Obra vai aumentar capacidade de tratamento na ETA II em Parauapebas

Ação faz parte do Projeto de Revitalização do Igarapé Lajeado, executado 100% com recursos próprios, beneficiando cerca de 90 mil moradores
(Foto: Arquivo Prosap)

Continua depois da publicidade

Dentre os serviços fundamentais ligados ao saneamento básico, está o abastecimento de água. O acesso à água potável é um direito de todos e possui fundamental importância para saúde humana, assim, visando elevar a capacidade de tratamento de água potável no município, a prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), realiza obra de ampliação e melhoria na Estação de Tratamento de Água (ETA) II.

“Essa obra atenderá os Complexos Tropical e Altamira, e também os bairros Habitar Feliz I e II, Vale do Sol e uma parte do Cidade Jardim, beneficiando cerca de 90 mil moradores,” ressalta o engenheiro civil do Prosap, Mateus de Menezes.

ETA II

Localizada no bairro Bela Vista, entre os bairros Rio Verde e Liberdade, a ETA II faz divisa com a Floresta Nacional de Carajás e o Rio Parauapebas, local de onde é captada a água bruta para abastecer os reservatórios da estação de tratamento. Após sua captura, ela passa por sete tipos de tratamentos preliminares até chegar à casa dos moradores.

No local, o programa de saneamento já realizou também a movimentação de terra para executar o muro de contenção necessário à proteção das áreas residenciais; é contemplada, ainda, a etapa de urbanização e pavimentação asfáltica. A obra já está 35% concluída e, ao final, vai melhorar o abastecimento de água potável para, aproximadamente, 20 mil residências.

“Atualmente, neste trecho da obra, estamos realizando a contenção dos taludes, serviço de geotecnia, uma das especialidades da engenharia civil. O solo grampeado serve para conter esses taludes, etapa de grande responsabilidade estrutural e que compõe os trabalhos de ampliação da ETA II,” explica Fábio Felisberto, engenheiro civil do Prosap que também atua na obra. Ele complementa que, para além do serviço de contenção dos taludes, também está sendo executada a perfuração das estacas das paredes que da mesma forma receberão o grampeamento com o objetivo de garantir uma maior estabilidade no solo.

Booster

Na área da ETA II, o Prosap também está executando a obra do Booster, que consiste em um sistema de bombeamento compacto destinado a contribuir com a expansão da estação de tratamento.

“A obra do Booster trata-se da instalação de uma adutora de 1.400 metros de comprimento com diâmetro 700 milímetros. É uma obra de extrema necessidade para a realização da melhoria e ampliação da ETA II porque ela irá repotencializar a distribuição de água”, explica Mateus de Menezes.

Ela será concluída, juntamente, com a ampliação e melhoria na ETA II e vai ajudar a distribuir água de maneira mais regular aos bairros abrangidos.

Texto: Nara Moura