A Operação “Enem 2021”, para garantir segurança aos candidatos e ao processo seletivo, conta com o apoio de mais de 5 mil agentes de Segurança Pública no Pará. O trabalho começou logo cedo, às 6h deste domingo (21), com a logística para a escolta dos malotes com as provas para o primeiro dia de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A Operação “Enem 2021” é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A escolta dos malotes foi feita para os 742 locais de aplicação, distribuídos em 77 municípios paraenses.
A escolta foi executada pela Polícia Militar, envolvendo 121 viaturas e 363 agentes, que deram apoio aos Correios, responsável pelo transporte. Até às 9h30, 80% dos malotes já haviam sido entregues. A previsão de término era às 11h.
As informações acerca dos transportes das provas, bem como, o início e finalização da mesma são repassadas ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, no Distrito Federal (DF), por meio do Sistema Córtex. Segundo a Segup, por volta das 6h, a região dos municípios de Cametá, Breves, Portel, Curralinho, Bagre, Limoeiro do Ajuru e Melgaço havia sofrido com um apagão, mas teve a energia elétrica restabelecida.
Equipes da Eletronorte e Equatorial identificaram a pane que acometeu a linha de transmissão entre os municípios de Tucuruí e Cametá. O governo do estado disponibilizou uma aeronave da sua frota para transporte de parte da equipe até o local.
Integração: A operação “Enem 2021” envolve, de forma integrada, os Correios, Exército, Polícias Civil e Militar, Grupamento Aéreo e Fluvial, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), guardas municipais, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Equatorial (concessionária de energia elétrica) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que coordena o certame, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que o executa em nível estadual.
Regionais: De acordo com a Segup, os Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR) nos municípios de Marabá, Capanema, Castanhal, Soure, Breves, Paragominas, Tucuruí, Redenção, São Félix Xingu, Santarém, Itaituba, Abaetetuba e Altamira estão trabalhando no monitoramento para garantir a segurança do certame. As unidades são coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que abrange, também, toda a Região Metropolitana de Belém (RMB).
Tina DeBord- com informações da Segup
Foto: Divulgação Segup