O ônibus da Associação dos Estudantes Universitários de Canaã dos Carajás (AEUCC) que no momento realizava o transporte de quarenta acadêmicos de Canaã, sofreu uma tentativa de assalto por volta das 23hs da noite desta quarta-feira (06). O veículo havia saído do município de Parauapebas onde os jovens cursam faculdade, no retorno para Canaã, nas proximidades da Vila Planalto, também conhecida como Vila 45, quando, na tentativa obrigar o motorista a interromper a viagem, o veículo começou a ser apedrejado por pessoas que estavam escondidas em meio a escuridão prontos para anunciar o assalto.
Uma universitária que estava sentada ao lado da janela, por pouco não foi atingida por uma pedra, no momento, ela havia abaixado para pegar o celular quando o objeto foi arremessado para o interior do ônibus. A acadêmica de administração, que prefere não ter o nome revelado, foi atingida por estilhaços que ficaram espalhados por todos os lados, como relatou o presidente da AEUCC, Diego Araújo. “Nós estávamos retornando para Canaã quando fomos surpreendidos por uma pedra que estourou o vidro do lado esquerdo do ônibus.
OS alunos entraram em pânico. Eu acredito que essa pedra foi uma tentativa de parar o ônibus para assalto, uma vez que, horas antes aconteceram situações parecidas com outros motoristas. A aluna que estava do lado do vidro abaixou para ver o celular, foi a hora que jogaram a pedra, se ela não tivesse abaixado ela teria sido atingida”.
Um vídeo foi gravado no interior do ônibus minutos após o crime. Nele, é possível ver o desespero dos estudantes que reclamam da insegurança.
A estudante foi encaminhada em estado de choque para um hospital particular de Canaã e passa bem. “A aluna ficou em observação em estado de choque, mas por sorte, ninguém se feriu”, concluiu o presidente.
Na manhã desta quinta-feira (07), Diego Araújo procurou a delegacia de Polícia Civil para registrar o boletim de ocorrência. Ninguém conseguiu identificar os autores que fugiram logo após o ataque.
Outro ataque
Na mesma noite, por volta das 19hs, os passageiros de uma Van que saia de Parauapebas com destino a Canaã foram assaltados e tiveram seus pertences pessoais levados.
Um dos assaltantes se passou por passageiro e embarcou no terminal rodoviário, quando o segundo subiu um pouco mais a frente.
Com armas de fogo em mãos, a dupla anunciou o assalto deixando em pânico todos os passageiros. Para intimidar, um dos assaltantes disparou um tiro contra o teto da van e de forma agressiva, começaram a recolher todos os objetos pessoais como, joias, celulares e dinheiro, dos ocupantes do veículo.
Os assaltantes ainda obrigaram o motorista a mudar a rota entrando em uma estrada vicinal com o objetivo de facilitar a fuga.
Algumas vítimas, que ao notarem a ação, conseguiram esconder seus celulares, dessa forma, conseguiram acionar a Polícia Militar.