As obras para construção de duas novas pontes sobre o Rio Tocantins e para a implantação do projeto Tecnored de produção de ferro gusa movimentam a cidade de Marabá, no sudeste do Pará. Mais de 500 profissionais, além de fornecedores locais, foram contratados para executar a fase inicial dos dois projetos da Vale. Essa etapa envolve serviços preliminares, como supressão vegetal, drenagem e terraplanagem, antecedendo a etapa de construção civil dos empreendimentos.
Aterpa e Traterra foram as empresas contratadas pela Vale para a execução respectivamente dos serviços da ponte e do Tecnored. Ambos os projetos já atingiram o pico de profissionais e atividades previsto para esse primeiro pacote. No total, foram 400 pessoas empregadas nas obras da ponte e cerca de 140 contratadas pela Tecnored. A maior parte da mão de obra é de Marabá.
O paraense Jeferson da Silva, 33 anos, mora há 11 em Marabá e foi contratado pela Aterpa como operador de equipamentos das obras da ponte. Para o morador do bairro São Félix, participar do projeto é um momento inesquecível em sua história de vida. “Eu me sinto um privilegiado; vi como será a obra em um vídeo e meu coração ficou acelerado. Quando eu tiver meu neto, vou poder dizer para ele: ‘olha meu neto, eu fiz parte dessa história, eu trabalhei nessa obra’,” imagina ele.
Ele conta que fez todo processo pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine). “Me cadastrei antes da empresa chegar e logo depois fui chamado. Sinto também essa preocupação da empresa em abraçar as pessoas da comunidade, tem muitas pessoas que moram em Marabá e estão trabalhando na obra,” conta.
As atividades mobilizam também fornecedores locais: um total de cem contratos foram firmados com empresas do município. Entre os serviços prestados estão atividades como fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs), combustível, material de escritório, locação de veículos leves e pesados, alimentação, sinalização, vigilância, internet, limpeza e manutenção predial.
Com 24 anos no mercado e uma história ligada ao crescimento do sudeste do estado, a Sinacom, filiada à Associação Comercial de Marabá (ACIM), atende a Traterra com serviços de sinalização e aluguel de equipamentos. “Essa contratação local é importantíssima para a nossa empresa, é gratificante participar desse projeto, que será um marco mais ainda para o desenvolvimento da nossa região,” destaca o administrador Thyago Loyola. Instalada em Marabá e Parauapebas, a Sinacom fornece também para outras unidades da Vale e gera cerca de 80 empregos dentro da cadeia produtiva impulsionada pela atividade minerária.
Novos projetos
O projeto da nova ponte sobre o Rio Tocantins consiste na construção de duas novas pontes ao lado da estrutura rodoferroviária atual, cada uma com 2,3 km de extensão. Uma delas será exclusivamente rodoviária, a fim de desafogar o trânsito em Marabá e reforçar a ligação entre o sudeste do Pará e outros estados. A outra será ferroviária, contribuindo para ampliação da logística de transporte de minério e outras cargas.
Já o projeto paralelo envolve a construção da primeira planta comercial da tecnologia Tecnored, inovadora no mercado, que permitirá produzir a chamada gusa verde, a partir da substituição de carvão metalúrgico por biomassa, reduzindo assim as emissões de carbono, passo importante para descarbonização do setor de siderurgia.
3 comentários em “Obras da ponte sobre Rio Tocantins e implantação da Tecnored são realizadas em Marabá”
Muito importante a construção dessas duas ponte em maraba principalmente prá nós que moramos no bairro São Félix. E pra circulação de trem e a BR. Melhorar o trânsito. Em nossa região. Francisco chagas Silva
Queria muito trabalhar lá .. más nunca consegui motorista AD
QUAIS EMPRESAS, ESTÃO CONSTRUINDO?