar o caos, uma solucao bem singular, a “restricao moral” que consistia entre outros : proibir casamento entre jovens, elevar o preco das mercadorias, reduzir salários e sobretudo abstinencia sexual. Mas isso (pasmem!) somente para os pobres (o pastor Malthus era egresso de família abastada). Veio o Marx e disse: calma lá companheiro! distribua melhor a renda, dee condicoes de vida digna à classe trabalhadora e haverá naturalmente equilíbrio populacional, pois é isso que ocorre nas sociedades desenvolvidas. Aí eu pergunto : um cidadao bem informado tem muitos filhos?… acho que nao! … mas a origem filosófica de Malthus…!!!