Oficina promove conhecimento para melhoria da produção e venda de açaí em Canaã

Evento promovido pela EMATER e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural foi destinado aos agricultores e batedores de açaí.

Continua depois da publicidade

Cerca de 20 agricultores e batedores de açaí participaram de uma oficina sobre a melhoria na qualidade e a comercialização do fruto, na Usina da Paz de Canaã dos Carajás. O evento foi realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Cooperativa dos Produtores Rurais de Carajás (Cooper).

O técnico da Emater de Canaã, Matheus Sousa, ressaltou que a Prefeitura de Canaã investe há 6 anos na produção de açaí no município, mas apesar do crescimento dessa cultura, ainda é necessário melhorar a qualidade do açaí, sobretudo o produto a polpa entregue pelos batedores aos clientes. “Essa oficina teve como objetivo nivelar a qualidade do açaí vendido em Canaã, levando informações novas tanto para os produtores quanto aos batedores”, disse Matheus.

O ministrante da oficina, Raimundo Alves Rocha, é formado em química industrial pela UFPA, com especialização em Tecnologia de Alimentos e Agroindústria. “Açaí é uma fruta que está em grande expansão. O consumo a nível nacional e até a exportação tem aumentado muito, ano a ano. É um mercado que demanda uma quantidade grande do fruto, por isso, tudo o que se produz, se vende”, pontuou Raimundo. Para ele, o investimento no cultivo do açaí, tem um bom retorno, devido ao aumento do consumo em todo o país. “Posso dizer que é a fruta amazônica, que mais gera lucro ao agricultor”, observou.

Os participantes da oficina também puderem participar do processamento do fruto na cozinha da Usina da Paz. Eles também visitaram uma das plantações de açaí em Canaã dos Carajás.

Capacitação

Para Raimundo, é fundamental que haja investimento do poder público, oferecendo apoio técnico, orientação aos agricultores e acesso a sementes de qualidade. “É preciso que o produtor receba orientação sobre como produzir de forma correta. A região sudeste do Pará é diferente. A produção tem que ser irrigada, adubada, com orientação e financiamento para se desenvolver muito”, explicou.

A Cooperativa dos Produtores Rurais de Carajás (Cooper), que tem sede em Parauapebas e filiais em Marabá e Xinguara, tem investido em parcerias como as prefeituras para ampliar o comércio de açaí, fornecendo a polpa da fruta à merenda escolar e aos supermercados.

O produtor rural, Sebastião dos Santos, conhecido como Sebastião do Caroço, tem 4 mil pés de açaí. A plantação, que começou há 7 anos, está localizada na VS 52, a 7 km do centro de Canaã. “Eu gostei muito da reunião. Aprendi algumas coisas e até o preço do açaí foi falado pelo “homem”. E fiquei conhecendo mais o pessoal que planta o açaí aqui na cidade”, comentou o produtor.

Carlos Alberto de Castro, que é batedor de açaí em um box na feirinha, ficou empolgado com a oficina. “É muito importante trocar informação. Às vezes um sabe mais que os outros e isso me ajudou bastante. Investir na plantação do açaí também significa conservar a natureza”.