Entre 18 e 22 deste mês será realizada em Parauapebas oficina para implantação do programa de conscientização e prevenção à DST (doenças sexualmente transmissíveis) e Aids. O evento ocorrerá em cinco escolas municipais.
A ação será realizada pela SESPA e pela Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e de Direitos Humanos (SEJUDH) e secretarias de saúde e educação de Parauapebas. Atividades similares já aconteceram em 25 escolas de Marabá, durante abril passado.
Entre os objetivos da oficina constam a realização de ações de promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens articulando os setores de saúde e de educação; redução da infecção pelo HIV/DST e os índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência, na população de 10 a 24 anos; fomento a participação dos jovens nos espaços de formulação e execução de políticas publicas de prevenção das DST/Aids e do uso nocivo de drogas; apoio as diferentes iniciativas que trabalham com promoção da saúde e prevenção nas escolas e a instituição da cultura da prevenção nas escolas e entorno.
A SESPA, por meio da Coordenação Estadual de DST e Aids, programa outras ações específicas para junho: Dia Internacional da Prostituta, no dia dois, e Dia dos Namorados, no dia 12.